Racismo Ambiental no Ensino de Química: Produção de recursos didáticos acessíveis para alunos com deficiência visual
Abstract
A deficiência visual é aquela com maior predominância na população brasileira.
Alunos com deficiência visual têm direito a uma educação inclusiva e para isso de fato
acontecer, necessitam de infraestrutura escolar no que diz respeito ao preparo
profissional dos educadores e de materiais didáticos adaptados. Produzir recursos
didáticos acessíveis para alunos cegos requer conhecimento no Sistema Braille e nas
grafias braille existentes, já para o público com baixa visão e visão monocular,
materiais ampliados e com fontes específicas são necessários. Materiais gravados em
áudio podem ser utilizados por todos os alunos com deficiência visual, em qualquer
grau. Este trabalho retrata a construção de um recurso didático acessível na temática
do Racismo Ambiental e sua importância de abordar discussões que transpassam na
sociedade, principalmente, na esfera socioambiental. O recurso didático grafotátil foi
avaliado por dois revisores cegos e por um aluno da Educação Básica do Instituto
Benjamin Constant (IBC). Foram utilizados como instrumentos de coleta de dados a
entrevista semiestruturada e a observação não participante. O tratamento de dados
foi realizado no software Iramuteq e sua análise resultou em diferentes categorias e
subcategorias. O material foi aprovado por todos os sujeitos envolvidos na pesquisa
e entrará na listagem de distribuição de material didático do acervo do IBC.
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