• português (Brasil)
    • English
    • español
  • português (Brasil) 
    • português (Brasil)
    • English
    • español
  • Entrar
Ver item 
  •   Página inicial
  • Teses e Dissertações
  • Teses e Dissertações defendidas no IFRJ
  • Multidisciplinar
  • Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências
  • Ver item
  •   Página inicial
  • Teses e Dissertações
  • Teses e Dissertações defendidas no IFRJ
  • Multidisciplinar
  • Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências
  • Ver item
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

Luz, câmera: produção de performances matemáticas digitais na educação de jovens e adultos

Thumbnail
Visualizar/Abrir
Eduardo dos Santos de Oliveira Braga - tese (3.933Mb)
Data
2022
Autor
Braga, Eduardo dos Santos de Oliveira
Metadata
Mostrar registro completo
Resumo
Refletir sobre a Educação de Jovens e Adultos na Educação Matemática é cada vez mais urgente como forma de luta e reivindicação dos direitos que historicamente foram negados aos sujeitos dessa modalidade de ensino. Tal reflexão se intensifica diante de um cenário pandêmico ocasionado pelo vírus SARS-COV-2, que afetou sobremaneira o atendimento dos estudantes, as relações de ensino e aprendizagem e intensificou desigualdades. Como forma de dinamizarmos ações de manutenção de vínculo e de reflexões sobre o momento no qual se estabeleceu a pesquisa, alimentamos um canal no YouTube com vídeos, protagonizados pelos sujeitos da Educação de Jovens e Adultos. A gênese do canal partiu das próprias estudantes, monitoras de matemática da Educação de Jovens e Adultos, como forma de propiciar a revisão de conteúdos matemáticos aos seus sujeitos em qualquer espaço e tempo, dado que muitos deles trabalham e não conseguiam frequentar a monitoria presencialmente, uma vez que ela ocorria, quando presencial, no contraturno das aulas noturnas. A partir do cenário pandêmico, e tendo o canal no YouTube como potente espaço para construção de conhecimentos matemáticos durante o ensino remoto, por meio da pesquisa, proporcionamos que os vídeos fossem protagonizados, numa perspectiva das Performances Matemáticas Digitais, por outros estudantes da Educação de Jovens e Adultos. Diante disso, indagamo-nos: Como os conhecimentos matemáticos são construídos a partir da produção coletiva de vídeos, na perspectiva das Performances Matemáticas Digitais, por estudantes da Educação de Jovens e Adultos, do curso de Manutenção e Suporte em Informática, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro campus Duque de Caxias? Nesta pesquisa, as Performances Matemáticas Digitais são compreendidas como uso integrado das artes (performáticas) e das Tecnologias Digitais à Educação Matemática Crítica, através da produção de vídeos pelos sujeitos da Educação de Jovens e Adultos. Com isso, imbuídos da pergunta diretriz da pesquisa, objetivamos investigar as relações entre os conhecimentos matemáticos e a produção de vídeos de matemática, na perspectiva das Performances Matemáticas Digitais, estabelecidas por estudantes da Educação de Jovens e Adultos. Para isso, foram produzidas e analisadas quatro Performances Matemáticas Digitais com base nos aspectos teóricos da multimodalidade, do constructo seres-humanos-com-mídias e, principalmente, da Educação Matemática Crítica. O processo de produção das performances consistiu em um coletivo de estudantes, mídias e pandemia, realizado por meio da pesquisa ação, utilizando diferentes modos na construção do conhecimento matemático que se ancorou nas perspectivas críticas da Educação Matemática. Numa abordagem qualitativa de pesquisa, sob a adoção de múltiplos procedimentos para a coleta de dados (diário de campo, relatórios, gravações em vídeo etc.), os dados foram analisados com interseções entre autores que propõem inspirações para análise de vídeos e Performances Matemáticas Digitais, em articulação direta com a Análise de Livre Interpretação. As quatro Performances Matemáticas Digitais produzidas foram dispostas em uma coleção de três livros (Caminhos da Matemática na EJA), cujo objetivo é viabilizar as reflexões oriundas da pesquisa a outros professores da Educação de Jovens e Adultos na audaciosa intenção de que fomentem outras ações e avancem nossas pesquisas.
URI
https://hdl.handle.net/20.500.12083/1575
Collections
  • Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Entre em contato | Deixe sua opinião
Theme by 
Atmire NV
 

 

Navegar

Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntos

Minha conta

EntrarCadastro

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Entre em contato | Deixe sua opinião
Theme by 
Atmire NV