Análise da percepção de estudantes de um pré-vestibular social sobre o ensino de química na educação básica.
Resumo
A qualidade da Educação Básica possui um grande impacto na vida escolar de
alunos e quando estes decidem ingressar em um curso superior, a falta de
embasamento pode gerar um empecilho na jornada destes estudantes. Dessa
forma, muitos vêem a necessidade de entrar em cursos preparatórios denominados
prévestibulares para preencher lacunas que foram adquiridas ao longo do tempo.
Assim, este trabalho tem como objetivo a análise do Ensino de Química na
Educação Básica a partir da percepção de estudantes de um prévestibular social
localizado na cidade do Rio de Janeiro. Levando em consideração o histórico dos
cursos preparatórios do Brasil e embasandose em estudos prévios sobre o Ensino
de Química, foi aplicado um questionário aos alunos participantes de um pré-
vestibular para averiguar a visão deles sobre suas experiências relacionadas ao
Ensino de Química durante suas trajetórias escolares. Esta pesquisa investiu na
abordagem qualitativa (Minayo, 2001), priorizando o chamado “ciclo da pesquisa”
onde, para obter os resultados apresentados foi necessário passar por três
momentos distintos, mas complementares. Dessa forma, foi possível avaliar não
somente o Ensino de Química como também o Ensino Médio dos participantes desta
pesquisa tentando compreender suas trajetórias e como elas impactaram o acesso à
Educação Superior.