Programa de Pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica: Envíos recientes
Mostrando ítems 1-20 de 62
-
Panorama do curso técnico de enfermagem na rede federal de educação profisisonal e tecnológica no Brasil: uma análise dimensional.
(IFRJ - CAMPUS MESQUITA, 2025)O curso Técnico de Enfermagem tem como eixo tecnológico, ambiente e saúde, possuindo carga horária mínima de mil e duzentas (1.200) horas, com duração média de dois anos e meio. Podendo haver estágio curricular ... -
Memórias em evidência: contribuições para a formação omnilateral de servidores do Centro de Educação Profissional em Tecnologia da Informação (CPTI Petrópolis).
(IFRJ - CAMPUS MESQUITA, 2025)A presente pesquisa se propôs a contribuir para a formação omnilateral de servidores do Centro de Educação Profissional em Tecnologia da Informação (CPTI Petrópolis) por meio do resgate, da preservação e da propagação ... -
A formação e o resgate da memória institucional como ferramentas de reflexão para a atuação do técnico-administrativo em educação (TAE) no campus Niterói do Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ).
(IFRJ - CAMPUS MESQUITA, 2025)O tema dessa pesquisa é a formação e o resgate da memória institucional como ferramentas de reflexão para a atuação do Técnico-Administrativo em Educação (TAE) do Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ). Como o TAE ... -
Role Playing Game (RPG) na educação profissional: uma prática educativa para a formação com foco no mundo do trabalho.
(IFRJ - CAMPUS MESQUITA, 2023)Diante das complexas relações sociais do século XXI, moldadas pelo sistema capitalista, esta pesquisa buscou contribuir para a trajetória social de alunos da Educação Profissional e Tecnológica (EPT), abordando os conceitos ... -
Letramento acadêmico para a ética em pesquisa na educação profissional e tecnológica.
(IFRJ - CAMPUS MESQUITA, 2025)A presente pesquisa, originada na prática cotidiana de secretariado em um Comitê de Ética em Pesquisa (CEP), foi motivado pela observação das dificuldades enfrentadas por pesquisadores do Mestrado Profissional em Educação ... -
Contribuições para a formação integral dos estudantes do curso técnico de logística da FAETEC Imbariê por meio do ensino sobre propriedade intelectual.
(IFRJ - CAMPUS MESQUITA, 2025)Na linha de pesquisa de práticas educativas em educação profissional e tecnológica, a dissertação teve como objetivo contribuir para a formação integral dos alunos do Curso Técnico de Logística da FAETEC Imbariê por meio ... -
Projeto inclusivo de desenho: uma proposta para a formação humana e integral dos estudantes com e sem deficiência visual no Colégio Pedro II.
(IFRJ - CAMPUS MESQUITA, 2025)A presente pesquisa teve como objetivo auxiliar no processo de inclusão de estudantes com e sem deficiência visual na disciplina de Desenho, realizada no Colégio Pedro II, em Realengo. Para contribuir com esse processo, ... -
A proteção de dados no contexto da formação no trabalho para a melhoria do departamento de administração e registros acadêmicos (DERAC) no campus Maracanã do Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET/RJ).
(IFRJ - CAMPUS MESQUITA, 2025)Tendo em vista a necessidade de formação jurídica para o exercício das funções dos servidores Técnicos Administrativos em Educação (TAEs) que atuam no Departamento de Administração e Registros Acadêmicos (DERAC) do Centro ... -
Valorizando e estimulando o trabalho dos tradutores e intérpretes de Língua Brasileira de Sinais e Língua Portuguesa do Instituto Federal do Rio de Janeiro: uma pesquisa sobre visibilidade e esclarecimento.
(IFRJ - CAMPUS MESQUITA, 2024)A presente dissertação, como parte do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT), tem como objetivo analisar as principais características do trabalho dos Tradutores e Intérpretes de Língua ... -
Ensino, pesquisa, extensão e cultura na formação do trabalho docente na carreira do ensino básico técnico e tecnológico: um website in(formativo).
