• português (Brasil)
    • English
    • español
  • español 
    • português (Brasil)
    • English
    • español
  • Login
Ver ítem 
  •   DSpace Principal
  • Trabalhos de Conclusão de Cursos
  • Trabalhos de Conclusão de Curso de Graduação
  • Ciências Exatas e da Terra
  • Ver ítem
  •   DSpace Principal
  • Trabalhos de Conclusão de Cursos
  • Trabalhos de Conclusão de Curso de Graduação
  • Ciências Exatas e da Terra
  • Ver ítem
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

Contextualização da Ciência Forense no Ensino de Química: Uma Oficina Temática no Curso Médio/técnico de Química.

Thumbnail
Ver/
Pamela Roberta Alves da Costa.pdf (1.321Mb)
Fecha
2018-06-28
Autor
Costa, Pamela Roberta Alves da
Metadatos
Mostrar el registro completo del ítem
Resumen
A ciência forense é uma área multidisciplinar que envolve a física, a biologia, a matemática, a química e outras áreas de fronteira a fim de dar suporte nas investigações criminais e civis. Por meio dos noticiários, filmes e, principalmente, das séries os cidadãos estão tendo maior aproximação quanto às técnicas e aplicabilidades que esta ciência pode atuar. Partindo desta observação, o presente trabalho tem por objetivo utilizar a ciência forense, mais especificamente, a química forense como temática para contextualizar alguns conceitos de química. Foram escolhidos alunos do 5° período do curso médio/técnico de Química, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro campus Duque de Caxias. A escolha destes alunos foi feita com a ideia de oferecer-lhes uma aprendizagem diferenciada do cotidiano, a qual estão habituados dentro sala de aula. Inicialmente foi passado um questionário aberto para avaliar de forma subjetiva seus conhecimentos a cerca do tema proposto e em seguida eles assistiram um trecho do episódio da série CSI (Crime Scene Investigation). Após serem questionados em relação a algumas partes do episódio, foram-lhes apresentados por meio de uma apresentação em PowerPoint os seguintes tópicos: o que é ciência forense, a sua origem, o que é química forense, como se analisa a cena de um crime, quem está presente na cena do crime, algumas técnicas utilizadas para desvendá-lo e casos reais noticiados na TV que foram resolvidos utilizando a ciência forense. Alguns experimentos foram realizados e durante as práticas foi sendo explicado os conceitos químicos ali envolvidos. Por fim, eles tiveram que propor uma possível resolução para a cena do crime exposta em sala de aula, e responderam um questionário aberto para avaliar a satisfação ou não do trabalho participado. Com a avaliação das respostas obtidas com os questionários observou-se que apesar dos alunos estarem fazendo um curso de química, alguns não gostam de estudar esta disciplina ou ainda estão em dúvidas, e que, depois desta metodologia proposta, estes conseguiram compreender melhor os conceitos químicos abordados e ver que a química não é uma matéria isolada da sociedade, muito pelo contrário, ela é bastante útil para os seres humanos e a natureza.
URI
https://hdl.handle.net/20.500.12083/1051
Colecciones
  • Ciências Exatas e da Terra

Ítems relacionados

Mostrando ítems relacionados por Título, autor o materia.

  • Racismo Ambiental no Ensino de Química: Produção de recursos didáticos acessíveis para alunos com deficiência visual 

    Nascimento, Camila de Faria (IFRJ - CAMPUS DUQUE DE CAXIAS, 2023)
    A deficiência visual é aquela com maior predominância na população brasileira. Alunos com deficiência visual têm direito a uma educação inclusiva e para isso de fato acontecer, necessitam de infraestrutura escolar no que ...
  • A química verde na formação de professores: um estudo sobre as disciplinas de química e o PCK dos docentes do curso de licenciatura em química do IFRJ campus Duque de Caxias 

    Lopes, Jose Victor Pereira (2023-07-13)
    A Química Verde (QV) é uma área da Química que surge devido a necessidade de propostas de novas rotas reacionais menos agressivas ao ecossistema. O recente campo de ensino em QV se origina de modo a colaborar com a ...
  • Justiça ambiental e abordagens CTS: um diálogo possível: proposta de sequência didática para o ensino de química 

    Ferreira, Erica Maia (2023-07-11)
    O movimento por justiça ambiental busca promover a divisão igualitária dos danos ambientais, é importante que a temática seja discutida na educação básica. No entanto, analisando as publicações em revistas e eventos ...

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Contacto | Sugerencias
Theme by 
Atmire NV
 

 

Listar

Todo DSpaceComunidades & ColeccionesPor fecha de publicaciónAutoresTítulosMateriasEsta colecciónPor fecha de publicaciónAutoresTítulosMaterias

Mi cuenta

AccederRegistro

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Contacto | Sugerencias
Theme by 
Atmire NV