Inclusão escolar no ensino superior: relato de experiência de uma monitoria inclusiva.
Resumo
Introdução: A pandemia de Covid-19 modificou a rotina das pessoas, pois a população ficou isolada em casa, sem contato com seus pares, colegas, etc. Escolas e outros serviços foram fechados, induzindo a população a uma mudança nas relações, que passaram a acontecer de forma online. Houve a necessidade de mudar o contexto de ensino nas universidades, que era presencial, para o ensino remoto emergencial, por meio do uso das TICs (Tecnologias da Informação e Comunicação). O objetivo desse artigo foi identificar e descrever as ações de um estudante de graduação, monitor de um Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas do Instituto Federal do Rio de Janeiro, durante o ensino online. Método: é um relato de experiência construído a partir da vivência de um discente no programa de monitoria, por meio dos registros feitos nos relatórios bimestrais da monitoria. Desenvolvimento: Duas alunas com necessidades educativas específicas foram acompanhadas, sendo uma em 2021.1 e outra em 2021.2. Os atendimentos da monitoria aconteceram no Google Meet® e WhatsApp®, com a finalidade de apoiar as discentes nas questões de inclusão e acessibilidade. Foram elaborados vídeos tutorias, audiodescrição e transcrições de videoaula e feitas orientações. Também foram realizados contato via e-mail com os professores das alunas e reuniões com o docente supervisor da monitoria. Considerações finais: Apesar do auxílio do monitor, o processo de ensino remoto foi responsável por um prejuízo na acessibilidade e inclusão das alunas com deficiência, porém, a monitoria foi de suma importância para mudanças atitudinais do monitor frente aos desafios encontrados. Por fim, sugerem-se mais estudos com essa temática.