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dc.contributor.advisorAlmeida, Queli Aparecida Rodrigues de
dc.contributor.advisor
dc.date.accessioned2024-04-16T18:30:54Z
dc.date.available2024-04-16T18:30:54Z
dc.date.issued2018
dc.identifier.citationSILVA, Geovani Aristeu Lima. Química verde em métodos sintéticos: aplicação de novas metodologias experimentais na formação de professores de Química. 78 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química), Instituto Federal do Rio de Janeiro, Duque de Caxias, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/20.500.12083/763
dc.description.abstractOs primeiros relatos de degradação do meio ambiente começaram descrevendo problemas locais, pontuais. Hoje, o ser humano pode notar que os problemas pontuais já são problemas em comum, com dimensões globais. É preciso reconhecer que o meio ambiente e a sociedade enfrentam problemas inéditos, mas a noção de que o ser humano é causador de muitos deles é antiga. Isso faz com que as temáticas que giram em torno do meio ambiente estejam em evidência e sejam uma necessidade real a ser discutida para se construir um amanhã sustentável. Um exemplo é o surgimento da Química Verde, que partir da necessidade de um menor impacto do cotidiano das indústrias químicas, surgiu como filosofia norteadora em prol de uma atividade menos prejudicial. Mas o eixo tecnológico da Química não é o único capaz de deixar pegadas na degradação ambiental, as atividades científicas da academia também são passivas de reflexão. Diariamente nas instituições que ensinam Química e áreas correlatas, há atividades experimentais com caráter didático para o ensino de fenômenos e conceitos químicos que geram resíduos, utilizam compostos de toxicidade elevada, gastam energia com reações químicas, fazem uso de quantidades estequiométricas além do necessário, entre outras práticas. A demanda por um olhar crítico a respeito das atividades do cotidiano químico é crescente e urgente. A formação de professores de Química deve ser repensada como uma forma de se buscar a reflexão sobre os ideais verdes. Este trabalho propõe a construção e utilização de métodos sintéticos com caráter verde na formação de professores de Química, de modo a buscar a reflexão sobre essas metodologias, sua implementação e a importância de se discutir Química Verde na academia.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherIFRJ - CAMPUS DUQUE DE CAXIASpt_BR
dc.subjectQuímica verde. Formação de professores. Métodos sintéticospt_BR
dc.subjectResearch Subject Categories::NATURAL SCIENCESpt_BR
dc.titleQuímica verde em métodos sintéticos: aplicação de novas metodologias experimentais na formação de professores de Químicapt_BR
dc.contributor.authorSilva, Geovani Aristeu Lima
dc.typeTCCpt_BR


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