Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências: Recent submissions
Itens para a visualização no momento 21-40 of 102
-
STEAM na prática
(IFRJ - CAMPUS NILÓPOLIS, 2022)Produto educacional da tese: RESENDE, Arthur Fernandes de Lima Costa. STEAM na prática. Orientação: Grazielle Rodrigues Pereira; 2022. 36p. Tese (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências) – Instituto Federal de Educação, ... -
Portfólio da oficina "Visão, Luz e Cores": uma atividade de divulgação científica itinerante para as crianças
(IFRJ - CAMPUS NILÓPOLIS, 2021)Produto educacional da dissertação: GALHARDI, Elizabeth de O. Portfólio da oficina "Visão, Luz e Cores": uma atividade de divulgação científica itinerante para as crianças. Orientação: Grazielle Rodrigues Pereira; 2021. ... -
Propostas práticas para a EJA: desmistificando estereótipos e dialogando com as matemáticas por meio das performances matemáticas digitais
(IFRJ - Campus Nilópolis, 2022)Produto educacional da tese: BRAGA, Eduardo dos Santos de Oliveira. Luz, câmera: produção de performances matemáticas digitais na educação de jovens e adultos. Orientação: Giselle Rôças de Souza Fonseca; 2022. 237 f. Tese ... -
Interlocução das artes e tecnologias digitais em educação matemática: perspectivas e desafios
(IFRJ - Campus Nilópolis, 2022)Produto educacional da tese: BRAGA, Eduardo dos Santos de Oliveira. Luz, câmera: produção de performances matemáticas digitais na educação de jovens e adultos. Orientação: Giselle Rôças de Souza Fonseca; 2022. 237 f. Tese ... -
(Des)construção de imagens da matemática e de quem a pratica: um olhar da literatura, dos(as) estudantes da EJA e da prática de sala de aula de um professor que atua na EJA
(IFRJ - CAMPUS NILÓPOLIS, 2022)Produto educacional da tese: BRAGA, Eduardo dos Santos de Oliveira. Luz, câmera: produção de performances matemáticas digitais na educação de jovens e adultos. Orientação: Giselle Rôças de Souza Fonseca; 2022. 237 f. Tese ... -
Luz, câmera: produção de performances matemáticas digitais na educação de jovens e adultos
(IFRJ - CAMPUS NILÓPOLIS, 2022)Refletir sobre a Educação de Jovens e Adultos na Educação Matemática é cada vez mais urgente como forma de luta e reivindicação dos direitos que historicamente foram negados aos sujeitos dessa modalidade de ensino. Tal ... -
A mala da ciência e a oficina "visão, luz e cores": uma atividade de divulgação científica itinerante para o público infantil
(IFRJ - CAMPUS NILÓPOLIS, 2021)A presente pesquisa consistiu em construir e analisar a oficina chamada "Visão, Luz e Cores", que integra a Mala da Ciência do ECI Itinerante, com foco no público infantil. A oficina foi composta por alguns experimentos ... -
Programa de acolhimento para professores de institutos federais
(IFRJ CAMPUS NILÓPOLIS, 2022)Produto educacional da dissertação Uma proposta de programa de acolhimento para professores de um instituto federal envolvendo a tríade educação profissional, científica e tecnológica. Orientação: Giselle Rôças de Souza ... -
Uma proposta de programa de acolhimento para professores de um instituto federal envolvendo a tríade educação profissional, científica e tecnológica
(IFRJ - CAMPUS NILÓPOLIS, 2022)Iniciar como docente em um Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia tem seus desafios e esta pesquisa desenvolveu um programa de acolhimento de cunho institucional, legal e pedagógico para professores ingressantes ... -
Fundamentos de energia solar fotovoltaica: fundamentos de energia solar para a disciplina Fundamentos de Sistemas Fotovoltaicos.
