• português (Brasil)
    • English
    • español
  • português (Brasil) 
    • português (Brasil)
    • English
    • español
  • Entrar
Ver item 
  •   Página inicial
  • Trabalhos de Conclusão de Cursos
  • Trabalhos de Conclusão de Estágio de Cursos Técnicos
  • Ciências Exatas e da Terra
  • Ver item
  •   Página inicial
  • Trabalhos de Conclusão de Cursos
  • Trabalhos de Conclusão de Estágio de Cursos Técnicos
  • Ciências Exatas e da Terra
  • Ver item
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

Estudos de caso aplicados ao ensino de química : guia didático destinado a professores do ensino médio

Thumbnail
Visualizar/Abrir
Brenda Silva dos Santos_TCC (10.14Mb)
Data
2021
Autor
Santos, Brenda Silva dos
Metadata
Mostrar registro completo
Resumo
Ainda é muito comum observar a distância da química da sala de aula e a química presente em situações recorrentes do dia a dia. Essa distância se forma através de aulas que visam somente a transmissão do conhecimento, das meras correlações sem sentidos, das metodologias baseadas em memorizações e toda e qualquer metodologia em que não discorre sobre nenhuma aplicabilidade no viver diário. Nessa perspectiva, o presente trabalho propõe a elaboração de um guia didático como material de apoio para professores de química do Ensino Médio, composto por cinco estudos de caso. O Guia Didático - Estudos de Caso Aplicados ao Ensino de Química foi elaborado baseado no método de Estudo de Caso, na perspectiva do ensino por investigação, colocando o aluno como o protagonista desse processo. Para a produção do guia, foram elaboradas diversas narrativas atreladas às atividades experimentais que perpassam as diretrizes educacionais vigentes do ensino médio, tendo como fonte de inspiração artigos científicos, reportagens, curiosidades e situações vivenciadas pela autora. Para auxílio do professor, o guia sugere orientações para a aplicação do conteúdo, bem como informações acerca de cada caso, como a fundamentação do caso, aplicação do caso, resolução do caso e a proposta de atividade experimental utilizando materiais alternativos. A avaliação do guia didático ocorreu por meio da análise de professores de química do Ensino Médio mediante o envio de questionário. Os professores foram selecionados de acordo com as áreas perpassadas pelo guia didático e o ambiente de atuação do profissional. Os resultados revelam que o guia didático é de grande aplicabilidade, pois é de fácil compreensão e aborda questões importantes no ensino de química, embora tenham sinalizado limitações para o tempo de realização das atividades contempladas pela metodologia ativa. Logo, conclui-se que as propostas de estudos de caso, bem como as problematizações realizadas, visando estabelecer conexão com o cotidiano dos alunos são apropriadas para o uso no Ensino Médio. Dessa forma, espera-se que o guia auxilie e incentive os docentes quanto ao uso de metodologias ativas ao passo em que também seja compreendida a importância da química e sua magnitude, pois através da possibilidade de propor e conceder soluções para uma problemática real desperta no aluno o interesse, compreendendo assim de forma mais contextualizada.
URI
https://hdl.handle.net/20.500.12083/695
Collections
  • Ciências Exatas e da Terra

Itens relacionados

Apresentado os itens relacionados pelo título, autor e assunto.

  • Kits experimentais de baixo custo para o ensino de química: uma proposta para escolas da rede pública. 

    Vieira, Camille Delfino (IFRJ - CAMPUS DUQUE DE CAXIAS, 2018)
    Tradicionalmente, a apresentação dos conceitos de química vem sendo feita de maneira abstrata e desvinculada da realidade dos estudantes, ocasionando um desinteresse em aprender. Educadores têm proposto diferentes ...
  • Análise das políticas de currículo para o Ensino de Ciências da Natureza na formação inicial de professores do curso de Ensino médio, modalidade normal. 

    Freitas, Fernanda de Jesus dos Santos (IFRJ, Campus Duque de Caxias, 2019-12-12)
    Do ensino jesuíta ao curso normal nível médio, a formação de professores para as séries iniciais passou por diversas modificações. Atualmente, a preferência do nível superior para professores das séries iniciais ameaça ...
  • Jogo digital interdisciplinar: matemática e educação ambiental: uma produção na plataforma Scratch 

    Santos, Julia André dos (IFRJ - CAMPUS ARRAIAL DO CABO, 2023)
    A proposta dessa pesquisa foi a criação de um jogo educativo digital utilizando os conceitos dos números inteiros associados com a temática da Educação Ambiental, para o Ensino Fundamental 2. Para análise do jogo, foi ...

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Entre em contato | Deixe sua opinião
Theme by 
Atmire NV
 

 

Navegar

Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntos

Minha conta

EntrarCadastro

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Entre em contato | Deixe sua opinião
Theme by 
Atmire NV