Teses e Dissertações: Recent submissions
Now showing items 21-40 of 186
-
STEAM na prática
(IFRJ - CAMPUS NILÓPOLIS, 2022)Produto educacional da tese: RESENDE, Arthur Fernandes de Lima Costa. STEAM na prática. Orientação: Grazielle Rodrigues Pereira; 2022. 36p. Tese (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências) – Instituto Federal de Educação, ... -
Portfólio da oficina "Visão, Luz e Cores": uma atividade de divulgação científica itinerante para as crianças
(IFRJ - CAMPUS NILÓPOLIS, 2021)Produto educacional da dissertação: GALHARDI, Elizabeth de O. Portfólio da oficina "Visão, Luz e Cores": uma atividade de divulgação científica itinerante para as crianças. Orientação: Grazielle Rodrigues Pereira; 2021. ... -
Propostas práticas para a EJA: desmistificando estereótipos e dialogando com as matemáticas por meio das performances matemáticas digitais
(IFRJ - Campus Nilópolis, 2022)Produto educacional da tese: BRAGA, Eduardo dos Santos de Oliveira. Luz, câmera: produção de performances matemáticas digitais na educação de jovens e adultos. Orientação: Giselle Rôças de Souza Fonseca; 2022. 237 f. Tese ... -
Interlocução das artes e tecnologias digitais em educação matemática: perspectivas e desafios
(IFRJ - Campus Nilópolis, 2022)Produto educacional da tese: BRAGA, Eduardo dos Santos de Oliveira. Luz, câmera: produção de performances matemáticas digitais na educação de jovens e adultos. Orientação: Giselle Rôças de Souza Fonseca; 2022. 237 f. Tese ... -
(Des)construção de imagens da matemática e de quem a pratica: um olhar da literatura, dos(as) estudantes da EJA e da prática de sala de aula de um professor que atua na EJA
(IFRJ - CAMPUS NILÓPOLIS, 2022)Produto educacional da tese: BRAGA, Eduardo dos Santos de Oliveira. Luz, câmera: produção de performances matemáticas digitais na educação de jovens e adultos. Orientação: Giselle Rôças de Souza Fonseca; 2022. 237 f. Tese ... -
Luz, câmera: produção de performances matemáticas digitais na educação de jovens e adultos
(IFRJ - CAMPUS NILÓPOLIS, 2022)Refletir sobre a Educação de Jovens e Adultos na Educação Matemática é cada vez mais urgente como forma de luta e reivindicação dos direitos que historicamente foram negados aos sujeitos dessa modalidade de ensino. Tal ... -
A mala da ciência e a oficina "visão, luz e cores": uma atividade de divulgação científica itinerante para o público infantil
(IFRJ - CAMPUS NILÓPOLIS, 2021)A presente pesquisa consistiu em construir e analisar a oficina chamada "Visão, Luz e Cores", que integra a Mala da Ciência do ECI Itinerante, com foco no público infantil. A oficina foi composta por alguns experimentos ... -
Programa de acolhimento para professores de institutos federais
(IFRJ CAMPUS NILÓPOLIS, 2022)Produto educacional da dissertação Uma proposta de programa de acolhimento para professores de um instituto federal envolvendo a tríade educação profissional, científica e tecnológica. Orientação: Giselle Rôças de Souza ... -
Panorama do curso técnico de enfermagem na rede federal de educação profisisonal e tecnológica no Brasil: uma análise dimensional.
(IFRJ - CAMPUS MESQUITA, 2025)O curso Técnico de Enfermagem tem como eixo tecnológico, ambiente e saúde, possuindo carga horária mínima de mil e duzentas (1.200) horas, com duração média de dois anos e meio. Podendo haver estágio curricular ... -
Memórias em evidência: contribuições para a formação omnilateral de servidores do Centro de Educação Profissional em Tecnologia da Informação (CPTI Petrópolis).
(IFRJ - CAMPUS MESQUITA, 2025)A presente pesquisa se propôs a contribuir para a formação omnilateral de servidores do Centro de Educação Profissional em Tecnologia da Informação (CPTI Petrópolis) por meio do resgate, da preservação e da propagação ... -
A formação e o resgate da memória institucional como ferramentas de reflexão para a atuação do técnico-administrativo em educação (TAE) no campus Niterói do Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ).
