• português (Brasil)
    • English
    • español
  • español 
    • português (Brasil)
    • English
    • español
  • Login
Ver ítem 
  •   DSpace Principal
  • Trabalhos de Conclusão de Cursos
  • Trabalhos de Conclusão de Curso de Graduação
  • Ciências Exatas e da Terra
  • Ver ítem
  •   DSpace Principal
  • Trabalhos de Conclusão de Cursos
  • Trabalhos de Conclusão de Curso de Graduação
  • Ciências Exatas e da Terra
  • Ver ítem
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

Química verde em métodos sintéticos: aplicação de novas metodologias experimentais na formação de professores de Química

Thumbnail
Ver/
Trabalho de Conclusão de Curso - Geovani Aristeu Lima Silva (3.649Mb)
Fecha
2018
Autor
Silva, Geovani Aristeu Lima
Metadatos
Mostrar el registro completo del ítem
Resumen
Os primeiros relatos de degradação do meio ambiente começaram descrevendo problemas locais, pontuais. Hoje, o ser humano pode notar que os problemas pontuais já são problemas em comum, com dimensões globais. É preciso reconhecer que o meio ambiente e a sociedade enfrentam problemas inéditos, mas a noção de que o ser humano é causador de muitos deles é antiga. Isso faz com que as temáticas que giram em torno do meio ambiente estejam em evidência e sejam uma necessidade real a ser discutida para se construir um amanhã sustentável. Um exemplo é o surgimento da Química Verde, que partir da necessidade de um menor impacto do cotidiano das indústrias químicas, surgiu como filosofia norteadora em prol de uma atividade menos prejudicial. Mas o eixo tecnológico da Química não é o único capaz de deixar pegadas na degradação ambiental, as atividades científicas da academia também são passivas de reflexão. Diariamente nas instituições que ensinam Química e áreas correlatas, há atividades experimentais com caráter didático para o ensino de fenômenos e conceitos químicos que geram resíduos, utilizam compostos de toxicidade elevada, gastam energia com reações químicas, fazem uso de quantidades estequiométricas além do necessário, entre outras práticas. A demanda por um olhar crítico a respeito das atividades do cotidiano químico é crescente e urgente. A formação de professores de Química deve ser repensada como uma forma de se buscar a reflexão sobre os ideais verdes. Este trabalho propõe a construção e utilização de métodos sintéticos com caráter verde na formação de professores de Química, de modo a buscar a reflexão sobre essas metodologias, sua implementação e a importância de se discutir Química Verde na academia.
URI
https://hdl.handle.net/20.500.12083/763
Colecciones
  • Ciências Exatas e da Terra

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Contacto | Sugerencias
Theme by 
Atmire NV
 

 

Listar

Todo DSpaceComunidades & ColeccionesPor fecha de publicaciónAutoresTítulosMateriasEsta colecciónPor fecha de publicaciónAutoresTítulosMaterias

Mi cuenta

AccederRegistro

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Contacto | Sugerencias
Theme by 
Atmire NV