• português (Brasil)
    • English
    • español
  • English 
    • português (Brasil)
    • English
    • español
  • Login
Search 
  •   DSpace Home
  • Trabalhos de Conclusão de Cursos
  • Search
  •   DSpace Home
  • Trabalhos de Conclusão de Cursos
  • Search
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

Search

Show Advanced FiltersHide Advanced Filters

Filters

Use filters to refine the search results.

Now showing items 1-9 of 9

  • Sort Options:
  • Relevance
  • Title Asc
  • Title Desc
  • Issue Date Asc
  • Issue Date Desc
  • Results Per Page:
  • 5
  • 10
  • 20
  • 40
  • 60
  • 80
  • 100
Thumbnail

A química verde na formação de professores: um estudo sobre as disciplinas de química e o PCK dos docentes do curso de licenciatura em química do IFRJ campus Duque de Caxias 

Lopes, Jose Victor Pereira (2023-07-13)
A Química Verde (QV) é uma área da Química que surge devido a necessidade de propostas de novas rotas reacionais menos agressivas ao ecossistema. O recente campo de ensino em QV se origina de modo a colaborar com a ...
Thumbnail

Justiça ambiental e abordagens CTS: um diálogo possível: proposta de sequência didática para o ensino de química 

Ferreira, Erica Maia (2023-07-11)
O movimento por justiça ambiental busca promover a divisão igualitária dos danos ambientais, é importante que a temática seja discutida na educação básica. No entanto, analisando as publicações em revistas e eventos ...
Thumbnail

O uso de Mapas Conceituais como uma estratégia de aprendizagem para o ensino de Química 

Mattos, Camila Silva (IFRJ - Campus Duque de Caxias, 2023-07-07)
O cenário brasileiro ainda apresenta algumas dificuldades em relação ao ensino da Química no ensino médio. Melhorar os resultados educacionais exigirá esforços em muitas frentes, mas uma premissa central deste trabalho ...
Thumbnail

Racismo, ensino superior e formação de professores: considerações sobre ciência e negritude 

Souza, Julio Cesar Rodrigues de (2021-02-21)
O presente trabalho analisa as implicações raciais na percepção sobre ciência e representatividade dos alunos do curso de Licenciatura em Química no Instituto Federal de Ciência e Tecnologia (Duque de Caxias-RJ), na ...
Thumbnail

Ensino híbrido como abordagem metodológica para alunos do século XXI: o SWAY como recurso didático na formação inicial de professores. 

Braga, Rafaella Marinho (IFRJ, Campus Duque de Caxias, 2021-01-29)
Os alunos do século XXI se relacionam com as tecnologias digitais de modo natural, por serem nativos de uma sociedade em que recursos digitais estão amplamente difundidos. Por essa razão, a utilização de tecnologias ...
Thumbnail

Abordagens da educação sobre drogas nos livros didáticos no olhar da química orgânica. 

Carvalho, Evelyn Leal de (IFRJ, Campus Duque de Caxias, 2021-06-21)
As drogas sempre estiveram presentes na vida humana sendo utilizadas de modo médico, religioso e gregário. A sociedade contemporânea modificou seu sentido e significados devido a movimentos políticos internacionais que ...
Thumbnail

Análise da acessibilidade nos Museus e Centro de Ciências do Estado Do Rio de Janeiro. 

Alves, Gleyce dos Santos (IFRJ, Campus Duque de Caxias, 2021-10-08)
Este trabalho tem como foco analisar uma amostra dentre os museus e centros de ciências do Estado do Rio de Janeiro, sobre a acessibilidade e recursos necessários à superação de barreiras visando uma maior inclusão dos ...
Thumbnail

Ensino de Química e afetividade: o impacto das relações construídas no contexto educacional. 

Andrade, Letícia Sant'Anna (IFRJ, Campus Duque de Caxias, 2021-06-21)
A afetividade no ensino é uma temática pouco discutida apesar de sua grande relevância. Foi justamente por uma análise de fatores durante a minha formação acadêmica, tais como as vivências do Estágio Curricular I e da ...
Thumbnail

Experimentação problematizadora no ensino de química: uma proposta de material didático para professores. 

Santos, Danilo Minto dos (IFRJ, Campus Duque de Caxias, 2021-06-17)
Para o ensino de Química as atividades experimentais são de grande importância como recurso didático para construir conceitos científicos, principalmente quando ao lado delas há a mediação do professor para desenvolver ...

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Contact Us | Send Feedback
Theme by 
Atmire NV
 

 

Browse

All of DSpaceCommunities & CollectionsBy Issue DateAuthorsTitlesSubjectsThis CommunityBy Issue DateAuthorsTitlesSubjects

My Account

LoginRegister

Discover

AuthorAlves, Gleyce dos Santos (1)Andrade, Letícia Sant'Anna (1)Braga, Rafaella Marinho (1)Carvalho, Evelyn Leal de (1)Ferreira, Erica Maia (1)Lopes, Jose Victor Pereira (1)Mattos, Camila Silva (1)Santos, Danilo Minto dos (1)Souza, Julio Cesar Rodrigues de (1)Subject
Licenciatura em Química - Campus Duque de Caxias (9)
Química - Estudo e ensino (3)Abordagem - ciência - tecnologia - sociedade (1)Ausubel, David Paul, 1918- (1)Ciência (1)Ensino de química - Experimentação (1)Ensino híbrido - Química (1)Ensino superior - formação de professores (1)Justiça ambienta - tabela periódica dos elementos químicos (1)Mapas Conceituais (1)... View MoreDate Issued2021 (6)2023 (3)Has File(s)Yes (9)

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Contact Us | Send Feedback
Theme by 
Atmire NV