Search
Now showing items 1-10 of 11
A química verde na formação de professores: um estudo sobre as disciplinas de química e o PCK dos docentes do curso de licenciatura em química do IFRJ campus Duque de Caxias
(2023-07-13)
A Química Verde (QV) é uma área da Química que surge devido a necessidade
de propostas de novas rotas reacionais menos agressivas ao ecossistema. O
recente campo de ensino em QV se origina de modo a colaborar com a ...
Justiça ambiental e abordagens CTS: um diálogo possível: proposta de sequência didática para o ensino de química
(2023-07-11)
O movimento por justiça ambiental busca promover a divisão igualitária dos danos
ambientais, é importante que a temática seja discutida na educação básica. No
entanto, analisando as publicações em revistas e eventos ...
O uso de Mapas Conceituais como uma estratégia de aprendizagem para o ensino de Química
(IFRJ - Campus Duque de Caxias, 2023-07-07)
O cenário brasileiro ainda apresenta algumas dificuldades em relação ao
ensino da Química no ensino médio. Melhorar os resultados educacionais
exigirá esforços em muitas frentes, mas uma premissa central deste
trabalho ...
Racismo, ensino superior e formação de professores: considerações sobre ciência e negritude
(2021-02-21)
O presente trabalho analisa as implicações raciais na percepção sobre ciência e
representatividade dos alunos do curso de Licenciatura em Química no Instituto
Federal de Ciência e Tecnologia (Duque de Caxias-RJ), na ...
A mineração do carvão como tema gerador no ensino de Química: proposta para uma abordagem CTSA na Educação de Jovens e Adultos.
(IFRJ, Campus Duque de Caxias, 2019-06-19)
A mineração do carvão como tema gerador permite discutir conceitos importantes de
Química, além de promover a interdisciplinaridade com as disciplinas de Física,
Biologia, História e Geografia, por meio da composição ...
Uma proposta de guia didático para professores de Química do estado do Rio de Janeiro: busca por um ensino diferenciado
(IFRJ, Campus Duque de Caxias, 2018-12-12)
O trabalho trata sobre as dificuldades que os professores das escolas estaduais
possuem para dar aulas de Química diferenciadas que atraiam os estudantes do
Ensino Médio regular. Partiu-se do princípio que durante a ...
Ensino híbrido como abordagem metodológica para alunos do século XXI: o SWAY como recurso didático na formação inicial de professores.
(IFRJ, Campus Duque de Caxias, 2021-01-29)
Os alunos do século XXI se relacionam com as tecnologias digitais de modo natural,
por serem nativos de uma sociedade em que recursos digitais estão amplamente
difundidos. Por essa razão, a utilização de tecnologias ...
Abordagens da educação sobre drogas nos livros didáticos no olhar da química orgânica.
(IFRJ, Campus Duque de Caxias, 2021-06-21)
As drogas sempre estiveram presentes na vida humana sendo utilizadas de modo
médico, religioso e gregário. A sociedade contemporânea modificou seu sentido e
significados devido a movimentos políticos internacionais que ...
Análise da acessibilidade nos Museus e Centro de Ciências do Estado Do Rio de Janeiro.
(IFRJ, Campus Duque de Caxias, 2021-10-08)
Este trabalho tem como foco analisar uma amostra dentre os museus e centros de
ciências do Estado do Rio de Janeiro, sobre a acessibilidade e recursos necessários
à superação de barreiras visando uma maior inclusão dos ...
Ensino de Química e afetividade: o impacto das relações construídas no contexto educacional.
(IFRJ, Campus Duque de Caxias, 2021-06-21)
A afetividade no ensino é uma temática pouco discutida apesar de sua grande
relevância. Foi justamente por uma análise de fatores durante a minha formação
acadêmica, tais como as vivências do Estágio Curricular I e da ...