dc.date.accessioned | 2024-08-29T17:22:29Z | |
dc.date.available | 2024-08-29T17:22:29Z | |
dc.date.issued | 2019-12-12 | |
dc.identifier.citation | FREITAS, Fernanda de Jesus dos Santos. Análise das políticas de currículo para o Ensino de Ciências da Natureza na formação inicial de professores do curso de Ensino médio, modalidade normal. 64f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química), Instituto Federal do Rio de Janeiro, Duque de Caxias, 2019. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/20.500.12083/1020 | |
dc.description.abstract | Do ensino jesuíta ao curso normal nível médio, a formação de professores para as
séries iniciais passou por diversas modificações. Atualmente, a preferência do nível
superior para professores das séries iniciais ameaça sua sobrevivência. No entanto,
o curso normal nível médio permanece formando profissionais habilitados para atuar
na educação, além de oferecer formação semelhante ao Ensino Médio que permite
ao egresso seguir outras carreiras. O Ensino de Ciências da Natureza, assim como
as demais áreas do conhecimento presentes no Ensino Médio, visa contribuir para
este fim. Entretanto, questiona-se como o ensino das disciplinas desta área,
oferecidas nessa modalidade contribuem para a formação do (a) normalista e para
suas escolhas acadêmicas e profissionais pós Ensino Médio. Dessa forma, esse
trabalho tem como objetivo analisar o Ensino de Ciências da Natureza no curso de
Formação de Professores para as séries iniciais, na modalidade Normal Nível Médio.
Fundamentando-se nos estudos de Alice Casemiro Lopes, Elizabeth Fernandes de
Macedo e Tomaz Tadeu da Silva, no que se refere à construção do currículo e de
que forma este influencia a sociedade, este trabalho propõe a análise das políticas
de currículo destinadas ao Ensino de Ciências da Natureza para esta modalidade de
ensino, investigando como se dá a construção do currículo e de que forma este é
influenciado pelos objetivos do Estado, comparando os currículos destinados ao
Curso Normal de Nível Médio e ao Ensino Médio na modalidade regular; analisando
como esta modalidade de ensino é afetada pelas diretrizes da Base Nacional
Curricular Comum (BNCC) e Reforma do Ensino Médio (as mais recentes propostas
curriculares) e observando como o currículo de Ciências da Natureza se relaciona
com os conteúdos a serem lecionados pelos professores em formação na Educação
Infantil e nos anos iniciais do Ensino fundamental. A análise dos documentos
selecionados se dará de forma qualitativa, com base nos pilares da Análise de
Conteúdo definidos por Bardin (2016). Os resultados obtidos permitem concluir que
a ambiguidade inserida no Ensino Médio na modalidade Normal não é atendida
pelos currículos do curso. Dessa forma, tanto a formação específica para o
magistério dos anos iniciais do Ensino Fundamental quanto a formação geral
referente ao Ensino Médio sofrem uma defasagem sendo ineficiente e incompleta
nos dois aspectos da formação. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | IFRJ, Campus Duque de Caxias | pt_BR |
dc.subject | Formação de professores | pt_BR |
dc.subject | Educação - Política curricular | pt_BR |
dc.subject | Ensino de Ciências - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Ensino médio - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Licenciatura em química - Campus Duque de Caxias. | pt_BR |
dc.title | Análise das políticas de currículo para o Ensino de Ciências da Natureza na formação inicial de professores do curso de Ensino médio, modalidade normal. | pt_BR |
dc.contributor.author | Freitas, Fernanda de Jesus dos Santos | |
dc.type | TCC | pt_BR |