Mostrar el registro sencillo del ítem
Racismo Ambiental no Ensino de Química: Produção de recursos didáticos acessíveis para alunos com deficiência visual
dc.contributor.advisor | Estevão, Ana Paula Sodré da Silva | |
dc.contributor.advisor | Silva, Aires da Conceição | |
dc.date.accessioned | 2024-03-04T17:51:35Z | |
dc.date.available | 2024-03-04T17:51:35Z | |
dc.date.issued | 2023 | |
dc.identifier.citation | NASCIMENTO, Camila de Faria. Racismo Ambiental no Ensino de Química: Produção de recursos didáticos acessíveis para alunos com deficiência visual. Duque de Caxias. 56 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química), Instituto Federal do Rio de Janeiro, Campus Duque de Caxias, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/20.500.12083/699 | |
dc.description.abstract | A deficiência visual é aquela com maior predominância na população brasileira. Alunos com deficiência visual têm direito a uma educação inclusiva e para isso de fato acontecer, necessitam de infraestrutura escolar no que diz respeito ao preparo profissional dos educadores e de materiais didáticos adaptados. Produzir recursos didáticos acessíveis para alunos cegos requer conhecimento no Sistema Braille e nas grafias braille existentes, já para o público com baixa visão e visão monocular, materiais ampliados e com fontes específicas são necessários. Materiais gravados em áudio podem ser utilizados por todos os alunos com deficiência visual, em qualquer grau. Este trabalho retrata a construção de um recurso didático acessível na temática do Racismo Ambiental e sua importância de abordar discussões que transpassam na sociedade, principalmente, na esfera socioambiental. O recurso didático grafotátil foi avaliado por dois revisores cegos e por um aluno da Educação Básica do Instituto Benjamin Constant (IBC). Foram utilizados como instrumentos de coleta de dados a entrevista semiestruturada e a observação não participante. O tratamento de dados foi realizado no software Iramuteq e sua análise resultou em diferentes categorias e subcategorias. O material foi aprovado por todos os sujeitos envolvidos na pesquisa e entrará na listagem de distribuição de material didático do acervo do IBC. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | IFRJ - CAMPUS DUQUE DE CAXIAS | pt_BR |
dc.subject | Química - Estudo e Ensino - Racismo Ambiental | pt_BR |
dc.subject | Educação inclusiva - Estudantes com deficiência visual | pt_BR |
dc.subject | Química - Racismo ambiental - Material didático - Braille (Sistema de escrita) | pt_BR |
dc.subject | Grafia Química Braille - Elementos químicos | pt_BR |
dc.subject | Química - Estudo e ensino - Aspectos sociais | pt_BR |
dc.subject | Licenciatura em Química - Campus Duque de Caixas | pt_BR |
dc.title | Racismo Ambiental no Ensino de Química: Produção de recursos didáticos acessíveis para alunos com deficiência visual | pt_BR |
dc.contributor.author | Nascimento, Camila de Faria | |
dc.type | TCC | pt_BR |