• português (Brasil)
    • English
    • español
  • português (Brasil) 
    • português (Brasil)
    • English
    • español
  • Entrar
Ver item 
  •   Página inicial
  • Trabalhos de Conclusão de Cursos
  • Trabalhos de Conclusão de Curso de Graduação
  • Ciências Biológicas
  • Ver item
  •   Página inicial
  • Trabalhos de Conclusão de Cursos
  • Trabalhos de Conclusão de Curso de Graduação
  • Ciências Biológicas
  • Ver item
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

JOGO DIDÁTICO COMO FACILITADOR DO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM EM CITOLOGIA

Thumbnail
Visualizar/Abrir
TRABALHO_DE_CONCLUSAO_DE_CURSO_AYLA DO CARMO_LIDIA ZANUTE.pdf (1.371Mb)
Data
2025
Autor
Carmo, Ayla Guerra do
Silva, Lídia Zanute Marques da
Metadata
Mostrar registro completo
Resumo
Resumo O ensino de Ciências Biológicas, especialmente em Citologia, enfrenta desafios à abstração de conceitos e à falta de engajamento dos estudantes. Os jogos didáticos surgem como uma alternativa promissora para tornar o aprendizado mais dinâmico e significativo, alinhando-se a teoria da aprendizagem significativa de Ausubel e a Base Nacional Comum Curricular. A revisão de literatura destaca que a ludicidade é essencial para o processo de ensino-aprendizagem, pois contribui para o desenvolvimento cognitivo, social e crítico dos alunos. O uso de jogos didáticos possibilita maior envolvimento dos estudantes, tornando o aprendizado mais interativo e prazeroso. Além disso, a carência de recursos nas escolas, como laboratórios e materiais didáticos, reforça a necessidade de estratégias inovadoras para o ensino de citologia. Como parte do trabalho foi desenvolvido o “Jogo das Organelas Celulares”, inspirado no “Jogo do Mico”. O jogo consiste em cartas com imagens e funções de organelas celulares, incentivando a memorização de forma interativa. Para avaliar a sua eficácia, um questionário foi aplicado a docentes de Ciências Biológicas, e os resultados indicaram aprovação geral, com destaque para a capacidade do jogo de despertar o interesse dos alunos e fortalecer positivamente o ensino do conteúdo proposto. Para concluir reforçamos que os jogos didáticos são uma estratégia valiosa para tornar o ensino de Biologia mais dinâmico e acessível. Além de auxiliar os estudantes na fixação do conteúdo, a experiência também contribui para a inovação na prática pedagógica.
URI
https://hdl.handle.net/20.500.12083/1612
Collections
  • Ciências Biológicas

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Entre em contato | Deixe sua opinião
Theme by 
Atmire NV
 

 

Navegar

Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntos

Minha conta

EntrarCadastro

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Entre em contato | Deixe sua opinião
Theme by 
Atmire NV