Trabalhos de Conclusão de Curso de Especialização: Recent submissions
Itens para a visualização no momento 21-40 of 198
-
Paisagem acústica: comparação de biodiversidade entre ambientes de restinga na Região dos Lagos/RJ
(IFRJ - CAMPUS ARRAIAL DO CABO, 2019)A Ecologia Acústica emerge como uma nova ciência que estuda os padrões e efeitos sonoros de um ambiente, através da análise da paisagem acústica, sendo composta por três fontes básicas: biofonia (sons de origem biológica), ... -
O cadastro ambiental rural na paisagem fragmentada da microbacia do Rio Una: uma ferramenta para conectividade e conservação da Mata Atlântica
(IFRJ - CAMPUS ARRAIAL DO CABO, 2018)As interferências antrópicas na paisagem convertem extensas e contínuas áreas com cobertura florestal em fragmentos florestais, levando ao isolamento e degradação dos habitats naturais. Levantamentos existentes apontam que ... -
Análise de dados em Excel para aprimorar habilidades analíticas e decisórias em Engenharia
(IFRJ - CAMPUS ARRAIAL DO CABO, 2024)Este estudo teve como propósito desenvolver e empregar uma planilha eletrônica concebida para fins educacionais e práticos na indústria, destinada a auxiliar no tratamento de dados e na tomada de decisões tanto em ambientes ... -
Diálogos entre Vale do Nilo e Vale do Silício: tecnologias, ancestralidade e a Lei 10.639/03
(IFRJ - CAMPUS ARRAIAL DO CABO, 2024)No ano passado, em 2023, a Lei Federal 10.639/03 completou 20 anos da sua promulgação sem, no entanto, ser devidamente implementada. Associado a este fato, sabemos que um povo que não conhece sua história é um povo ... -
Estudo sobre a distribuição da população de Heleobia australis (d’Orbigny, 1835) (Gastropoda: Hydrobiidae) em praias na Baía de Sepetiba, Rio de Janeiro - RJ
(IFRJ - CAMPUS ARRAIAL DO CABO, 2018)O presente trabalho objetivou estudar sobre a distribuição da população do gastrópode Heleobia australis em quatro praias na região da Baía de Sepetiba, bem como buscar as respostas sobre os fatores que ocasionam a ... -
Conflitos socioambientais em Arraial do Cabo-RJ: jogo educativo como metodologia em Educação Ambiental
(IFRJ - CAMPUS ARRAIAL DO CABO, 2018)O presente trabalho de pesquisa objetivou analisar os diversos conflitos socioambientais identificados, no município de Arraial do Cabo, por diferentes atores representantes de órgãos públicos, privados e sociedade civil ... -
Influência da ressurgência sobre o potencial turístico dentro do contexto socioeconômico no município de Arraial do Cabo / RJ
(IFRJ - CAMPUS ARRAIAL DO CABO, 2018)O município de Arraial do Cabo, localizado na Zona Costeira do Estado do Rio de Janeiro, onde está a Reserva Extrativista Marinha (RESEX-Mar AC, criada em 1997), é privilegiado pelo fenômeno da ressurgência. Este fenômeno ... -
Análise ecológica preliminar para fins de restauração de uma área degradada, colonizada por Casuarina equisetifolia L.
