Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorNascimento, Andréa Silva do
dc.date.accessioned2024-04-18T13:39:17Z
dc.date.available2024-04-18T13:39:17Z
dc.date.issued2021
dc.identifier.citationLORÊDO, Lívia Araújo. Análise da percepção de estudantes de um pré-­vestibular social sobre o ensino de química na educação básica. 81 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química), Instituto Federal do Rio de Janeiro, Duque de Caxias, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/20.500.12083/772
dc.description.abstractA qualidade da Educação Básica possui um grande impacto na vida escolar de alunos e quando estes decidem ingressar em um curso superior, a falta de embasamento pode gerar um empecilho na jornada destes estudantes. Dessa forma, muitos vêem a necessidade de entrar em cursos preparatórios denominados pré­vestibulares para preencher lacunas que foram adquiridas ao longo do tempo. Assim, este trabalho tem como objetivo a análise do Ensino de Química na Educação Básica a partir da percepção de estudantes de um pré­vestibular social localizado na cidade do Rio de Janeiro. Levando em consideração o histórico dos cursos preparatórios do Brasil e embasando­se em estudos prévios sobre o Ensino de Química, foi aplicado um questionário aos alunos participantes de um pré- vestibular para averiguar a visão deles sobre suas experiências relacionadas ao Ensino de Química durante suas trajetórias escolares. Esta pesquisa investiu na abordagem qualitativa (Minayo, 2001), priorizando o chamado “ciclo da pesquisa” onde, para obter os resultados apresentados foi necessário passar por três momentos distintos, mas complementares. Dessa forma, foi possível avaliar não somente o Ensino de Química como também o Ensino Médio dos participantes desta pesquisa tentando compreender suas trajetórias e como elas impactaram o acesso à Educação Superior.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherIFRJ - CAMPUS DUQUE DE CAXIASpt_BR
dc.subjectPré­-vestibular social. Ensino de química. Trajetórias estudantis.pt_BR
dc.subjectResearch Subject Categories::NATURAL SCIENCESpt_BR
dc.titleAnálise da percepção de estudantes de um pré-­vestibular social sobre o ensino de química na educação básica.pt_BR
dc.contributor.authorLorêdo, Lívia Araújo
dc.typeTCCpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples