Listar Ciências Humanas por título
Mostrando ítems 23-42 de 57
-
E o Educativo, onde está?: reflexões sobre presença e atuação do setor educacional dos museus nas plataformas digitais durante a pandemia do Covid-19
(IFRJ - CAMPUS NITERÓI, 2023)Este artigo visa apresentar o processo e os resultados de uma pesquisa que buscou compreender o fenômeno de migração das atividades educativas das instituições culturais do modo presencial para o virtual, no início da ... -
Educação digital: um levantamento de aplicativos voltados para o ensino de Biologia no ensino médio.
(IFRJ - CAMPUS NITERÓI, 2022)A tecnologia mostra-se cada vez mais presente nas dinâmicas sociais atuais, tornando-se essencial em diversos níveis de comunicação e favorecendo o desenvolvimento de novas perspectivas para a educação. A nova BNCC, partindo ... -
O ensino de disciplinas biomédicas voltado para alunos com deficiência visual: uma revisão sistemática.
(IFRJ - CAMPUS MESQUITA, 2024)O objetivo deste estudo consiste em conhecer como está o cenário das pesquisas sobre o ensino das disciplinas biomédicas voltado para alunos com deficiência visual. Para tanto, foi realizado um estudo do tipo Revisão ... -
Ensino remoto e os desafios da escola pública: um estudo de caso sobre a capacitação de professores do município do Rio de Janeiro no período emergencial
(IFRJ - CAMPUS NITERÓI, 2022)O presente artigo tem como objetivo geral analisar como se deu a capacitação dos professores da Rede Municipal de Educação do Rio de Janeiro em 2021 durante o ensino remoto. Com a pandemia da COVID-19 em 2020 e suas trágicas ... -
"Era uma vez... Ei! Cadê eu" - Percepções de Letramento Racial Crítico em livros de literatura infantil ofertadas pelo PNLD
(IFRJ - CAMPUS SÃO JOÃO DE MERITI, 2021)A atual pesquisa teve como objetivo analisar livros paradidáticos infantis para investigar de que maneira a literatura infantil, ofertada pelo Programa Nacional do Livro Didático, pode contribuir para a construção de ... -
Estudantes universitários com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade – Uma revisão da literatura sobre estratégias de ensino.
(IFRJ - CAMPUS MESQUITA, 2023)Este artigo trata de um levantamento bibliográfico sobre a discussão acadêmica das estratégias de ensino pensadas para alunos do Ensino Superior com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), com o objetivo ... -
A formação para tecnologias digitais em cursos de licenciaturas em Pedagogia do IFG - Campus Goiânia Oeste
(IFRJ - CAMPUS SÃO JOÃO DE MERITI, 2023)O intuito deste trabalho é investigar de que forma a disciplina ou abordagem da informática aplicada é integrada ao Projeto Pedagógico de Curso (PPC) de Licenciatura Plena em Pedagogia de uma instituição de Ensino ... -
A gestão pedagógica e a inserção das TDICs no ambiente escolar: um estudo de caso na Rede Municipal de Educação da cidade de Rio Bonito
(IFRJ - CAMPUS NITERÓI, 2022)A pesquisa aqui apresentada busca refletir sobre a inserção das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICS) no espaço escolar público, partindo da ideia de que tão importante quanto disponibilizar o acesso a ... -
Google Maps como ferramenta didática na promoção do pensamento geográfico
(IFRJ - CAMPUS NITERÓI, 2023)Os recursos tecnológicos estão cada vez mais presentes em nosso cotidiano e, nesse sentido, a escola tem o potencial de ser um local de contato e aprendizado crítico sobre essas ferramentas, a fim de formar cidadãos autônomos ... -
Grupos do Facebook aplicados ao processo de ensino-aprendizagem no Ensino Superior: uma revisão de escopo
(IFRJ - CAMPUS NITERÓI, 2023)O presente trabalho tem como proposta analisar os usos de grupos do Facebook para fins educacionais no ensino superior, a partir das evidências científicas apresentas em estudos utilizando esta mídia social. Especificamente, ... -
Hack[ando] a floresta: educação, ciência e natureza: abordagens transdisciplinares na aprendizagem tecnológica
(IFRJ - CAMPUS NITERÓI, 2023)Este é um relato de experiência sobre a atividade transdisciplinar Hack[ando] a Floresta e análise de sua metodologia sob a ótica de três pensadores da educação: Daniel Munduruku, Moacir Gadotti e Edgar Morin. Nossa proposta ... -
Incluindo para incluir, uma Oficina Educacional para profissionais da Educação.
