Escravização contemporânea e a educação profissional e tecnológica: contribuições para a formação omnilateral de estudantes do IFRJ Campus Nilópolis.
Resumo
Esta pesquisa teve por objetivo geral colaborar com a inclusão da temática escravização
contemporânea, por meio de uma mídia-educativa (Produto Educacional), nos cursos de
Ensino Técnico Integrado ao Nível Médio do IFRJ, visando à formação integral e emancipada
dos estudantes. Logo, o problema de pesquisa repousou sobre a seguinte questão: como a
inserção do tema escravização contemporânea pode contribuir na formação integral dos
estudantes dos cursos de Ensino Técnico Integrado ao Nível Médio do IFRJ? Isso porque em
nosso país, mesmo com a Abolição formal da escravatura em 1888, existem pessoas –
coagidas por uma herança cultural execrável de três séculos e meio da escravização da
população negra africana – que são exploradas e se encontram em condições de trabalho
escravo contemporâneo. Sobre os objetivos específicos, este estudo procurou: (a) analisar
como os estudantes dos cursos do Ensino Técnico Integrado ao Nível Médio do IFRJ Campus
Nilópolis compreendem o tema escravização contemporânea; (b) identificar como o tema
escravização contemporânea tem sido trabalhado nas pesquisas em Educação Profissional e
Tecnológica; (c) inserir a temática escravização contemporânea no Ensino Técnico Integrado
ao Nível Médio do IFRJ Campus Nilópolis. Em relação à metodologia, a pesquisa teve uma
abordagem qualitativa. Os participantes da pesquisa convidados foram os estudantes (do 7° e
8° períodos) do 3° ano dos cursos de Controle Ambiental e Química. Estes, por sua vez,
participaram da primeira etapa de coleta de dados, que buscou compreender como eles
entendiam o que vem a ser escravização contemporânea. Posteriormente, na última etapa, foi
feita a apresentação do vídeo (ilustrado e didático) e sua avaliação através de um questionário.
Em termos de resultados, os dados coletados corroboram que os jovens, de maneira geral,
estavam a par de alguns aspectos relativos à escravização contemporânea. Com efeito, eles
compreenderam que esse delito envolve violação de direitos trabalhistas, privação de
liberdade, agressões físicas e psicológicas, a ganância pelo lucro por parte do empresariado e
o aliciamento dos mais vulneráveis socioeconomicamente. Contudo, para confeccionar o
Produto Educacional, foi necessário, ainda, a partir da análise dos dados, o aprofundamento
de questões conceituais, legislativas, étnico-raciais e sócio-históricas. Com vistas à
intensificação de valores, normas e atitudes para formação cidadã dos estudantes.