dc.contributor.advisor | Almeida, Queli Aparecida Rodrigues de | |
dc.contributor.advisor | | |
dc.date.accessioned | 2024-04-16T18:30:54Z | |
dc.date.available | 2024-04-16T18:30:54Z | |
dc.date.issued | 2018 | |
dc.identifier.citation | SILVA, Geovani Aristeu Lima. Química verde em métodos sintéticos: aplicação de novas metodologias experimentais na formação de professores de Química. 78 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química), Instituto Federal do Rio de Janeiro, Duque de Caxias, 2018. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/20.500.12083/763 | |
dc.description.abstract | Os primeiros relatos de degradação do meio ambiente começaram descrevendo
problemas locais, pontuais. Hoje, o ser humano pode notar que os problemas
pontuais já são problemas em comum, com dimensões globais. É preciso
reconhecer que o meio ambiente e a sociedade enfrentam problemas inéditos, mas
a noção de que o ser humano é causador de muitos deles é antiga. Isso faz com que
as temáticas que giram em torno do meio ambiente estejam em evidência e sejam
uma necessidade real a ser discutida para se construir um amanhã sustentável. Um
exemplo é o surgimento da Química Verde, que partir da necessidade de um menor
impacto do cotidiano das indústrias químicas, surgiu como filosofia norteadora em
prol de uma atividade menos prejudicial. Mas o eixo tecnológico da Química não é o
único capaz de deixar pegadas na degradação ambiental, as atividades científicas
da academia também são passivas de reflexão. Diariamente nas instituições que
ensinam Química e áreas correlatas, há atividades experimentais com caráter
didático para o ensino de fenômenos e conceitos químicos que geram resíduos,
utilizam compostos de toxicidade elevada, gastam energia com reações químicas,
fazem uso de quantidades estequiométricas além do necessário, entre outras
práticas. A demanda por um olhar crítico a respeito das atividades do cotidiano
químico é crescente e urgente. A formação de professores de Química deve ser
repensada como uma forma de se buscar a reflexão sobre os ideais verdes. Este
trabalho propõe a construção e utilização de métodos sintéticos com caráter verde
na formação de professores de Química, de modo a buscar a reflexão sobre essas
metodologias, sua implementação e a importância de se discutir Química Verde na
academia. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | IFRJ - CAMPUS DUQUE DE CAXIAS | pt_BR |
dc.subject | Química verde. Formação de professores. Métodos sintéticos | pt_BR |
dc.subject | Research Subject Categories::NATURAL SCIENCES | pt_BR |
dc.title | Química verde em métodos sintéticos: aplicação de novas metodologias experimentais na formação de professores de Química | pt_BR |
dc.contributor.author | Silva, Geovani Aristeu Lima | |
dc.type | TCC | pt_BR |