(IFRJ - CAMPUS MESQUITA, 2023)A presente pesquisa se originou do cotidiano vivenciado no Espaço de Desenvolvimento Infantil (EDI) Hélia Lúcia Moreno Ferreira, localizado no Bairro de Costa Barros, sob responsabilidade da 6a Coordenadoria Regional ... -
Jogo matemático para auxiliar no aprendizado de números inteiros com foco em alunos com discalculia.
(IFRJ - CAMPUS MESQUITA, 2024)Muito se tem discutido sobre as dificuldades enfrentadas pelos alunos em relação à matemática. Os exames revelam baixos índices de eficiência na disciplina, o que tem posicionado o Brasil em patamares desfavoráveis nos ... -
Letramento versus literacia: forças em disputa pelo projeto de alfabetização no Brasil
(IFRJ - CAMPUS SÃO JOÃO DE MERITI, 2021)A ação de ler e escrever são indispensáveis para o ato da cidadania em sociedades letradas. Desse modo, a política de alfabetização de um país é de suma importância para a contribuição do domínio do código letrado. O ... -
O livro digital como instrumento educativo no ensino das linguagens visuais
(IFRJ - CAMPUS NITERÓI, 2022)Este artigo parte de reflexões sobre o lugar que os livros ocupam atualmente na vida e na formação dos estudantes, diante das novas tecnologias de informação e comunicação. A pesquisa buscou compreender como desenvolver ... -
Memorial descritivo: Jogo "A Caçada Dourada": Tecnologia de prática educativa para crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA).
(IFRJ - CAMPUS MESQUITA, 2024)O presente memorial descritivo tem como objetivo detalhar os passos da produção do jogo de tabuleiro educativo “Caçada Dourada” com a principal temática a ali- mentação, direcionado para crianças com Transtorno do Espectro ... -
O mito da Matemática para poucos: uma pesquisa bibliográfica sobre as relações entre Neurociências, Neuroeducação e Matemática.
(IFRJ - CAMPUS MESQUITA, 2023)A crença de que nem todos são capazes de aprender Matemática tem levado, frequentemente, muitos a desistirem de ao menos tentar se aproximar dessa disciplina. Nesse contexto, o atual estudo buscou proporcionar indicações ... -
Módulo "visão" da exposição "Neurosensações" e fundamentos da aprendizagem baseada em problemas: uma combinação possível como prática metodológica no Ensino de Química.
(IFRJ - CAMPUS MESQUITA, 2022)Mesmo estando no século XXI, ainda se observa, em muitas salas de aula, um ensino tradicional, descontextualizado e ineficaz em envolver o aluno como protagonista em seu processo de aprendizagem. Práticas pedagógicas, ... -
Narrativas do professor em tempos de pandemia: a ressignificação do trabalho docente
(IFRJ - CAMPUS NITERÓI, 2022)O presente estudo tem o objetivo de refletir sobre o trabalho docente e as novas relações laborais estabelecidas durante a pandemia da Covid-19 através das narrativas dos professores. Para a elaboração da pesquisa, foi ... -
A Neurociência Cognitiva e a Alfabetização de Crianças com Transtornos de Aprendizagem: Uma Proposta de Sequência Didática
(IFRJ - CAMPUS MESQUITA, 2023)Este trabalho apresenta uma Sequência Didática, considerando as contribuições da Neurociência Cognitiva que podem facilitar o processo de alfabetização de crianças com Transtornos de Aprendizagem. A pesquisa se trata de ...