Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências: Recent submissions
Itens para a visualização no momento 21-40 of 71
-
Sequência didática geo-crítica-ambiental: caminho pedagógico para obter pensamento geográfico e crítica ambiental
(IFRJ Campus Nilópolis, 2024)Produto educacional da dissertação: COSTA, Iomar Maria Salina da. Aulas de geografia como espaço para educação ambiental crítica: reflexão sobre uma proposta educativa através da metodologia do Arco de Maguerez. Orientação: ... -
Aulas de geografia como espaço para educação ambiental crítica: reflexão sobre uma proposta educativa através da metodologia do Arco de Maguerez
(2024)Esta pesquisa aborda o planejamento de aulas de Geografia para alcançar o pensamento geográfico no Ensino Médio, através de uma composição didática que criou espaço para os saberes e a filosofia da Educação Ambiental ... -
A ciência dos cheiros: uma sequência investigativa envolvendo órgãos dos sentidos
(IFRJ Campus Nilópolis, 2024)Produto educacional da dissertação: FARIA, Flávia Fernanda Ferreira. Odores e aromas: uma abordagem investigativa e interdisciplinar no ensino de ciências Orientação: Sheila Pressentin Cardoso. 2024. 100 f. Dissertação ... -
Odores e aromas: uma abordagem investigativa e interdisciplinar no ensino de ciências
(IFRJ Campus Nilópolis, 2024)A implantação da Base Nacional Comum Curricular trouxe desafios para os docentes, no sentido de organizar novos itinerários formativos e definir formas de abordar os conteúdos selecionados, tornando necessária a reflexão ... -
Formação inicial de professores como uma ponte entre o museu de ciências e a escola
(IFRJ Campus Nilópolis, 2024)A aproximação entre comunidade escolar e os espaços não formais de educação, por meio das visitas dos alunos, podem criar a vontade de explorar, descobrir e se inspirar. Tirar os alunos dos muros escolares é também uma ... -
Videoanálise de experimentos com pluviômetros associada à metodologia de instrução por colegas : uma sequência didática para o ensino de geometria
(IFRJ - CAMPUS NILÓPOLIS, 2024)Produto educacional da dissertação: NUNES, André Luis. Videoanálise de experimentos com pluviômetros associada à metodologia de instrução por colegas: uma sequência didática para o ensino de geometria. Orientador: Vitor ... -
Vídeoanálise de experimentos com pluviômetros associada à metodologia de instrução por colegas : uma sequência didática para ensino de geometria
(IFRJ - CAMPUS NILÓPOLIS, 2024)Nesta dissertação, apresentamos uma proposta de trabalho integradora dos conceitos de geometria com a videoanálise de experimentos com pluviômetros artesanais utilizando o software tracker, relacionando-o com a prototipagem ... -
Roteiro para visitas a museus : roteiro de visitação a museus de ciências na Baixada Fluminense
(IFRJ - CAMPUS NILÓPOLIS, 2024)Produto educacional da dissertação: SILVA, D. N. da. Entre museus de ciências e escolas: preparação de uma visita a um espaço museal na Baixada Fluminense. 2024. 88 f. Dissertação (Mestrado Profissional em ensino de ciências) ... -
Horta escolar e o protagonismo dos estudantes da EJA no CIEP Armindo Marílio Doutel de Andrade
(IFRJ - CAMPUS NILÓPOLIS, 2024)Produto educacional da dissertação: RIBEIRO, Rafaela Corrêa. A horta escolar e o protagonismo dos estudantes na EJA no ensino fundamental num CIEP da rede municipal do Rio de Janeiro. Orientador: Denise Leal Castro. 2024. ... -
A horta escolar e o protagonismo dos estudantes da EJA no ensino fundamental num CIEP da rede municipal do Rio de Janeiro
(IFRJ - CAMPUS NILÓPOLIS, 2024)A pesquisa investigou se a Horta Escolar favoreceu a formação para cidadania e o protagonismo dos estudantes da Educação de Jovens e Adultos - EJA do CIEP Armindo Marcílio Doutel de Andrade que fica localizado no bairro ... -
Entre museus de ciências e escolas: preparação de uma visita a um espaço museal na Baixada Fluminense
(IFRJ - CAMPUS NILÓPOLIS, 2024)A dimensão educacional vem se ampliando nos museus e centros de ciências, logo estes espaços têm sido motivo de estudo de diversos autores, desde a relação das exposições com o visitante até as contribuições para aprendizagens. ... -
Pistas químicas: guia do professor
(IFRJ - CAMPUS NILÓPOLIS, 2024)Produto educacional da tese: PINHEIRO, A. R. Pistas químicas: um jogo didático para o ensino de química, 2024. 199 f. Tese (Doutorado em Ensino de Ciências) - Programa de Pós-graduação Stricto Sensu. Instituto Federal de ... -
Pistas químicas : um jogo didático para o ensino de química
(IFRJ - CAMPUS NILÓPOLIS, 2024)A pesquisa apresentada teve por objetivo geral desenvolver um jogo didático baseado na resolução de casos investigativos, levando o estudante a discutir, utilizar e correlacionar conceitos de química geral, revendo conteúdos ... -
Ensino de ciências e prática pedagógica : a avaliação da aprendizafem no IFRJ
(IFRJ - CAMPUS NILÓPOLIS, 2023)A presente pesquisa buscou compreender como tem ocorrido a avaliação da aprendizagem nos cursos de licenciatura em física e química do IFRJ. O objetivo geral foi contribuir para reflexão a respeito da prática pedagógica ... -
Estratégias de gamificação para promoção da motivação e do engajamento no ensino de ciências
(IFRJ - CAMPUS NILÓPOLIS, 2023)As metodologias ativas permitem ao aluno desenvolver autonomia e protagonismo na construção de seu conhecimento. Para que a aprendizagem ocorra, é essencial estar motivado e engajado. A gamificação, caracterizada pela ... -
Leitura e produção de textos no ensino de ciências
(IFRJ - CAMPUS NILÓPOLIS, 2023)Produto educacional da dissertação: SANTOS, F. C. dos. Leitura e produção de textos no ensino de ciências: uma contribuição para alfabetização científica, 2023. 113 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências) ... -
Leitura e produção de texto no ensino de ciências : uma contribuição para a alfabetização científica
(IFRJ - CAMPUS NILÓPOLIS, 2023)A presente pesquisa de abordagem qualitativa está baseada na ideia de escrita como inscrição do sujeito em uma estrutura social, onde buscamos compreender os sentidos de algumas produções de textos de alunos pertencentes ... -
Educação ambiental e decolonialidade na Restinga de Jurubatiba : aprendendo com a ancestralidade no Quilombo da Machadinha
(IFRJ - CAMPUS NILÓPOLIS, 2023)Produto educacional da dissertação: O Parque e o Quilombo na cidade de Quissamã : interlocuções para uma educação ambiental na Restinga de Jurubatiba. 106 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências), ... -
O Parque e o Quilombo na cidade de Quissamã : interlocuções para uma educação ambiental na Restinga de Jurubatiba
(IFRJ - CAMPUS NILÓPOLIS, 2023)A cidade de Quissamã se desenvolveu a partir um povoamento iniciado ainda no período colonial, em vastos campos de restinga no Norte Fluminense; uma grande porção deste território, bastante preservado, hoje constitui o ... -
Educação ambiental crítica em resíduos sólidos : discussões para irem além da reciclagem
(IFRJ - CAMPUS NILÓPOLIS, 2023)Produto educacional da dissertação: Educação ambiental crítica e resíduos sólidos: estudo para ir além do discurso da reciclagem na educação básica. 2023. 89 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências). ...