Teses e Dissertações: Recent submissions
Itens para a visualização no momento 21-40 of 111
-
Odores e aromas: uma abordagem investigativa e interdisciplinar no ensino de ciências
(IFRJ Campus Nilópolis, 2024)A implantação da Base Nacional Comum Curricular trouxe desafios para os docentes, no sentido de organizar novos itinerários formativos e definir formas de abordar os conteúdos selecionados, tornando necessária a reflexão ... -
Ensino de ciências em uma escola na prisão : o fanzine como recurso didático
(IFRJ - CAMPUS NILÓPOLIS, 2024)Produto educacional da dissertação: DELGADO, Fábio da Silva Prado. Ensino de ciências em uma escola na prisão: o fanzine como recurso didático. Orientador: Eline Deccache-Maia. 2024. 115 f. Dissertação (Mestrado Profissional ... -
Ensino de ciências em uma escola na prisão : o fanzine como recurso didático
(IFRJ - CAMPUS NILÓPOLIS, 2024)Lecionar em uma escola localizada em uma Unidade Prisional na modalidade Educação de Jovens e Adultos é um desafio diário, pois o modelo de educação aplicado em uma escola na prisão é o mesmo que o aplicado nas escolas ... -
Coronaover : oportunizando a alfabetização científica por intermédio de um jogo digital
(IFRJ - CAMPUS NILÓPOLIS, 2024)Produto educacional da dissertação: DUTTON, Dayenne. Coronaover: oportunizando a alfabetização científica por intermédio de um jogo digital. Orientador: Valéria da Silva Vieira. 2024. 81 f. Dissertação (Mestrado Profissional ... -
Coronaover : oportunizando a alfabetização científica por intermédio de um jogo digital
(IFRJ - CAMPUS NILÓPOLIS, 2024)A pandemia revelou um distanciamento da ciência por parte da população. Tratamentos inexistentes ou ineficazes para a doença e a desconfiança em relação à vacina ainda ecoam no imaginário de muitas pessoas. O objetivo da ... -
Saberes milenares para o ensino da física contemporânea : proposta de sequência didática
(IFRJ - CAMPUS NILÓPOLIS, 2024)Produto educacional da dissertação: MOURA, Rafael Tomé de. Um episódio da história a partir de uma perspectiva decolonial: o ensino da força de atrito em um curso a distância de graduação. Orientador: Maria Cristiane do ... -
Um episódio da história a partir de uma perspectiva decolonial : o ensino da força de atrito em um curso a distância de graduação
(IFRJ - CAMPUS NILÓPOLIS, 2024)A partir do momento que entramos na escola, somos conduzidos a aprender e entender a ciência direcionada às produções e conceitos científicos ocidentais. Sendo assim, têm-se a impressão de que toda criação intelectual ... -
Sentindo as estrelas : possibilidades para pessoas com deficiência visual explorarem o universo
(IFRJ - CAMPUS NILÓPOLIS, 2024)Produto educacional da dissertação: BARROS, Raquel. Acessibilidade e inclusão: divulgando a ciência em museus por meio do planetário para pessoas com deficiência visual. Orientador: Eline Deccache-Maia. 2024. 95 f. Dissertação ... -
Acessibilidade e inclusão : divulgando a ciência em museus por meio do planetário para pessoas com deficiência visual
(IFRJ - CAMPUS NILÓPOLIS, 2024)Embora o tema acessibilidade em museus e centros de ciências não seja algo dos tempos atuais, há muito o que discutir, visto que já não é mais um interesse único daqueles com deficiências, os profissionais que trabalham ... -
Cartilha : desvelando o texto fílmico de produções audiovisuais sobre mudanças climáticas
(IFRJ - CAMPUS NILÓPOLIS, 2024)Produto educacional da dissertação: MONTEIRO, Sílvia Pinto. Vídeos do Youtube sobre mudanças climáticas: produção de uma cartilha a partir da sua análise fílmica. Orientador: Marcus Vinícius da Silva Pereira. 2024. 84 f. ... -
