Análise das políticas de currículo para o Ensino de Ciências da Natureza na formação inicial de professores do curso de Ensino médio, modalidade normal.
Fecha
2019-12-12Autor
Freitas, Fernanda de Jesus dos Santos
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Do ensino jesuíta ao curso normal nível médio, a formação de professores para as
séries iniciais passou por diversas modificações. Atualmente, a preferência do nível
superior para professores das séries iniciais ameaça sua sobrevivência. No entanto,
o curso normal nível médio permanece formando profissionais habilitados para atuar
na educação, além de oferecer formação semelhante ao Ensino Médio que permite
ao egresso seguir outras carreiras. O Ensino de Ciências da Natureza, assim como
as demais áreas do conhecimento presentes no Ensino Médio, visa contribuir para
este fim. Entretanto, questiona-se como o ensino das disciplinas desta área,
oferecidas nessa modalidade contribuem para a formação do (a) normalista e para
suas escolhas acadêmicas e profissionais pós Ensino Médio. Dessa forma, esse
trabalho tem como objetivo analisar o Ensino de Ciências da Natureza no curso de
Formação de Professores para as séries iniciais, na modalidade Normal Nível Médio.
Fundamentando-se nos estudos de Alice Casemiro Lopes, Elizabeth Fernandes de
Macedo e Tomaz Tadeu da Silva, no que se refere à construção do currículo e de
que forma este influencia a sociedade, este trabalho propõe a análise das políticas
de currículo destinadas ao Ensino de Ciências da Natureza para esta modalidade de
ensino, investigando como se dá a construção do currículo e de que forma este é
influenciado pelos objetivos do Estado, comparando os currículos destinados ao
Curso Normal de Nível Médio e ao Ensino Médio na modalidade regular; analisando
como esta modalidade de ensino é afetada pelas diretrizes da Base Nacional
Curricular Comum (BNCC) e Reforma do Ensino Médio (as mais recentes propostas
curriculares) e observando como o currículo de Ciências da Natureza se relaciona
com os conteúdos a serem lecionados pelos professores em formação na Educação
Infantil e nos anos iniciais do Ensino fundamental. A análise dos documentos
selecionados se dará de forma qualitativa, com base nos pilares da Análise de
Conteúdo definidos por Bardin (2016). Os resultados obtidos permitem concluir que
a ambiguidade inserida no Ensino Médio na modalidade Normal não é atendida
pelos currículos do curso. Dessa forma, tanto a formação específica para o
magistério dos anos iniciais do Ensino Fundamental quanto a formação geral
referente ao Ensino Médio sofrem uma defasagem sendo ineficiente e incompleta
nos dois aspectos da formação.
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