Destilaria: uma proposta lúdica para o ensino de química orgânica.
Resumo
O ensino da Química Orgânica apresenta conteúdos demasiadamente extensos e
complexos, exigindo dos estudantes habilidades como abstração e visão espacial
para sua completa assimilação, além do entendimento de uma linguagem própria
para a nomeação das estruturas. A nomenclatura sistemática proposta pela União
Internacional de Química Pura e Aplicada (IUPAC), exibe um número
consideravelmente elevado de informações, sendo este um dos tópicos em que os
alunos enfrentam maiores dificuldades, o que dificulta o entendimento de assuntos
diretamente relacionados. Neste contexto, a busca de metodologias de ensino que
visem facilitar o aprendizado da Química Orgânica, contribuindo para sucesso
escolar dos alunos apresenta notável relevância. Dentre as alternativas atualmente
empregadas por pesquisadores a fim de contornar os obstáculos apresentados,
estão os jogos didáticos. Assim, para este projeto, um material didático inovador no
formato de um jogo de duplo tabuleiro (horizontal e vertical) foi desenvolvido. Sua
estrutura foi projetada de modo a simular um sistema completo de destilação
fracionada, onde um baralho de cartas, compreendendo conteúdos relacionados a
tópicos iniciais da Química Orgânica, cria a interação necessária entre os tabuleiros,
realizando a “destilação”. Com o propósito de qualificar o material desenvolvido
foram promovidos eventos no campus Duque de Caxias do Instituto Federal de
Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJCDUC) a fim de avaliar a
dinâmica nas regras do jogo e a viabilidade de sua utilização em sala de aula. O
teste foi realizado com alunos do curso de Licenciatura em Química, sendo
posteriormente aplicado com alunos de nível médio do Curso Técnico de Petróleo e
Gás, após o aperfeiçoamento das regras do jogo. Foram coletados questionários de
todos os alunos participantes deste estudo para análise posterior.