(IFRJ - CAMPUS ARRAIAL DO CABO, 2018)Um dos maiores desafios da comunidade científica no ramo da botânica, tem sido, desenvolver métodos para a recuperação florestal deste ecossistema in situ, uma vez que este ambiente por questões ecológicas, tem enorme ... -
Turismo e conflitos em unidades de conservação: um estudo da percepção ambiental sobre as Prainhas do Pontal do Atalaia em Arraial do Cabo - RJ
(IFRJ - CAMPUS ARRAIAL DO CABO, 2019)Ultimamente tem sido crescente a busca pelo turismo de sol e mar em todo o litoral brasileiro. Muitas cidades, receptoras desse turismo, não tem suporte para receber o turismo de massa, que é caracterizado por ser ... -
Docentes negras: construindo caminhos para uma educação antirracista por meio das tecnologias digitais
(IFRJ - CAMPUS ARRAIAL DO CABO, 2022)Este trabalho tem como objetivo analisar as experiências realizadas durante o ensino remoto, por meio das tecnologias digitais, para fomentar a educação antirracista durante o contexto pandêmico, assim como as trajetórias ... -
A utilização do jogo Kahoot no ensino de geografia
(IFRJ - CAMPUS ARRAIAL DO CABO, 2019)O presente trabalho trata da inserção da tecnologia no ensino de Geografia com a utilização do jogo digital considerando o processo de gamificação, entendido como estratégia de ensino baseado nos elementos de um jogo ... -
Memórias complexas: um jogo como recurso didático pedagógico para ensino de matemática
(IFRJ - CAMPUS ARRAIAL DO CABO, 2019)O uso de novas formas de aprendizagens se torna necessário devido ao avanço das tecnologias digitais, principalmente, no ensino, pois se verificou que essas tecnologias já fazem parte do cotidiano dos discentes. Com base ... -
A importância do planejamento das TICs no ensino da Matemática: o plano de aula como instrumento para a aprendizagem significativa
(IFRJ - CAMPUS ARRAIAL DO CABO, 2019)Este trabalho visa contribuir acerca das reflexões sobre a importância do planejamento das tecnologias de informação no plano de aula do ensino da Matemática através de uma aprendizagem que traga significado para o aprendiz. ... -
CEJA e NEJA em debate: sobre limites e possibilidades para o ensino de história no contexto digital
(IFRJ - CAMPUS ARRAIAL DO CABO, 2019)As novas tecnologias da informação e comunicação (TDICs) têm se constituído como ferramentas potencializadoras de mudanças nas dinâmicas de interações socioculturais e econômicas. A partir disso a sociedade se baseia em ... -
O jogo eletrônico como ferramenta de ensino-aprendizagem em práticas pedagógicas de língua inglesa
(IFRJ - CAMPUS ARRAIAL DO CABO, 2019)A fim de contribuir com as discussões acerca do uso de jogos aplicados à educação e do ensino de Inglês como Língua Estrangeira (English as a Foreign Language – EFL), o presente trabalho propõe a análise de jogos digitais ... -
Os anéis olímpicos no ensino de educação física: uma proposta de produto educacional digital
(IFRJ - CAMPUS ARRAIAL DO CABO, 2019)Este trabalho de conclusão de especialização, realizado no formato de artigo, versa sobre tecnologias da informação e comunicação na Educação Física. O seu objetivo geral foi elaborar um produto educacional digital e ... -
O professor e as tecnologias digitais em sala de aula: dificuldades e incertezas
(IFRJ - CAMPUS ARRAIAL DO CABO, 2019)A era da evolução tecnológica está em evidência nos dias atuais e sua influência está cada vez mais presente em nossas vidas. O ambiente educacional como outros, também, sofreu modificações advindas dessa era digital e, ... -
Potencialidades educacionais do ciberespaço: uma reflexão sobre a utilização das redes sociais virtuais em práticas de ensino
(IFRJ - CAMPUS ARRAIAL DO CABO, 2019)O objetivo deste trabalho foi refletir como as ferramentas digitais de três redes sociais virtuais, Youtube,Facebook, WhatsApp, podem favorecer práticas de ensino, em um processo que se inicia no espaço e no tempo da ... -
O Ambiente Virtual de Aprendizagem Google Sala de Aula e o resgate do “dever de casa” na educação básica através do uso do smartphone.
(IFRJ - CAMPUS ARRAIAL DO CABO, 2021)O destaque nesta pesquisa é o dever de casa, uma atividade pedagógica de grande importância para o desenvolvimento escolar. Além disso, as tecnologias digitais, em especial o smartphone, pode contribuir com o resgate ... -
Gamificação como ferramenta tecnológica pedagógica para melhoria da aprendizagem na educação infantil
(IFRJ - CAMPUS ARRAIAL DO CABO, 2021)Este trabalho buscou realizar uma análise sobre a adoção de recursos de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), em especial, a Gamificação no âmbito da Educação Infantil para crianças de 3 a 5 anos, sua viabilidade ...