(IFRJ - CAMPUS MESQUITA, 2025)O tema dessa pesquisa é a formação e o resgate da memória institucional como ferramentas de reflexão para a atuação do Técnico-Administrativo em Educação (TAE) do Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ). Como o TAE ... -
Role Playing Game (RPG) na educação profissional: uma prática educativa para a formação com foco no mundo do trabalho.
(IFRJ - CAMPUS MESQUITA, 2023)Diante das complexas relações sociais do século XXI, moldadas pelo sistema capitalista, esta pesquisa buscou contribuir para a trajetória social de alunos da Educação Profissional e Tecnológica (EPT), abordando os conceitos ... -
Letramento acadêmico para a ética em pesquisa na educação profissional e tecnológica.
(IFRJ - CAMPUS MESQUITA, 2025)A presente pesquisa, originada na prática cotidiana de secretariado em um Comitê de Ética em Pesquisa (CEP), foi motivado pela observação das dificuldades enfrentadas por pesquisadores do Mestrado Profissional em Educação ... -
Contribuições para a formação integral dos estudantes do curso técnico de logística da FAETEC Imbariê por meio do ensino sobre propriedade intelectual.
(IFRJ - CAMPUS MESQUITA, 2025)Na linha de pesquisa de práticas educativas em educação profissional e tecnológica, a dissertação teve como objetivo contribuir para a formação integral dos alunos do Curso Técnico de Logística da FAETEC Imbariê por meio ... -
Projeto inclusivo de desenho: uma proposta para a formação humana e integral dos estudantes com e sem deficiência visual no Colégio Pedro II.
(IFRJ - CAMPUS MESQUITA, 2025)A presente pesquisa teve como objetivo auxiliar no processo de inclusão de estudantes com e sem deficiência visual na disciplina de Desenho, realizada no Colégio Pedro II, em Realengo. Para contribuir com esse processo, ... -
A proteção de dados no contexto da formação no trabalho para a melhoria do departamento de administração e registros acadêmicos (DERAC) no campus Maracanã do Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET/RJ).
(IFRJ - CAMPUS MESQUITA, 2025)Tendo em vista a necessidade de formação jurídica para o exercício das funções dos servidores Técnicos Administrativos em Educação (TAEs) que atuam no Departamento de Administração e Registros Acadêmicos (DERAC) do Centro ... -
Valorizando e estimulando o trabalho dos tradutores e intérpretes de Língua Brasileira de Sinais e Língua Portuguesa do Instituto Federal do Rio de Janeiro: uma pesquisa sobre visibilidade e esclarecimento.
(IFRJ - CAMPUS MESQUITA, 2024)A presente dissertação, como parte do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT), tem como objetivo analisar as principais características do trabalho dos Tradutores e Intérpretes de Língua ... -
Ensino, pesquisa, extensão e cultura na formação do trabalho docente na carreira do ensino básico técnico e tecnológico: um website in(formativo).
(IFRJ - CAMPUS MESQUITA, 2024)A pesquisa em questão buscou analisar os pilares da indissociabilidade: ensino, pesquisa e extensão, considerando as bases conceituais da Educação Profissional e Tecnológica (EPT), e contribuir para a conscientização ... -
Empreendedorismo na Educação Profissional e Tecnológica: análise de uma oficina para o desenvolvimento de competências empreendedoras.
(IFRJ - CAMPUS MESQUITA, 2025)A educação empreendedora tem se destacado como uma abordagem importante no contexto educacional, baseada na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, que estabelece que a educação, sendo papel da família e do Estado, ... -
Por uma educação integral e inclusiva de estudantes com transtorno do espectro autista: contribuição para os profissionais da CONAPNE.
(IFRJ - CAMPUS MESQUITA, 2024)A educação profissional se desenvolveu no Brasil sob o paradigma de um ensino tecnicista, instrumental, pragmático, estático e moldável para atender às demandas do modo de produção capitalista. Ao longo da nossa história, ...