Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANC) como instrumento pedagógico contextualizado ao território
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Data
2025Autor
Keller, Gabriela Maia
Vieira, Vitória de Souza
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RESUMO As Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANC), historicamente invisibilizadas, emergem como instrumento valioso para a construção de estratégias alimentares mais justas e sociobiodiversas. No contexto educacional, ainda pouco presentes, elas podem ser estratégias potenciais para um ensino contextualizado e crítico. Assim, o trabalho objetivou investigar e democratizar conhecimentos sobre PANC, de forma a integrar saberes tradicionais e científicos no contexto da educação básica, a partir da produção de materiais didáticos e de divulgação científica e uma sequência didática.
O presente trabalho foi realizado no Laboratório Espaço Ecológico Educativo (EEcoE), do IFRJ Campus Pinheiral, localizado no município de Pinheiral-RJ. Como metodologia foram elaborados materiais de divulgação científica e pedagógica sobre 20 espécies de PANC da coleção viva, denominada “PANCoteca”. Associados aos materiais, foi elaborada uma sequência didática investigativa sobra PANC, pensada como uma sugestão flexível que pode ser adaptada por educadores para diferentes etapas dos anos finais do ensino fundamental e médio. Foram produzidas placas explicativas interativas, com informações botânicas, ecológicas, nutricionais e culturais, acompanhadas de QR Codes, com tradução em braile. Também foram criados cards com informações detalhadas sobre as espécies, incluindo orientações de cultivo e uso culinário. Os materiais elaborados possibilitam o ensino de ciências de forma contextualizada ao território e interdisciplinar, conectando os estudantes à biodiversidade local e aos saberes tradicionais, possibilitando reflexão crítica sobre o modelo agroalimentar hegemônico. Esses produtos, assim como a PANCoteca tornam-se importantes instrumentos pedagógicos, na promoção e valorização da sociobiodiversidade, da segurança e da soberania alimentar, contribuindo para o desenvolvimento de uma educação mais inclusiva, participativa e engajada com os desafios socioambientais. A sequência didática elaborada possibilita a problematização do modelo agroalimentar dominante e da invisibilidade das PANC. Nas aulas busca-se integrar saberes científicos e tradicionais em uma abordagem crítica, contextualizada e interdisciplinar. A sequência foi composta por cinco encontros, contemplando: levantamento de saberes prévios, rodas de conversa e análise crítica de vídeos, atividades investigativas e sensoriais na PANCoteca com uso de materiais acessíveis e interativos, oficina culinária com uso de PANC e sistematização dos conhecimentos por meio de fichas de campo e mapas conceituais.
A proposta foi fundamentada nos princípios da Educação Ambiental Crítica e do ensino por investigação, promovendo reflexão, valorização da sociobiodiversidade e protagonismo estudantil.