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Ações educativas na promoção do uso racional de medicamentos no ensino de jovens e adultos

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Talita Santos de Melo (666.9Kb)
Data
2025
Autor
Melo, Talita Santos de
Metadata
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Resumo
Este trabalho tem por objetivo analisar a importância de ações educativas no uso racional de medicamentos no enfrentamento da automedicação em escolas na Educação de Jovens e Adultos. O uso inadequado de medicamentos juntamente a automedicação tem sido um problema de saúde pública no Brasil, sendo um dos fatores a influência das industriais farmacêuticas. Alguns programas de educação em saúde vêm sendo utilizados como forma de ações voltadas para a promoção em saúde para o uso racional de medicamentos conforme a OMS define, abrangendo o assunto de automedicação e seus riscos, com o foco em ações educativas nas escolas envolvendo profissionais da educação e da saúde. Foi realizada uma revisão bibliográfica utilizando artigos do mecanismo virtual com base de dados SCIELO (Scientific Electronic Library online), BVS e Lilacs publicados nos últimos 17 anos. Os resultados evidenciam que ações educativas, como rodas de conversa, oficinas e atividades práticas, são eficazes para conscientizar os alunos da EJA sobre os riscos da automedicação e a importância do uso correto de medicamentos. A participação de profissionais da saúde, como farmacêuticos, e a integração entre educação e saúde são estratégias fundamentais para promover práticas mais seguras e responsáveis. É notório que a educação em saúde é uma ferramenta essencial para reduzir os impactos negativos do uso inadequado de medicamentos e promover o autocuidado.
URI
https://hdl.handle.net/20.500.12083/1467
Collections
  • Ciências da Saúde

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