dc.date.accessioned | 2024-08-28T17:12:17Z | |
dc.date.available | 2024-08-28T17:12:17Z | |
dc.date.issued | 2018 | |
dc.identifier.citation | VIEIRA, Camille Delfino. Kits experimentais de baixo custo para o ensino de química: uma proposta para escolas da rede pública. 109 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química), Instituto Federal do Rio de Janeiro, Duque de Caxias, 2018. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/20.500.12083/1015 | |
dc.description.abstract | Tradicionalmente, a apresentação dos conceitos de química vem sendo feita de maneira
abstrata e desvinculada da realidade dos estudantes, ocasionando um desinteresse em
aprender. Educadores têm proposto diferentes estratégias na área de ensino de química,
tentando diminuir a distância entre a teoria apresentada em sala de aula e a prática. A
experimentação vem sendo uma ferramenta eficiente no processo de construção do
conhecimento do estudante, porém muitas escolas não possuem laboratório, e quando o
possuem, o mesmo é utilizado como depósito ou ainda como uma sala de aula comum.
Desejando expor uma química que faça sentido aos estudantes, este trabalho apresentou
a criação e a análise de um material educacional voltado para a experimentação em aulas
de química do primeiro ano do Ensino Médio, baseado no uso de atividades
experimentais problematizadoras que se fundamentam no uso de materiais de baixo
custo e fácil acesso. O material é composto de roteiros experimentais para o aluno e o
professor, além dos kits com vidrarias e equipamentos. Os roteiros foram criados a partir
de pesquisas sobre experimentos já realizados e bem recorrentes nas salas de aula. O
diferencial está na apresentação, com uma linguagem informal, apresentando
questionamentos, fazendo com que os estudantes reflitam e montem estratégias para
solucionar o problema apresentado. A análise do material foi feita através de
questionários semiestruturados respondidos por professores de química e pelos alunos,
após a aplicação do mesmo nas escolas. A partir das respostas dos professores,
concluiu-se que o material se apresenta de forma precisa, problematizadora e coerente
com os assuntos trabalhados no primeiro ano do ensino médio e que todos utilizariam o
material como forma de apoio em suas aulas. De acordo com os relatos dos alunos,
percebeu-se que os mesmos julgam a experimentação como um elemento importante
para auxiliar na compreensão dos conteúdos abordados em sala, e que o material
proposto contribuiu para a melhor assimilação dos tópicos abordados. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | IFRJ - CAMPUS DUQUE DE CAXIAS | pt_BR |
dc.subject | Química (Ensino médio) - Estudo e ensino. | pt_BR |
dc.subject | Química (Ensino médio) - Prática de Ensino | pt_BR |
dc.subject | Didática | pt_BR |
dc.subject | Química - Experiências | pt_BR |
dc.subject | Licenciatura em química - Campus Duque de Caxias. | pt_BR |
dc.title | Kits experimentais de baixo custo para o ensino de química: uma proposta para escolas da rede pública. | pt_BR |
dc.contributor.author | Vieira, Camille Delfino | |
dc.type | TCC | pt_BR |