• português (Brasil)
    • English
    • español
  • português (Brasil) 
    • português (Brasil)
    • English
    • español
  • Entrar
Ver item 
  •   Página inicial
  • Trabalhos de Conclusão de Cursos
  • Trabalhos de Conclusão de Curso de Graduação
  • Ciências Exatas e da Terra
  • Ver item
  •   Página inicial
  • Trabalhos de Conclusão de Cursos
  • Trabalhos de Conclusão de Curso de Graduação
  • Ciências Exatas e da Terra
  • Ver item
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

Racismo Ambiental no Ensino de Química: Produção de recursos didáticos acessíveis para alunos com deficiência visual

Thumbnail
Visualizar/Abrir
CAMILA DE FARIA NASCIMENTO (864.0Kb)
Data
2023
Autor
Nascimento, Camila de Faria
Metadata
Mostrar registro completo
Resumo
A deficiência visual é aquela com maior predominância na população brasileira. Alunos com deficiência visual têm direito a uma educação inclusiva e para isso de fato acontecer, necessitam de infraestrutura escolar no que diz respeito ao preparo profissional dos educadores e de materiais didáticos adaptados. Produzir recursos didáticos acessíveis para alunos cegos requer conhecimento no Sistema Braille e nas grafias braille existentes, já para o público com baixa visão e visão monocular, materiais ampliados e com fontes específicas são necessários. Materiais gravados em áudio podem ser utilizados por todos os alunos com deficiência visual, em qualquer grau. Este trabalho retrata a construção de um recurso didático acessível na temática do Racismo Ambiental e sua importância de abordar discussões que transpassam na sociedade, principalmente, na esfera socioambiental. O recurso didático grafotátil foi avaliado por dois revisores cegos e por um aluno da Educação Básica do Instituto Benjamin Constant (IBC). Foram utilizados como instrumentos de coleta de dados a entrevista semiestruturada e a observação não participante. O tratamento de dados foi realizado no software Iramuteq e sua análise resultou em diferentes categorias e subcategorias. O material foi aprovado por todos os sujeitos envolvidos na pesquisa e entrará na listagem de distribuição de material didático do acervo do IBC.
URI
https://hdl.handle.net/20.500.12083/699
Collections
  • Ciências Exatas e da Terra

Itens relacionados

Apresentado os itens relacionados pelo título, autor e assunto.

  • A química verde na formação de professores: um estudo sobre as disciplinas de química e o PCK dos docentes do curso de licenciatura em química do IFRJ campus Duque de Caxias 

    Lopes, Jose Victor Pereira (2023-07-13)
    A Química Verde (QV) é uma área da Química que surge devido a necessidade de propostas de novas rotas reacionais menos agressivas ao ecossistema. O recente campo de ensino em QV se origina de modo a colaborar com a ...
  • Justiça ambiental e abordagens CTS: um diálogo possível: proposta de sequência didática para o ensino de química 

    Ferreira, Erica Maia (2023-07-11)
    O movimento por justiça ambiental busca promover a divisão igualitária dos danos ambientais, é importante que a temática seja discutida na educação básica. No entanto, analisando as publicações em revistas e eventos ...
  • Analise fitoquímica qualitativa: uma abordagem temática para prática experimental. 

    Cruz, Jefferson Diocesano da (IFRJ, Campus Duque de Caxias, 2018-12-17)
    Este trabalho teve como objetivo uma proposta para o ensino de química por meio de aulas experimentais de Química Orgânica, abordando a temática sobre Produtos Naturais, em especial plantas de uso cotidiano, trazendo uma ...

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Entre em contato | Deixe sua opinião
Theme by 
Atmire NV
 

 

Navegar

Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntos

Minha conta

EntrarCadastro

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Entre em contato | Deixe sua opinião
Theme by 
Atmire NV