Experimentação problematizadora no ensino de química: uma proposta de material didático para professores.
Abstract
Para o ensino de Química as atividades experimentais são de grande importância
como recurso didático para construir conceitos científicos, principalmente quando ao
lado delas há a mediação do professor para desenvolver um espírito investigativo,
pois assim promove o interesse e autonomia para os estudantes resolverem
problemas diários. A experimentação problematizadora é uma metodologia ativa que
busca garantir que os alunos tenham uma formação voltada para a cidadania, ao
valorizar os conhecimentos prévios que possuem e confrontá-los com os conceitos
científicos aceitos. O presente estudo teve por objetivo desenvolver um material
didático, no formato de uma apostila, com experimentos problematizados voltados
para professores. Trata-se de uma pesquisa qualitativa em que os resultados
consideram os contextos socioculturais. O público alvo foram os professores de
Química Geral do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de
Janeiro, campus Duque de Caxias. Para a coleta de dados foi utilizado um
questionário on-line, desenvolvido pela plataforma do Google Formulários com
perguntas abertas e fechadas. Os resultados apontam que os professores
participantes da pesquisa consideram que a experimentação é uma importante
estratégia de ensino de Química ao promover interesse e aprendizado nos
estudantes. No entanto, os professores informaram que estão pouco preparados para
abordar a experimentação problematizadora em suas aulas e que um material didático
pode ser essencial para auxiliá-los. As respostas dos professores sobre como
funciona a experimentação problematizadora apontam que a apostila foi capaz de
contribuir para a formação continuada desses professores.
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