A formação e o resgate da memória institucional como ferramentas de reflexão para a atuação do técnico-administrativo em educação (TAE) no campus Niterói do Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ).
Resumo
O tema dessa pesquisa é a formação e o resgate da memória institucional como
ferramentas de reflexão para a atuação do Técnico-Administrativo em Educação (TAE)
do Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ). Como o TAE atuante no Campus Niterói
pode compreender sua relevância como protagonista no contexto em que se insere e
contribuir de maneira mais concreta para o fortalecimento da EPT, levando em conta o
seu papel histórico e institucional? O objetivo é analisar a importância do papel
desempenhado pelos servidores Técnico-Administrativos em Educação (TAEs) na
consolidação da Educação Profissional e Tecnológica (EPT) no Campus Niterói do
Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ). A pesquisa busca evidenciar como esses
profissionais contribuem para a construção de um modelo de ensino que integra
abordagens omnilateral, integral, interdisciplinares e alinhadas às demandas
contemporâneas de formação da população da região. Por meio de pesquisas
documentais, são abordadas tanto a trajetória histórica da Rede Federal de Educação,
desde sua criação até a fundação dos Institutos Federais, incluindo o IFRJ, quanto a
origem da categoria dos Técnicos-Administrativos em Educação (TAEs) e a estruturação
de seus respectivos cargos. Com base em um levantamento bibliográfico abrangente,
busca-se fomentar reflexões e destacar os Técnicos-Administrativos em Educação
(TAEs) como agentes indispensáveis para o fortalecimento institucional e da Educação
Profissional e Tecnológica (EPT), participando ativamente na formação de discentes com
pensamento crítico, responsabilidade social e qualificados para o mundo do trabalho. Para
atingir esse objetivo, a pesquisa investiga a percepção dos TAEs do Campus Niterói do
IFRJ sobre a EPT, resgata a memória institucional do campus dentro do contexto de
vulnerabilidade socioeconômica em que se encontra e analisa como esses profissionais
compreendem a relação de sua atuação com a proposta de omnilateralidade da EPT. O
produto educacional desenvolvido é estruturado em uma série de tópicos apresentados na
forma de um vídeo animado, com o intuito de proporcionar aos TAEs do Campus Niterói
do IFRJ para a formação com o foco estratégico de seu trabalho. Esta formação visa
alinhar as atividades diárias do trabalho aos objetivos, finalidades e características da
instituição, promovendo o fortalecimento da Rede Federal de Educação e da EPT.