• português (Brasil)
    • English
    • español
  • español 
    • português (Brasil)
    • English
    • español
  • Login
Ver ítem 
  •   DSpace Principal
  • Trabalhos de Conclusão de Cursos
  • Trabalhos de Conclusão de Curso de Graduação
  • Ciências Exatas e da Terra
  • Ver ítem
  •   DSpace Principal
  • Trabalhos de Conclusão de Cursos
  • Trabalhos de Conclusão de Curso de Graduação
  • Ciências Exatas e da Terra
  • Ver ítem
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

Química forense: uma proposta de oficina temática para o ensino médio da rede estadual de ensino.

Thumbnail
Ver/
Trabalho de Conclusão de Curso - Rayanne Cugler da Silva (1.788Mb)
Fecha
2018
Autor
Silva, Rayanne Cugler da
Metadatos
Mostrar el registro completo del ítem
Resumen
O presente trabalho teve como objetivo propor uma Oficina Temática em Química Forense para o Ensino Médio. A pesquisa de caráter qualitativo foi realizada em um colégio estadual no município de São João de Meriti ­ Rio de Janeiro com alunos da 2a e 3a série do ensino médio. A Oficina Temática foi aplicada em 3 aulas de 50 minutos cada e foram trabalhados três testes: bafômetro, detecção de mancha de sangue e revelação de digitais. Além dos experimentos, foram realizadas leitura e discussão de texto jornalístico e atividades avaliativas diversificadas, como construção de um mural e jogo de palavras cruzadas. As atividades avaliativas juntamente com os questionários configuraram­se como instrumentos para coleta de dados. Os resultados obtidos demonstraram que a ciência forense é uma área da ciência desconhecida pela maioria dos alunos participantes do projeto. Além disso, observou­se que muitos alunos não se interessam pela disciplina de química pela sua complexidade e por não ser uma área que pretendem atuar futuramente, ou seja, a disciplina não apresenta um significado para eles. A oficina possibilitou que os alunos interagissem uns com os outros e com o fenômeno que estava sendo estudado, permitindo ao aluno construir o conhecimento a partir das suas observações e hipóteses levantadas ao longo das atividades experimentais. A oficina também trouxe para a sala de aula discussões importantes para a formação do aluno, como a ingestão de álcool e seus efeitos no organismo combinados com a direção e suas consequências mortais. Sendo assim, a oficina contribuiu para conscientização dos alunos, atendendo um dos objetivos da educação que é formação de cidadãos críticos aptos a viverem em sociedade.
URI
https://hdl.handle.net/20.500.12083/776
Colecciones
  • Ciências Exatas e da Terra

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Contacto | Sugerencias
Theme by 
Atmire NV
 

 

Listar

Todo DSpaceComunidades & ColeccionesPor fecha de publicaciónAutoresTítulosMateriasEsta colecciónPor fecha de publicaciónAutoresTítulosMaterias

Mi cuenta

AccederRegistro

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Contacto | Sugerencias
Theme by 
Atmire NV