Vídeos do Youtube sobre mudanças climáticas : produção de uma cartilha a partir de sua análise fílmica
(IFRJ - CAMPUS NILÓPOLIS, 2024)O crescente desenvolvimento de tecnologias digitais de informação e comunicação vem criando novos desafios em todos os campos, sociais, científicos e econômicos 3 e a escola, o ensino e a educação não ficam fora dessa ... -
Mini-histórias de uma educação infantil desemparedada
(IFRJ - CAMPUS NILÓPOLIS, 2024)Produto educacional da dissertação: SOUZA, Daiane Antonio dos Santos. Educação infantil e a questão ambiental: uma pesquisa com mini-histórias numa escola municipal carioca. Orientador: Alexandre Maia Bomfim. 2024. 70 f. ... -
Educação infantil e a questão ambiental : uma pesquisa com mini-histórias numa escola municipal carioca
(IFRJ - CAMPUS NILÓPOLIS, 2024)Esta dissertação possui como objetivo analisar e cultivar a relação entre a Educação Infantil e a natureza, enfatizando como experiências ao ar livre aproxima a Educação Ambiental Crítica, especialmente no contexto ... -
Explorando os caminhos dos alimentos : Oficina Interativa para inclusão de estudantes com Transtorno do Espectro Autista nas aulas de ciências
(IFRJ Campus Nilópolis, 2024)Produto educacional da dissertação: PINTO, Maria José Barbosa. Explorando os caminhos dos alimentos: Oficina Interativa para o ensino de ciências de estudantes com Transtorno do Espectro Autista. Orientador: Grazielle ... -
Explorando os caminhos dos alimentos : Oficina Interativa para o ensino de ciências de estudantes com Transtorno do Espectro Autista
(IFRJ - CAMPUS NILÓPOLIS, 2024)Esta pesquisa tem por objetivo analisar as contribuições de um recurso didático pedagógico, sob a forma de oficinas interativas, no ensino de Ciências da Natureza, com foco na temática Vida e Evolução, para a aprendizagem, ... -
Uma ponte entre aula-passeio : o museu de ciências e a escola
(IFRJ - CAMPUS NILÓPOLIS, 2024)Produto educacional da dissertação: TAVEIROS, Elizabeth Martins Tavares. Formação inicial de professores como uma ponte entre o museu de ciências e a escola. Orientador: Grazielle Rodrigues Pereira. 2024. 84 f. Dissertação ... -
Formação inicial de professores como uma ponte entre o museu de ciências e a escola
(IFRJ Campus Nilópolis, 2024)A aproximação entre comunidade escolar e os espaços não formais de educação, por meio das visitas dos alunos, podem criar a vontade de explorar, descobrir e se inspirar. Tirar os alunos dos muros escolares é também uma ... -
Videoanálise de experimentos com pluviômetros associada à metodologia de instrução por colegas : uma sequência didática para o ensino de geometria
(IFRJ - CAMPUS NILÓPOLIS, 2024)Produto educacional da dissertação: NUNES, André Luis. Videoanálise de experimentos com pluviômetros associada à metodologia de instrução por colegas: uma sequência didática para o ensino de geometria. Orientador: Vitor ... -
Vídeoanálise de experimentos com pluviômetros associada à metodologia de instrução por colegas : uma sequência didática para ensino de geometria
(IFRJ - CAMPUS NILÓPOLIS, 2024)Nesta dissertação, apresentamos uma proposta de trabalho integradora dos conceitos de geometria com a videoanálise de experimentos com pluviômetros artesanais utilizando o software tracker, relacionando-o com a prototipagem ... -
Roteiro para visitas a museus : roteiro de visitação a museus de ciências na Baixada Fluminense
(IFRJ - CAMPUS NILÓPOLIS, 2024)Produto educacional da dissertação: SILVA, D. N. da. Entre museus de ciências e escolas: preparação de uma visita a um espaço museal na Baixada Fluminense. 2024. 88 f. Dissertação (Mestrado Profissional em ensino de ciências) ...