Mostrar registro simples

dc.date.accessioned2024-08-28T17:12:17Z
dc.date.available2024-08-28T17:12:17Z
dc.date.issued2018
dc.identifier.citationVIEIRA, Camille Delfino. Kits experimentais de baixo custo para o ensino de química: uma proposta para escolas da rede pública. 109 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química), Instituto Federal do Rio de Janeiro, Duque de Caxias, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/20.500.12083/1015
dc.description.abstractTradicionalmente, a apresentação dos conceitos de química vem sendo feita de maneira abstrata e desvinculada da realidade dos estudantes, ocasionando um desinteresse em aprender. Educadores têm proposto diferentes estratégias na área de ensino de química, tentando diminuir a distância entre a teoria apresentada em sala de aula e a prática. A experimentação vem sendo uma ferramenta eficiente no processo de construção do conhecimento do estudante, porém muitas escolas não possuem laboratório, e quando o possuem, o mesmo é utilizado como depósito ou ainda como uma sala de aula comum. Desejando expor uma química que faça sentido aos estudantes, este trabalho apresentou a criação e a análise de um material educacional voltado para a experimentação em aulas de química do primeiro ano do Ensino Médio, baseado no uso de atividades experimentais problematizadoras que se fundamentam no uso de materiais de baixo custo e fácil acesso. O material é composto de roteiros experimentais para o aluno e o professor, além dos kits com vidrarias e equipamentos. Os roteiros foram criados a partir de pesquisas sobre experimentos já realizados e bem recorrentes nas salas de aula. O diferencial está na apresentação, com uma linguagem informal, apresentando questionamentos, fazendo com que os estudantes reflitam e montem estratégias para solucionar o problema apresentado. A análise do material foi feita através de questionários semiestruturados respondidos por professores de química e pelos alunos, após a aplicação do mesmo nas escolas. A partir das respostas dos professores, concluiu-se que o material se apresenta de forma precisa, problematizadora e coerente com os assuntos trabalhados no primeiro ano do ensino médio e que todos utilizariam o material como forma de apoio em suas aulas. De acordo com os relatos dos alunos, percebeu-se que os mesmos julgam a experimentação como um elemento importante para auxiliar na compreensão dos conteúdos abordados em sala, e que o material proposto contribuiu para a melhor assimilação dos tópicos abordados.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherIFRJ - CAMPUS DUQUE DE CAXIASpt_BR
dc.subjectQuímica (Ensino médio) - Estudo e ensino.pt_BR
dc.subjectQuímica (Ensino médio) - Prática de Ensinopt_BR
dc.subjectDidáticapt_BR
dc.subjectQuímica - Experiênciaspt_BR
dc.subjectLicenciatura em química - Campus Duque de Caxias.pt_BR
dc.titleKits experimentais de baixo custo para o ensino de química: uma proposta para escolas da rede pública.pt_BR
dc.contributor.authorVieira, Camille Delfino
dc.typeTCCpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples