Estudos de caso aplicados ao ensino de química : guia didático destinado a professores do ensino médio
Resumo
Ainda é muito comum observar a distância da química da sala de aula e a
química presente em situações recorrentes do dia a dia. Essa distância se
forma através de aulas que visam somente a transmissão do
conhecimento, das meras correlações sem sentidos, das metodologias
baseadas em memorizações e toda e qualquer metodologia em que não
discorre sobre nenhuma aplicabilidade no viver diário. Nessa perspectiva,
o presente trabalho propõe a elaboração de um guia didático como
material de apoio para professores de química do Ensino Médio, composto
por cinco estudos de caso. O Guia Didático - Estudos de Caso Aplicados ao
Ensino de Química foi elaborado baseado no método de Estudo de Caso,
na perspectiva do ensino por investigação, colocando o aluno como o
protagonista desse processo. Para a produção do guia, foram elaboradas
diversas narrativas atreladas às atividades experimentais que perpassam
as diretrizes educacionais vigentes do ensino médio, tendo como fonte de
inspiração artigos científicos, reportagens, curiosidades e situações
vivenciadas pela autora. Para auxílio do professor, o guia sugere
orientações para a aplicação do conteúdo, bem como informações acerca
de cada caso, como a fundamentação do caso, aplicação do caso,
resolução do caso e a proposta de atividade experimental utilizando
materiais alternativos. A avaliação do guia didático ocorreu por meio da
análise de professores de química do Ensino Médio mediante o envio de
questionário. Os professores foram selecionados de acordo com as áreas
perpassadas pelo guia didático e o ambiente de atuação do profissional.
Os resultados revelam que o guia didático é de grande aplicabilidade, pois
é de fácil compreensão e aborda questões importantes no ensino de
química, embora tenham sinalizado limitações para o tempo de realização
das atividades contempladas pela metodologia ativa. Logo, conclui-se que
as propostas de estudos de caso, bem como as problematizações
realizadas, visando estabelecer conexão com o cotidiano dos alunos são
apropriadas para o uso no Ensino Médio. Dessa forma, espera-se que o
guia auxilie e incentive os docentes quanto ao uso de metodologias ativas
ao passo em que também seja compreendida a importância da química e
sua magnitude, pois através da possibilidade de propor e conceder
soluções para uma problemática real desperta no aluno o interesse,
compreendendo assim de forma mais contextualizada.
Collections
Itens relacionados
Apresentado os itens relacionados pelo título, autor e assunto.
-
Jogo digital interdisciplinar: matemática e educação ambiental: uma produção na plataforma Scratch
Santos, Julia André dos (IFRJ - CAMPUS ARRAIAL DO CABO, 2023)A proposta dessa pesquisa foi a criação de um jogo educativo digital utilizando os conceitos dos números inteiros associados com a temática da Educação Ambiental, para o Ensino Fundamental 2. Para análise do jogo, foi ... -
Análise do Ensino Remoto Emergencial na rede municipal de Araruama (RJ) sob a ótica de professores de Educação Física escolar
Farias, Breno Pereira; Costa Júnior, Edson Farret da (IFRJ, Campus Duque de CaxiaS, 2022)O ano de 2020 ficou marcado pelo início da pandemia de COVID-19. A principal estratégia adotada para mitigar seus efeitos foi o distanciamento social, medida que impossibilitou a execução do ensino presencial nas escolas. ... -
A aprendizagem no ensino de ciências na temática solo a partir da utilização da literatura infantil nos anos iniciais do ensino fundamental
Nunes, Márcia Regina de Moura; (IFRJ Campus Nilópolis, 2023)Nesta pesquisa propomos investigar a aprendizagem no Ensino de Ciências no conhecimento sobre a temática Solo e a utilização da Literatura Infantil como meio para promover associações interdisciplinares com os conhecimentos ...