(IFRJ - CAMPUS MESQUITA, 2024)A pesquisa em questão buscou analisar os pilares da indissociabilidade: ensino, pesquisa e extensão, considerando as bases conceituais da Educação Profissional e Tecnológica (EPT), e contribuir para a conscientização ... -
Empreendedorismo na Educação Profissional e Tecnológica: análise de uma oficina para o desenvolvimento de competências empreendedoras.
(IFRJ - CAMPUS MESQUITA, 2025)A educação empreendedora tem se destacado como uma abordagem importante no contexto educacional, baseada na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, que estabelece que a educação, sendo papel da família e do Estado, ... -
Por uma educação integral e inclusiva de estudantes com transtorno do espectro autista: contribuição para os profissionais da CONAPNE.
(IFRJ - CAMPUS MESQUITA, 2024)A educação profissional se desenvolveu no Brasil sob o paradigma de um ensino tecnicista, instrumental, pragmático, estático e moldável para atender às demandas do modo de produção capitalista. Ao longo da nossa história, ... -
O prazer da leitura na biblioteca como experiência de letramento para alunos do EJA do IFRJ/Nilópolis: uma vivência à luz da EPT (Educação Profissional e Tecnológica).
(IFRJ - CAMPUS MESQUITA, 2024)A presente pesquisa procurou promover letramento literário e aprendizagem sobre cidadania no espaço não formal de aprendizagem, Biblioteca Prof. Carlos Alberto Barbosa, para discentes do curso de Manutenção e Suporte de ... -
Saúde mental e educação profissional e tecnológica: um estudo sobre as práticas em saúde mental no Campus Duque de Caxias do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro.
(IFRJ - CAMPUS MESQUITA, 2024)Este estudo teve como principal objetivo contribuir para a promoção da saúde mental dos professores da Educação Profissional e Tecnológica no ensino médio integrado no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia ... -
A arte no currículo integrado: olhar dos discentes do curso técnico em química integrado ao ensino médio do IFRJ.
(IFRJ - CAMPUS MESQUITA, 2024)A presente pesquisa buscou compreender como os discentes do curso Técnico em Química Integrado ao Ensino Médio, do Instituto Federal do Rio de Janeiro, compreendem os conteúdos artísticos em seu cotidiano para o mundo ... -
Escravização contemporânea e a educação profissional e tecnológica: contribuições para a formação omnilateral de estudantes do IFRJ Campus Nilópolis.
(IFRJ - CAMPUS MESQUITA, 2024)Esta pesquisa teve por objetivo geral colaborar com a inclusão da temática escravização contemporânea, por meio de uma mídia-educativa (Produto Educacional), nos cursos de Ensino Técnico Integrado ao Nível Médio do IFRJ, ... -
O IFRJ Campus Belford Roxo como agente de transformação social: um estudo sobre memória e identidade institucional como estratégia de resiliência institucional.
(IFRJ - CAMPUS MESQUITA, 2025)Objetiva contribuir para o fortalecimento e permanência do IFRJ Campus Belford Roxo como agente de transformação social e de resiliência institucional por meio da divulgação de algumas de suas benfeitorias naquele município ... -
A formação humana e integral e o trabalho como princípio educativo dos docentes do curso técnico em eletromecânica do Senai de Parauapebas.
(IFRJ - CAMPUS MESQUITA, 2024)Esta pesquisa teve como objetivo analisar a partir dos discursos dos docentes do curso técnico em eletromecânica do SENAI de Parauapebas, atuantes na educação profissional, com foco em suas compreensões sobre a formação ... -
Desvendando a Serra do Medanha: reflexões acerca das transformações sócio-históricas e ambientais para uma formação humana integral na Educação Profissional e Tecnológica.
(IFRJ - CAMPUS MESQUITA, 2024)A pesquisa, vinculada ao Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) do Instituto Federal do Rio de Janeiro/Campus Mesquita, teve por objetivo analisar de que forma as reflexões acerca das ... -
Temos história para contar: um resgate das memórias do NAPNE a partir dos egressos do Colégio Pedro II.
(IFRJ - CAMPUS MESQUITA, 2024)Este estudo, vinculado ao Programa de Pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) em Rede Nacional, na linha de pesquisa "Organização e Memórias de Espaços Pedagógicos na Educação Profissional e Tecnológica", ...