Contextualização da Ciência Forense no Ensino de Química: Uma Oficina Temática no Curso Médio/técnico de Química.
Abstract
A ciência forense é uma área multidisciplinar que envolve a física, a biologia, a
matemática, a química e outras áreas de fronteira a fim de dar suporte nas
investigações criminais e civis. Por meio dos noticiários, filmes e, principalmente, das
séries os cidadãos estão tendo maior aproximação quanto às técnicas e
aplicabilidades que esta ciência pode atuar. Partindo desta observação, o presente
trabalho tem por objetivo utilizar a ciência forense, mais especificamente, a química
forense como temática para contextualizar alguns conceitos de química. Foram
escolhidos alunos do 5° período do curso médio/técnico de Química, do Instituto
Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro campus Duque de
Caxias. A escolha destes alunos foi feita com a ideia de oferecer-lhes uma
aprendizagem diferenciada do cotidiano, a qual estão habituados dentro sala de
aula. Inicialmente foi passado um questionário aberto para avaliar de forma subjetiva
seus conhecimentos a cerca do tema proposto e em seguida eles assistiram um
trecho do episódio da série CSI (Crime Scene Investigation). Após serem
questionados em relação a algumas partes do episódio, foram-lhes apresentados
por meio de uma apresentação em PowerPoint os seguintes tópicos: o que é ciência
forense, a sua origem, o que é química forense, como se analisa a cena de um
crime, quem está presente na cena do crime, algumas técnicas utilizadas para
desvendá-lo e casos reais noticiados na TV que foram resolvidos utilizando a ciência
forense. Alguns experimentos foram realizados e durante as práticas foi sendo
explicado os conceitos químicos ali envolvidos. Por fim, eles tiveram que propor uma
possível resolução para a cena do crime exposta em sala de aula, e responderam
um questionário aberto para avaliar a satisfação ou não do trabalho participado.
Com a avaliação das respostas obtidas com os questionários observou-se que
apesar dos alunos estarem fazendo um curso de química, alguns não gostam de
estudar esta disciplina ou ainda estão em dúvidas, e que, depois desta metodologia
proposta, estes conseguiram compreender melhor os conceitos químicos abordados
e ver que a química não é uma matéria isolada da sociedade, muito pelo contrário,
ela é bastante útil para os seres humanos e a natureza.
Collections
Related items
Showing items related by title, author, creator and subject.
-
Racismo Ambiental no Ensino de Química: Produção de recursos didáticos acessíveis para alunos com deficiência visual
Nascimento, Camila de Faria (IFRJ - CAMPUS DUQUE DE CAXIAS, 2023)A deficiência visual é aquela com maior predominância na população brasileira. Alunos com deficiência visual têm direito a uma educação inclusiva e para isso de fato acontecer, necessitam de infraestrutura escolar no que ... -
A química verde na formação de professores: um estudo sobre as disciplinas de química e o PCK dos docentes do curso de licenciatura em química do IFRJ campus Duque de Caxias
Lopes, Jose Victor Pereira (2023-07-13)A Química Verde (QV) é uma área da Química que surge devido a necessidade de propostas de novas rotas reacionais menos agressivas ao ecossistema. O recente campo de ensino em QV se origina de modo a colaborar com a ... -
Justiça ambiental e abordagens CTS: um diálogo possível: proposta de sequência didática para o ensino de química
Ferreira, Erica Maia (2023-07-11)O movimento por justiça ambiental busca promover a divisão igualitária dos danos ambientais, é importante que a temática seja discutida na educação básica. No entanto, analisando as publicações em revistas e eventos ...