Trabalhos de Conclusão de Curso de Graduação: Recent submissions
Itens para a visualização no momento 101-120 of 359
-
Aplicação de estatísticas para análises de resultados em Química Analítica Quantitativa: utilização de tema gerador
(IFRJ, Campus Duque de Caxias, 2018-12-12)O presente trabalho tem por objetivo apresentar os resultados obtidos em um projeto de pesquisa multidisciplinar desenvolvido no curso técnico de Química do nstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de ... -
Analise fitoquímica qualitativa: uma abordagem temática para prática experimental.
(IFRJ, Campus Duque de Caxias, 2018-12-17)Este trabalho teve como objetivo uma proposta para o ensino de química por meio de aulas experimentais de Química Orgânica, abordando a temática sobre Produtos Naturais, em especial plantas de uso cotidiano, trazendo uma ... -
Produção de uma cartilha educativa na temática medicamentos com ênfase em química orgânica para EJA
(IFRJ, Campus Duque de Caxias, 2018-06-21)A pouca disponibilidade de materiais didáticos alternativos que auxiliem professores e alunos no ensino de química orgânica, com enfoque na Educação de Jovens e Adultos (EJA) ainda é um desafio. A carência de recursos ... -
Atividades experimentais investigativas, abordando a termoquímica : uma proposta de material didático para professores da Rede Pública de Teresópolis-RJ
(IFRJ, Campus Duque de Caxias, 2018-09-04)A disciplina de Química vem sendo abordada de uma forma descontextualizada, gerando grande dificuldade dos alunos de compreendê-la. Em muitas escolas ainda há o desenvolvimento do modelo tradicional de ensino, onde o ... -
A base nacional curricular comum, o letramento científico e gramsci: há diálogos?
(IFRJ, Campus Duque de Caxias, 2021-10-18)A Base Nacional Curricular Comum é um documento de caráter normativo que tem como objetivo traçar aquilo que é definido como essencial na aprendizagem no decorrer dos anos escolares. Devido a falta de informações e ... -
Criação de um questionário para avaliar crenças e atitudes de fisioterapeutas neurofuncionais diante de sequelas sensitivas: um estudo qualitativo.
(IFRJ - CAMPUS REALENGO, 2023)INTRODUÇÃO: Embora a probabilidade de ocorrer deficiências somatossensoriais em decorrência de lesões encefálicas seja elevada, na literatura, comparativamente às sequelas motoras, pouca atenção é dada à abordagem ... -
Mangá no ensino de química: desenvolvimento de uma oficina de histórias em quadrinhos na educação básica na modalidade de educação de jovens e adultos (PROEJA) para abordagem do tema “aditivos alimentares".
(IFRJ, Campus Duque de Caxias, 2019-12-10)O Ensino de Química, principalmente no Ensino Médio, tem sido marcado por conteúdos teóricos, de forma descontextualizada e não interdisciplinar gerando nos alunos um sentimento de desconforto em relação ao aprendizado. ... -
Racismo, ensino superior e formação de professores: considerações sobre ciência e negritude
(2021-02-21)O presente trabalho analisa as implicações raciais na percepção sobre ciência e representatividade dos alunos do curso de Licenciatura em Química no Instituto Federal de Ciência e Tecnologia (Duque de Caxias-RJ), na ... -
A química verde na formação de professores: um estudo sobre as disciplinas de química e o PCK dos docentes do curso de licenciatura em química do IFRJ campus Duque de Caxias
(2023-07-13)A Química Verde (QV) é uma área da Química que surge devido a necessidade de propostas de novas rotas reacionais menos agressivas ao ecossistema. O recente campo de ensino em QV se origina de modo a colaborar com a ... -
Papel da fisioterapia no transplante pulmonar: elaboração de um fluxo de encaminhamento de pacientes com DPOC atendidos no serviço de média complexidade para o hospital de referência no Rio de Janeiro.
