Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorAversa, Thiago Muza
dc.date.accessioned2024-04-18T14:14:23Z
dc.date.available2024-04-18T14:14:23Z
dc.date.issued2018
dc.identifier.citationMARTINS, Maximiliano de Freitas. Destilaria: uma proposta lúdica para o ensino de química orgânica. 92 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química), Instituto Federal do Rio de Janeiro, Duque de Caxias, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/20.500.12083/775
dc.description.abstractO ensino da Química Orgânica apresenta conteúdos demasiadamente extensos e complexos, exigindo dos estudantes habilidades como abstração e visão espacial para sua completa assimilação, além do entendimento de uma linguagem própria para a nomeação das estruturas. A nomenclatura sistemática proposta pela União Internacional de Química Pura e Aplicada (IUPAC), exibe um número consideravelmente elevado de informações, sendo este um dos tópicos em que os alunos enfrentam maiores dificuldades, o que dificulta o entendimento de assuntos diretamente relacionados. Neste contexto, a busca de metodologias de ensino que visem facilitar o aprendizado da Química Orgânica, contribuindo para sucesso escolar dos alunos apresenta notável relevância. Dentre as alternativas atualmente empregadas por pesquisadores a fim de contornar os obstáculos apresentados, estão os jogos didáticos. Assim, para este projeto, um material didático inovador no formato de um jogo de duplo tabuleiro (horizontal e vertical) foi desenvolvido. Sua estrutura foi projetada de modo a simular um sistema completo de destilação fracionada, onde um baralho de cartas, compreendendo conteúdos relacionados a tópicos iniciais da Química Orgânica, cria a interação necessária entre os tabuleiros, realizando a “destilação”. Com o propósito de qualificar o material desenvolvido foram promovidos eventos no campus Duque de Caxias do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ­CDUC) a fim de avaliar a dinâmica nas regras do jogo e a viabilidade de sua utilização em sala de aula. O teste foi realizado com alunos do curso de Licenciatura em Química, sendo posteriormente aplicado com alunos de nível médio do Curso Técnico de Petróleo e Gás, após o aperfeiçoamento das regras do jogo. Foram coletados questionários de todos os alunos participantes deste estudo para análise posterior.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherIFRJ - CAMPUS DUQUE DE CAXIASpt_BR
dc.subjectEnsino de química orgânica. Jogo de duplo tabuleiro. Jogos didáticos. Nomenclatura sistemática. Química orgânica.pt_BR
dc.subjectResearch Subject Categories::NATURAL SCIENCESpt_BR
dc.titleDestilaria: uma proposta lúdica para o ensino de química orgânica.pt_BR
dc.contributor.authorMartins, Maximiliano de Freitas
dc.typeTCCpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples