Mostrar registro simples

dc.date.accessioned2024-09-09T13:17:14Z
dc.date.available2024-09-09T13:17:14Z
dc.date.issued2021-06-17
dc.identifier.citationSANTOS, Danilo Minto dos. Experimentação problematizadora no ensino de química: uma proposta de material didático para professores. Duque de Caxias, RJ: IFRJ, 2021. 74f. Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) - Instituto Federal do Rio de Janeiro, Campus Duque de Caxias. Licenciatura em Química.pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/20.500.12083/1083
dc.description.abstractPara o ensino de Química as atividades experimentais são de grande importância como recurso didático para construir conceitos científicos, principalmente quando ao lado delas há a mediação do professor para desenvolver um espírito investigativo, pois assim promove o interesse e autonomia para os estudantes resolverem problemas diários. A experimentação problematizadora é uma metodologia ativa que busca garantir que os alunos tenham uma formação voltada para a cidadania, ao valorizar os conhecimentos prévios que possuem e confrontá-los com os conceitos científicos aceitos. O presente estudo teve por objetivo desenvolver um material didático, no formato de uma apostila, com experimentos problematizados voltados para professores. Trata-se de uma pesquisa qualitativa em que os resultados consideram os contextos socioculturais. O público alvo foram os professores de Química Geral do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, campus Duque de Caxias. Para a coleta de dados foi utilizado um questionário on-line, desenvolvido pela plataforma do Google Formulários com perguntas abertas e fechadas. Os resultados apontam que os professores participantes da pesquisa consideram que a experimentação é uma importante estratégia de ensino de Química ao promover interesse e aprendizado nos estudantes. No entanto, os professores informaram que estão pouco preparados para abordar a experimentação problematizadora em suas aulas e que um material didático pode ser essencial para auxiliá-los. As respostas dos professores sobre como funciona a experimentação problematizadora apontam que a apostila foi capaz de contribuir para a formação continuada desses professores.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherIFRJ, Campus Duque de Caxiaspt_BR
dc.subjectQuímica - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectEnsino de química - Experimentaçãopt_BR
dc.subjectQuímica - Metodologiapt_BR
dc.subjectLicenciatura em Química - Campus Duque de Caxiaspt_BR
dc.titleExperimentação problematizadora no ensino de química: uma proposta de material didático para professores.pt_BR
dc.contributor.authorSantos, Danilo Minto dos
dc.typeTCCpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples