Democratizando a Ciência : Oficina Microscopia Caseira como Instrumento Pedagógico para uma Educação Ambiental Decolonial e Sustentável
Resumo
RESUMO
O Instituto Federal do Rio de Janeiro campus Pinheiral (IFRJ CPIN) está localizado em uma região historicamente marcada pela escravização e pelo desmatamento da Mata Atlântica, No IFRJ CPIN, o Laboratório Espaço Ecológico Educativo (EEcoE) se evidencia como um espaço não-formal de ensino integrando ensino, pesquisa, inovação e extensão. No EEcoE, a Laminoteca e o Jardim Sensorial Afrorrenciado e Indígena, em parceria com o Núcleo de Estudos Afro-brasileiro e Indígena (NEABI) do campus, oferecem atividades que possibilitam a conexão entre os conhecimentos acadêmicos e ancestrais acerca do uso das plantas nativas da região. Este trabalho objetivou realizar oficinas de microscopia caseira em escolas públicas como ferramenta didática para a educação ambiental decolonial e sustentável. Durante as oficinas, os estudantes foram convidados a explorar a biodiversidade de plantas na escola para coleta e troca de saberes acerca do uso das plantas. Em adição, foram apresentadas as plantas nativas presentes no Jardim Sensorial do EEcoE. Para a construção dos microscópios caseiros, foram utilizados materiais recicláveis, palitos de madeira e lentes provenientes de laser pointer ou lente esférica de válvulas de embalagens. A câmera do celular foi utilizada como ocular e as lanternas como fonte de luz. Foram utilizadas tiras de garrafa pet como lâminas. Como resultado, houve troca de conhecimentos acerca do uso de plantas nas oficinas e os participantes fizeram comentários positivos quanto à construção do microscópio e observação microscópica das plantas. O trabalho foi apresentado em eventos internacionais e nacionais. Como produto para divulgação científica, foi produzido um folder para a construção do microscópio caseiro e foram publicados capítulos de livro. O trabalho contribui em contexto social e educacional, ao oferecer metodologias inovadoras e acessíveis para o ensino de Ciências e Biologia em escolas públicas e contribui com a formação de professores. Alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), o trabalho contribuiu com uma abordagem pedagógica sustentável, decolonial, favorecendo um aprendizado crítico e ambientalmente consciente.