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dc.date.accessioned2024-08-29T17:22:29Z
dc.date.available2024-08-29T17:22:29Z
dc.date.issued2019-12-12
dc.identifier.citationFREITAS, Fernanda de Jesus dos Santos. Análise das políticas de currículo para o Ensino de Ciências da Natureza na formação inicial de professores do curso de Ensino médio, modalidade normal. 64f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química), Instituto Federal do Rio de Janeiro, Duque de Caxias, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/20.500.12083/1020
dc.description.abstractDo ensino jesuíta ao curso normal nível médio, a formação de professores para as séries iniciais passou por diversas modificações. Atualmente, a preferência do nível superior para professores das séries iniciais ameaça sua sobrevivência. No entanto, o curso normal nível médio permanece formando profissionais habilitados para atuar na educação, além de oferecer formação semelhante ao Ensino Médio que permite ao egresso seguir outras carreiras. O Ensino de Ciências da Natureza, assim como as demais áreas do conhecimento presentes no Ensino Médio, visa contribuir para este fim. Entretanto, questiona-se como o ensino das disciplinas desta área, oferecidas nessa modalidade contribuem para a formação do (a) normalista e para suas escolhas acadêmicas e profissionais pós Ensino Médio. Dessa forma, esse trabalho tem como objetivo analisar o Ensino de Ciências da Natureza no curso de Formação de Professores para as séries iniciais, na modalidade Normal Nível Médio. Fundamentando-se nos estudos de Alice Casemiro Lopes, Elizabeth Fernandes de Macedo e Tomaz Tadeu da Silva, no que se refere à construção do currículo e de que forma este influencia a sociedade, este trabalho propõe a análise das políticas de currículo destinadas ao Ensino de Ciências da Natureza para esta modalidade de ensino, investigando como se dá a construção do currículo e de que forma este é influenciado pelos objetivos do Estado, comparando os currículos destinados ao Curso Normal de Nível Médio e ao Ensino Médio na modalidade regular; analisando como esta modalidade de ensino é afetada pelas diretrizes da Base Nacional Curricular Comum (BNCC) e Reforma do Ensino Médio (as mais recentes propostas curriculares) e observando como o currículo de Ciências da Natureza se relaciona com os conteúdos a serem lecionados pelos professores em formação na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino fundamental. A análise dos documentos selecionados se dará de forma qualitativa, com base nos pilares da Análise de Conteúdo definidos por Bardin (2016). Os resultados obtidos permitem concluir que a ambiguidade inserida no Ensino Médio na modalidade Normal não é atendida pelos currículos do curso. Dessa forma, tanto a formação específica para o magistério dos anos iniciais do Ensino Fundamental quanto a formação geral referente ao Ensino Médio sofrem uma defasagem sendo ineficiente e incompleta nos dois aspectos da formação.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherIFRJ, Campus Duque de Caxiaspt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectEducação - Política curricularpt_BR
dc.subjectEnsino de Ciências - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectEnsino médio - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectLicenciatura em química - Campus Duque de Caxias.pt_BR
dc.titleAnálise das políticas de currículo para o Ensino de Ciências da Natureza na formação inicial de professores do curso de Ensino médio, modalidade normal.pt_BR
dc.contributor.authorFreitas, Fernanda de Jesus dos Santos
dc.typeTCCpt_BR


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