• português (Brasil)
    • English
    • español
  • português (Brasil) 
    • português (Brasil)
    • English
    • español
  • Entrar
Ver item 
  •   Página inicial
  • Trabalhos de Conclusão de Cursos
  • Trabalhos de Conclusão de Curso de Graduação
  • Ciências da Saúde
  • Ver item
  •   Página inicial
  • Trabalhos de Conclusão de Cursos
  • Trabalhos de Conclusão de Curso de Graduação
  • Ciências da Saúde
  • Ver item
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

Impactos no cotidiano de professores de uma escola municipal do Rio de Janeiro, durante o isolamento social decorrente da pandemia por covid-19

Thumbnail
Visualizar/Abrir
Karine Pêgas de Assis Marques e Priscila Silva dos Santos (212.4Kb)
Data
2023
Autor
Marques, Karine Pêgas de Assis
Santos, Priscila Silva dos
Metadata
Mostrar registro completo
Resumo
Neste estudo, buscou-se identificar como o isolamento social alterou o trabalho dos professores do ensino fundamental II da Escola Municipal Nicarágua, no bairro Realengo, do Rio de Janeiro, assim como os recursos e estratégias utilizados por eles na prática profissional, durante a pandemia por covid-19. O desenho do estudo foi transversal, descritivo com abordagem quantitativa, a coleta de dados ocorreu por meio de questionário impresso elaborado pelos autores. A análise dos resultados demonstrou que o ensino remoto era um desafio para os professores, pois, além da sobrecarga de trabalho, muitos deles não possuíam equipamentos adequados ou serviço de internet satisfatório, o que limitava o desempenho de suas atividades laborais. Além disso, muitos professores não tinham conhecimento e experiência suficientes para lidar com a tecnologia de comunicação que o ensino a distância exigia. Apesar de tantos percalços os professores lançaram mão de recursos virtuais gratuitos tais como Google Meet, WhatsApp, Google Classroom para transmitirem o conteúdo aos discentes e fazerem encontros síncronos. Compreendeu-se, portanto, que a mudança das aulas presenciais para o formato remoto e o isolamento social, foram desafios a mais na rotina pessoal e profissional dos professores, uma vez que o trabalho adentrou o ambiente doméstico e, por vezes, fazendo com que a jornada laboral de 8 horas fosse ultrapassada para preparação de aulas, avaliações e ajustes de conteúdo das disciplinas, além de experienciar situações novas que requiriram flexibilidade e adaptação no manejo das turmas, dos familiares dos alunos e da equipe da escola.
URI
https://hdl.handle.net/20.500.12083/1378
Collections
  • Ciências da Saúde

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Entre em contato | Deixe sua opinião
Theme by 
Atmire NV
 

 

Navegar

Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntos

Minha conta

EntrarCadastro

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Entre em contato | Deixe sua opinião
Theme by 
Atmire NV