A mala da ciência e a oficina "visão, luz e cores": uma atividade de divulgação científica itinerante para o público infantil
Resumo
A presente pesquisa consistiu em construir e analisar a oficina chamada "Visão, Luz e
Cores", que integra a Mala da Ciência do ECI Itinerante, com foco no público infantil. A
oficina foi composta por alguns experimentos que elucidam os conceitos físicos e biológicos
associados ao sentido da visão. O público-alvo desta atividade foram os alunos do 4o e 5o
anos do Ensino Fundamental, da Escola Municipal Cruzeiro do Sul, localizada no município
de Mesquita, região da Baixada Fluminense do Rio de Janeiro. Os dados foram coletados por
meio de dois métodos: o primeiro, por meio da metodologia da lembrança estimulada,
fazendo uso de registros fotográficos das atividades, e o segundo através de uma análise dos
desenhos confeccionados pelas crianças. Os dados obtidos pela LE foram analisados à luz da
metodologia das conversas de aprendizagem, já os desenhos foram interpretados através da
categorização a partir da observação dos mesmos. A partir da análise dos dados da LE,
notou-se que diversos elementos da oficina ficaram retidos na memória das crianças, assim
como alguns conhecimentos acerca dos conceitos científicos abordados. Já a análise dos
desenhos trouxe elementos do cotidiano das crianças, bem como da própria oficina e da
interação delas com os mediadores. Os resultados mostram que as atividades de DC
realizadas durante a oficina têm potencial lúdico para despertar o interesse das crianças pela
temática, bem como contribuir para sua educação científica.