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dc.contributor.advisorMarcelo, Luciana Resende
dc.date.accessioned2024-04-18T14:25:27Z
dc.date.available2024-04-18T14:25:27Z
dc.date.issued2018
dc.identifier.citationSILVA, Rayanne Cugler da. Química forense: uma proposta de oficina temática para o ensino médio da rede estadual de ensino. 84 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química), Instituto Federal do Rio de Janeiro, Duque de Caxias, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/20.500.12083/776
dc.description.abstractO presente trabalho teve como objetivo propor uma Oficina Temática em Química Forense para o Ensino Médio. A pesquisa de caráter qualitativo foi realizada em um colégio estadual no município de São João de Meriti ­ Rio de Janeiro com alunos da 2a e 3a série do ensino médio. A Oficina Temática foi aplicada em 3 aulas de 50 minutos cada e foram trabalhados três testes: bafômetro, detecção de mancha de sangue e revelação de digitais. Além dos experimentos, foram realizadas leitura e discussão de texto jornalístico e atividades avaliativas diversificadas, como construção de um mural e jogo de palavras cruzadas. As atividades avaliativas juntamente com os questionários configuraram­se como instrumentos para coleta de dados. Os resultados obtidos demonstraram que a ciência forense é uma área da ciência desconhecida pela maioria dos alunos participantes do projeto. Além disso, observou­se que muitos alunos não se interessam pela disciplina de química pela sua complexidade e por não ser uma área que pretendem atuar futuramente, ou seja, a disciplina não apresenta um significado para eles. A oficina possibilitou que os alunos interagissem uns com os outros e com o fenômeno que estava sendo estudado, permitindo ao aluno construir o conhecimento a partir das suas observações e hipóteses levantadas ao longo das atividades experimentais. A oficina também trouxe para a sala de aula discussões importantes para a formação do aluno, como a ingestão de álcool e seus efeitos no organismo combinados com a direção e suas consequências mortais. Sendo assim, a oficina contribuiu para conscientização dos alunos, atendendo um dos objetivos da educação que é formação de cidadãos críticos aptos a viverem em sociedade.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherIFRJ - CAMPUS DUQUE DE CAXIASpt_BR
dc.subjectQuímica Forense. Oficina temática. Contextualização.pt_BR
dc.subjectResearch Subject Categories::NATURAL SCIENCESpt_BR
dc.titleQuímica forense: uma proposta de oficina temática para o ensino médio da rede estadual de ensino.pt_BR
dc.contributor.authorSilva, Rayanne Cugler da
dc.typeTCCpt_BR


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