Temos história para contar: um resgate das memórias do NAPNE a partir dos egressos do Colégio Pedro II.
Resumo
Este estudo, vinculado ao Programa de Pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) em Rede Nacional, na linha de pesquisa "Organização e Memórias de Espaços Pedagógicos na Educação Profissional e Tecnológica", busca resgatar a trajetória do Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (NAPNE) do Colégio Pedro II, campus Engenho Novo II, por meio das narrativas dos egressos atendidos entre 2012 a 2022. A dissertação analisa como as ações do NAPNE foram estruturadas ao longo dos anos e de que maneira contribuíram para a formação integral dos estudantes, apoiando sua inserção no mundo do trabalho. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, conduzida por meio de análise documental. O referencial teórico abrange autores que discutem os pilares da EPT e conceitos como memória e inclusão. Como produto educacional, a pesquisa gerou um padlet, que funcionará como repositório interativo das memórias dos egressos, promovendo o resgate histórico e valorizando suas experiências. Este trabalho visa não só preservar a história do setor, mas também oferecer uma ferramenta educacional que inspire práticas inclusivas e fortaleça o compormisso do Colégio Pedro II com a inclusão na Educação Profissional e Tecnológica.