(IFRJ - CAMPUS REALENGO, 2023)A doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC) é a terceira causa de morte no mundo, cenário que acarreta em grandes impactos no sistema de saúde e na qualidade de vida da população. Nos casos dos pacientes com DPOC em ... -
Justiça ambiental e abordagens CTS: um diálogo possível: proposta de sequência didática para o ensino de química
(2023-07-11)O movimento por justiça ambiental busca promover a divisão igualitária dos danos ambientais, é importante que a temática seja discutida na educação básica. No entanto, analisando as publicações em revistas e eventos ... -
Reflexões sobre o PIBID na formação inicial de egressos do IFRJ campus Duque de Caxias.
(IFRJ, Campus Duque de Caxias, 2018-12-11)O curso de Licenciatura é espaço/tempo da formação inicial dos professores. É nesse momento que o licenciando percorre sua trajetória de formação a partir das experiências vividas sob a influência dos seus professores, ... -
Guia didático – método JIGSAW aplicado a cinética química: fatores relacionados a velocidade de reações químicas
(IFRJ, Campus Duque de Caxias, 2018-12-13)Este trabalho propõe a divulgação de forma orientada de uma metodologia de ensino pouco conhecida. Com esta perspectiva, foi elaborado o guia didático ‘Cinética Química – Fatores que influenciam na velocidade das reações ... -
Estratégias de educação em dor para crianças: uma revisão de escopo.
(IFRJ - CAMPUS REALENGO, 2023)Introdução: Educação em Neurociência da Dor (END) é um recurso utilizado em adultos com dor crônica, com objetivo de diminuir o valor de ameaça por meio de modificações comportamentais. Apesar da dor crônica ser prevalente ... -
A química dos cosméticos: guia didático e proposta de uma oficina temática para o ensino médio
(IFRJ, Campus Duque de Caxias, 2018-06-26)No presente trabalho foi produzido um material didático-pedagógico com enfoque CTSA, onde seu principal objetivo foi contribuir para a formação de um cidadão crítico-reflexivo sobre um determinado contexto social. Para ... -
O uso de Mapas Conceituais como uma estratégia de aprendizagem para o ensino de Química
(IFRJ - Campus Duque de Caxias, 2023-07-07)O cenário brasileiro ainda apresenta algumas dificuldades em relação ao ensino da Química no ensino médio. Melhorar os resultados educacionais exigirá esforços em muitas frentes, mas uma premissa central deste trabalho ... -
Destiladores a partir de materiais alternativos: um recurso didático para professores de ensino médio
(IFRJ, Campus Duque de Caxias, 2018-11-18)O Ensino de química possui a característica de ser abstrato e muitas vezes de difícil aprendizado, pela difícil visualização do conteúdo pelo aluno e assim dispersando-se em sala. O ensino deve ir além do tradicional, ... -
Análise das políticas de currículo para o Ensino de Ciências da Natureza na formação inicial de professores do curso de Ensino médio, modalidade normal.
(IFRJ, Campus Duque de Caxias, 2019-12-12)Do ensino jesuíta ao curso normal nível médio, a formação de professores para as séries iniciais passou por diversas modificações. Atualmente, a preferência do nível superior para professores das séries iniciais ameaça ... -
O ensino de química sob a perspectiva da educação em direitos humanos: uma abordagem reflexiva na educação de jovens e adultos
(IFRJ, Campus Duque de Caxias, 2018-07-20)Os Direitos Humanos sensibilizam para a importância do respeito às diferenças e ao respeito da individualidade de cada ser humano, contribuindo para a formação de um cidadão consciente. O Ensino de Química deve ser ... -
Desenvolvimento de um formulário sobre COVID-19 para o INFRADRECRI: produção tecnológica
(IFRJ - CAMPUS REALENGO, 2023)Introdução: O Inventário de Fatores de Risco no Ambiente Domiciliar para o Sistema Respiratório da Criança - INFRADRECRI, criado e validado pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro - ...