Kits experimentais de baixo custo para o ensino de química: uma proposta para escolas da rede pública.
Resumen
Tradicionalmente, a apresentação dos conceitos de química vem sendo feita de maneira
abstrata e desvinculada da realidade dos estudantes, ocasionando um desinteresse em
aprender. Educadores têm proposto diferentes estratégias na área de ensino de química,
tentando diminuir a distância entre a teoria apresentada em sala de aula e a prática. A
experimentação vem sendo uma ferramenta eficiente no processo de construção do
conhecimento do estudante, porém muitas escolas não possuem laboratório, e quando o
possuem, o mesmo é utilizado como depósito ou ainda como uma sala de aula comum.
Desejando expor uma química que faça sentido aos estudantes, este trabalho apresentou
a criação e a análise de um material educacional voltado para a experimentação em aulas
de química do primeiro ano do Ensino Médio, baseado no uso de atividades
experimentais problematizadoras que se fundamentam no uso de materiais de baixo
custo e fácil acesso. O material é composto de roteiros experimentais para o aluno e o
professor, além dos kits com vidrarias e equipamentos. Os roteiros foram criados a partir
de pesquisas sobre experimentos já realizados e bem recorrentes nas salas de aula. O
diferencial está na apresentação, com uma linguagem informal, apresentando
questionamentos, fazendo com que os estudantes reflitam e montem estratégias para
solucionar o problema apresentado. A análise do material foi feita através de
questionários semiestruturados respondidos por professores de química e pelos alunos,
após a aplicação do mesmo nas escolas. A partir das respostas dos professores,
concluiu-se que o material se apresenta de forma precisa, problematizadora e coerente
com os assuntos trabalhados no primeiro ano do ensino médio e que todos utilizariam o
material como forma de apoio em suas aulas. De acordo com os relatos dos alunos,
percebeu-se que os mesmos julgam a experimentação como um elemento importante
para auxiliar na compreensão dos conteúdos abordados em sala, e que o material
proposto contribuiu para a melhor assimilação dos tópicos abordados.
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