(2022)Produto educacional da dissertação. Aplicações didáticas de uma célula solar construída com LED: um ensaio para a disciplina fundamentos de energia solar fotovoltaica no curso FIC Instalador de Sistemas Fotovoltaicos. ... -
Aplicações didáticas de uma célula solar construída com LED: um ensaio para a disciplina fundamentos de energia solar fotovoltaica no curso FIC Instalador de Sistemas Fotovoltaicos
(IFRJ CAMPUS NILÓPOLIS, 2022)Diante do cenário mundial, em que muitos países buscam substituir os combustíveis fósseis, a energia solar fotovoltaica surge como uma alternativa promissora. Portanto, o investimento no setor de geração de energia solar ... -
Reflexões na formação de professores: as possibilidades dos museus e centros de ciências
(IFRJ Campus Nilópolis, 2021)Produto educacional da dissertação: Museus, centros de ciências e formação inicial de professores: contribuições da prática de mediação realizada no Museu Ciência e Vida. Orientação: Maylta Brandão dos Anjos. 2021. 116 f. ... -
Museus, centros de ciências e formação inicial de professores: contribuições da prática de mediação realizada no Museu Ciência e Vida
(IFRJ Campus Nilópolis, 2021)A presente pesquisa visa investigar as contribuições da prática de mediação no Museu Ciência e Vida – MCV – para a prática docente dos futuros professores. Consideramos que os mediadores, que em sua parte são alunos de ... -
Link canal Educação Ambiental para Iniciantes
(IFRJ Campus Nilópolis, 2021)Produto educacional da dissertação: Educação ambiental crítica com atividades participativas no ensino médio: reflexões a partir de um conflito socioambiental na Baixada Fluminense-RJ. Orientação: Alexandre Maia do Bomfim. ... -
Educação ambiental crítica com atividades participativas no ensino médio: reflexões a partir de um conflito socioambiental na Baixada Fluminense-RJ
(IFRJ Campus Nilópolis, 2021)Educação ambiental crítica com atividades participativas no ensino médio: reflexões a partir de um conflito socioambiental na Baixada Fluminense-RJ -
Ciências no mundo de Berta: guia de abordagem pedagógica para professores da primeira etapa da educação básica
(IFRJ - Campus Nilópolis, 2022)Produto educacional da tese: Possibilidades de ações a partir do livro "NO mundo de Berta": diálogos com a lei 11.645/08 e as ciências na educação infantil. Orientação: Giselle Rôças; Coorientação: Maylta Brandão dos ... -
Possibilidades de ações a partir do livro "No mundo de berta": Diálogos com a lei 11.645/08 e as ciências na educação infantil
(IFRJ - Campus Nilópolis, 2022)A proposta da contação/mediação de histórias atrelada aos temas das ciências na educação infantil e nas exigências da Lei 11.645/08 é o caminho que guia esta tese. As histórias literárias permeiam o universo docente, auxiliam ... -
Curso de formação em educação de jovens e adultos: ênfase na aprendizagem significativa
(IFRJ - Campus Nilópolis, 2022)Produto educacional da tese: Formação de professores de ciências e a educação de jovens e adultos: desafios, perspectivas e experiências no IFRJ. Orientação: Valéria da Silva Vieira; 2022. 6 f. Tese (Doutorado Profissional ... -
Formação de professores de ciências e a educação de jovens e adultos: desafios, perspectivas e experiências no IFRJ
(IFRJ - Campus Nilópolis, 2022)A essência da Educação de Jovens e Adultos é ser uma modalidade de ensino que prevê a garantia do direito à educação a todos aqueles que não conseguiram concluir a Educação Básica na etapa regular de ensino, sendo, assim, ... -
Nota técnica para orientar grupos de trabalho para revisão de PPC e matriz curricular de licenciaturas em matemática
(IFRJ Campus Nilópolis, 2021)Produto educacional da dissertação A formação de professores em matemática no IFRJ: com a palavra o nosso egresso. Orientação: Giselle Rôças ; Coorientação: Denise Figueira-OLiveira. 2021. 84 f. Dissertação (Mestrado ...