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dc.date.accessioned2024-09-03T17:23:04Z
dc.date.available2024-09-03T17:23:04Z
dc.date.issued2018-06-28
dc.identifier.citationCOSTA, Pamela Roberta Alves da. Contextualização da ciência forense no ensino de química: uma oficina temática no curso médio/técnico de química. Duque de Caxias, RJ: IFRJ, 2018. 64f. Trabalho de Conclusão de Curso - Instituto Federal do Rio de Janeiro, Campus Duque de Caxias. Licenciatura em Química.pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/20.500.12083/1051
dc.description.abstractA ciência forense é uma área multidisciplinar que envolve a física, a biologia, a matemática, a química e outras áreas de fronteira a fim de dar suporte nas investigações criminais e civis. Por meio dos noticiários, filmes e, principalmente, das séries os cidadãos estão tendo maior aproximação quanto às técnicas e aplicabilidades que esta ciência pode atuar. Partindo desta observação, o presente trabalho tem por objetivo utilizar a ciência forense, mais especificamente, a química forense como temática para contextualizar alguns conceitos de química. Foram escolhidos alunos do 5° período do curso médio/técnico de Química, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro campus Duque de Caxias. A escolha destes alunos foi feita com a ideia de oferecer-lhes uma aprendizagem diferenciada do cotidiano, a qual estão habituados dentro sala de aula. Inicialmente foi passado um questionário aberto para avaliar de forma subjetiva seus conhecimentos a cerca do tema proposto e em seguida eles assistiram um trecho do episódio da série CSI (Crime Scene Investigation). Após serem questionados em relação a algumas partes do episódio, foram-lhes apresentados por meio de uma apresentação em PowerPoint os seguintes tópicos: o que é ciência forense, a sua origem, o que é química forense, como se analisa a cena de um crime, quem está presente na cena do crime, algumas técnicas utilizadas para desvendá-lo e casos reais noticiados na TV que foram resolvidos utilizando a ciência forense. Alguns experimentos foram realizados e durante as práticas foi sendo explicado os conceitos químicos ali envolvidos. Por fim, eles tiveram que propor uma possível resolução para a cena do crime exposta em sala de aula, e responderam um questionário aberto para avaliar a satisfação ou não do trabalho participado. Com a avaliação das respostas obtidas com os questionários observou-se que apesar dos alunos estarem fazendo um curso de química, alguns não gostam de estudar esta disciplina ou ainda estão em dúvidas, e que, depois desta metodologia proposta, estes conseguiram compreender melhor os conceitos químicos abordados e ver que a química não é uma matéria isolada da sociedade, muito pelo contrário, ela é bastante útil para os seres humanos e a natureza.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherIFRJ, Campus Duque de Caxiaspt_BR
dc.subjectCiência forense – Químicapt_BR
dc.subjectQuímica – Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectQuímica – Ensino médiopt_BR
dc.subjectLicenciatura em química - Campus Duque de Caxiaspt_BR
dc.titleContextualização da Ciência Forense no Ensino de Química: Uma Oficina Temática no Curso Médio/técnico de Química.pt_BR
dc.contributor.authorCosta, Pamela Roberta Alves da
dc.typeTCCpt_BR


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