dc.contributor.advisor | Nascimento, Andréa Silva do | |
dc.date.accessioned | 2024-04-18T13:39:17Z | |
dc.date.available | 2024-04-18T13:39:17Z | |
dc.date.issued | 2021 | |
dc.identifier.citation | LORÊDO, Lívia Araújo. Análise da percepção de estudantes de um pré-vestibular social sobre o ensino de química na educação básica. 81 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química), Instituto Federal do Rio de Janeiro, Duque de Caxias, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/20.500.12083/772 | |
dc.description.abstract | A qualidade da Educação Básica possui um grande impacto na vida escolar de
alunos e quando estes decidem ingressar em um curso superior, a falta de
embasamento pode gerar um empecilho na jornada destes estudantes. Dessa
forma, muitos vêem a necessidade de entrar em cursos preparatórios denominados
prévestibulares para preencher lacunas que foram adquiridas ao longo do tempo.
Assim, este trabalho tem como objetivo a análise do Ensino de Química na
Educação Básica a partir da percepção de estudantes de um prévestibular social
localizado na cidade do Rio de Janeiro. Levando em consideração o histórico dos
cursos preparatórios do Brasil e embasandose em estudos prévios sobre o Ensino
de Química, foi aplicado um questionário aos alunos participantes de um pré-
vestibular para averiguar a visão deles sobre suas experiências relacionadas ao
Ensino de Química durante suas trajetórias escolares. Esta pesquisa investiu na
abordagem qualitativa (Minayo, 2001), priorizando o chamado “ciclo da pesquisa”
onde, para obter os resultados apresentados foi necessário passar por três
momentos distintos, mas complementares. Dessa forma, foi possível avaliar não
somente o Ensino de Química como também o Ensino Médio dos participantes desta
pesquisa tentando compreender suas trajetórias e como elas impactaram o acesso à
Educação Superior. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | IFRJ - CAMPUS DUQUE DE CAXIAS | pt_BR |
dc.subject | Pré-vestibular social. Ensino de química. Trajetórias estudantis. | pt_BR |
dc.subject | Research Subject Categories::NATURAL SCIENCES | pt_BR |
dc.title | Análise da percepção de estudantes de um pré-vestibular social sobre o ensino de química na educação básica. | pt_BR |
dc.contributor.author | Lorêdo, Lívia Araújo | |
dc.type | TCC | pt_BR |