Repositório do Instituto Federal do Rio de Janeiro: Recent submissions
Itens para a visualização no momento 201-220 of 699
-
Os mestres populares e as políticas públicas: fomento da transmissão oral junto a educação formal.
(IFRJ, Campus Duque de Caxias, 2018-12-14)O presente artigo tem como foco compreender as políticas públicas que possuem como pauta os saberes dos Mestres populares dentro das escolas. O objetivo deste estudo busca identificar possíveis políticas públicas que ... -
Percepções dos alunos do Ensino Médio do CIEP Cora Coralina sobre a quadra esportiva.
(IFRJ, Campus Duque de Caxias, 2018-06-29)O presente estudo surge baseado nas inquietações provocadas pela desmotivvação dos alunos com as aulas práticas de Educação Física Escolar. Considerando a quadra esportiva um dos elementos associados a essa questão, ... -
Educação Física e Musicalização: uma leitura sobre práticas pedagógicas na Educação Infantil
(IFRJ, Campus Duque de Caxias, 2019-12-20)Esta pesquisa buscou analisar se a inserção da musicalização nas aulas de Educação Física tem potencial para intensificar o desenvolvimento integral das crianças. Para isso, foi realizada uma pesquisa de cunho qualitativo, ... -
Lúdico e aprendizagem na Educação Infantil: Uma revisão sistemática das intervenções na escola.
(IFRJ, Campus Duque de Caxias, 2018-07-06)O presente trabalho trata-se de uma revisão sistemática da literatura nacional (artigos, dissertações e teses) dos últimos 5 anos, data da alteração da LDB pela Nº 12.796 (BRASIL, 2013), no intuito de identificar estudos ... -
A importância dos jogos populares nas aulas de Educação Física no 6°ano do ensino fundamental
(IFRJ, Campus Duque de Caxias, 2018-11-11)Os jogos populares são praticados no cotidiano da vida das pessoas. Muitas vezes é um conteúdo desenvolvido pelas aulas de educação física escolar, principalmente na educação infantil e no primeiro segmento do ensino ... -
Uma análise sobre os conteúdos de ensino da Educação Física.
(IFRJ, Campus Duque de Caxias, 2019-12-13)O presente estudo visa investigar como vem se dando a aplicação dos conteúdos nas aulas de educação física escolar no ensino fundamental. Parte da premissa, vigente na legislação atual, de que a disciplina possui ... -
Educação física no primeiro do ensino fundamental, ter ou não ter: o caso do município de Magé/RJ.
(IFRJ, Campus Duque de Caxias, 2018-11-30)O presente estudo surge em função da retirada dos professores de educação física das turmas de primeiro segmento do ensino fundamental da rede municipal de Magé, no fim de 2016. Busca averiguar os efeitos dessa retirada ... -
Violência e agressividade dos alunos nas aulas de Educação Física onde se trabalha o jogo.
(IFRJ, Campus Duque de Caxias, 2018-07-06)Diante do clima de insatisfação pela falta de polidez e de socialização, que assola o nosso ambiente escolar de convívio e, principalmente, da violência dentro do ambiente escolar, diversas atitudes acabam desencadeando ... -
O ensino do xadrez na Educação Física Escolar: uma revisão da literatura.
(IFRJ, Campus Duque de Caxias, 2019-07-05)O presente estudo se trata de uma revisão de literatura, tendo como objetivo realizar um levantamento bibliográfico sobre como o xadrez tem sido desenvolvido na Educação Física escolar a fim de verificar se e como estes ... -
Reconfigurações do projeto de extensão EEFD: baixada durante o período pandêmico covid-19.
(IFRJ, Campus Duque de Caxias, 2021-12-02)Este trabalho analisa como o projeto de extensão EEFD BAIXADA: Autonomia e Construção de Conhecimento se reconfigurou durante o período pandemico acarretada pela Covid-19 no ano de 2020. Como objetivos específicos ... -
Preocupações pedagógicas e desenvolvimento profissional em Educação Física: um estudo no IFRJ.
(IFRJ, Campus Duque de Caxias, 2018-06-29) -
O poder (social) do corpo atuante nas aulas de Educação Física.
(IFRJ, Campus Duque de Caxias, 2018-12-05)O homem contemporâneo vem sendo moldado de acordo com um estilo acrítico e dentro de um cenário em que a determinação de papéis sociais é estabelecida pelos poderes dominantes da sociedade. Dessa maneira, como é possível ... -
A produção sobre saberes docentes na eduação física.
(IFRJ - CAMPUS DUQUE DE CAXIAS, 2019-12-20)O artigo analisa a produção sobre saberes docentes na Educação Física no portal de periódicos da CAPES. O objetivo é identificar na produção acadêmica da área nos últimos 10 anos a presença e relevância do ... -
Educação Física Escolar: O que nos narram os alunos do Colégio Estadual Professora Vera Lucia Tavares Romão sobre os jogos estudantis do município de Duque de Caxias.
(IFRJ, Campus Duque de Caxias, 2018-12-14)A pesquisa em tela é proveniente da participação de um grupo de alunos do ensino médio do Colégio Estadual Professora Vera Lucia Tavares Romão nos Jogos Estudantis que foram realizados no município de Duque de Caxias. ... -
Nas Biografias profissionais: um estudo da trajetória dos educadores dos educadores de química.
(IFRJ, Campus Duque de Caxias, 2019-12-09)O presente trabalho surgiu a partir da necessidade de se entender como se deu o processo de formação inicial dos professores que integram ou já integraram a equipe de Ensino de Química e que atuam no IFRJ – campus Duque ... -
Uma proposta de guia didático para professores de Química do estado do Rio de Janeiro: busca por um ensino diferenciado
(IFRJ, Campus Duque de Caxias, 2018-12-12)O trabalho trata sobre as dificuldades que os professores das escolas estaduais possuem para dar aulas de Química diferenciadas que atraiam os estudantes do Ensino Médio regular. Partiu-se do princípio que durante a ... -
A mineração do carvão como tema gerador no ensino de Química: proposta para uma abordagem CTSA na Educação de Jovens e Adultos.
(IFRJ, Campus Duque de Caxias, 2019-06-19)A mineração do carvão como tema gerador permite discutir conceitos importantes de Química, além de promover a interdisciplinaridade com as disciplinas de Física, Biologia, História e Geografia, por meio da composição ... -
Uma proposta de gamificação no estudo da industrialização de frutas, hortaliças e derivados a alunos do curso médio técnico articulado de alimentos.
(IFRJ, Campus Duque de Caxias, 2021-06-22)O modelo tradicional, expositivo e não problematizador, foi proposto numa sociedade onde o mercado de trabalho necessitava de mão de obra qualificada para repetir os processos necessários na indústria, advindos das ... -
Química e saúde bucal: um estudo de caso interdisciplinar como ação preventiva e social para divulgação da ciência.
(IFRJ, Campus Duque de Caxias, 2019-12-10)A partir de observações feitas ao longo da graduação, há uma falta de compatibilidade entre o ensino tradicional/conteudista apresentado amplamente nos ambientes educacionais e a expectativa dos alunos quanto à construção ... -
. O livro didático e o PNLD em foco: uma proposta de capacitação complementar para alunos de Licenciatura em Química.
(IFRJ, Campus Duque de Caxias, 2018-06-18)O professor de química é detentor de um importante papel no processo de formação dos alunos: o de mediar o conhecimento. Para tecer esse processo de aprendizagem, o professor dispõe de inúmeras ferramentas didáticas que ...