• português (Brasil)
    • English
    • español
  • português (Brasil) 
    • português (Brasil)
    • English
    • español
  • Entrar
Ver item 
  •   Página inicial
  • Trabalhos de Conclusão de Cursos
  • Trabalhos de Conclusão de Curso de Graduação
  • Ciências da Saúde
  • Ver item
  •   Página inicial
  • Trabalhos de Conclusão de Cursos
  • Trabalhos de Conclusão de Curso de Graduação
  • Ciências da Saúde
  • Ver item
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

Elaboração de material paradidático digital para a disciplina Recursos Fisioterapêuticos III do Curso de Graduação em Fisioterapia do IFRJ: experiência de monitoria.

Thumbnail
Visualizar/Abrir
Vinícius Gonçalves dos Santos (20.85Mb)
Data
2024
Autor
Santos, Vinícius Gonçalves dos
Metadata
Mostrar registro completo
Resumo
Os materiais paradidáticos são Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) importantíssimas para o processo de ensino-aprendizagem dos alunos. Por estarmos na Era Digital, a criação e compartilhamento de materiais digitais são facilitados e incentivados pela internet, utilizar-se de conteúdos que o aluno possa ter acesso a distância se tornou crucial para auxiliar no seu processo de aprendizagem. A importância da elaboração de um material paradidático que explore as aulas práticas de Recursos Fisioterapêuticos III (RFIII) se relaciona com o contexto de suas aulas no IFRJ e das características do seu conteúdo que é a fisioterapia aquática. Objetivo: Elaborar material paradidático digital que complemente os aprendizados teórico-práticos oportunizados na Disciplina RFIII do curso de graduação em Fisioterapia do IFRJ. Metodologia: O presente trabalho refere-se ao desenvolvimento de um material paradidático sobre as aulas práticas da disciplina de Recursos Fisioterapêuticos III. Na sequência, foi realizada a produção dos vídeos e, por fim, foi construído o material. Resultados: A pesquisa gerou um material paradidático para as aulas práticas de RFIII, que inclui ilustrações, vídeos e legendas com descrições das manobras. Conclusão: Este material modernizou o aprendizado, tornando-o mais interativo e acessível para alunos e professores. Com isso, há uma expectativa de que os estudantes se concentrem melhor nas práticas e reduzam a preocupação de ter que anotar as aulas. Contudo, sugere-se novas pesquisas para avaliar o impacto desse tipo de material no aprendizado em cursos de saúde, especialmente em Fisioterapia.
URI
https://hdl.handle.net/20.500.12083/1273
Collections
  • Ciências da Saúde

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Entre em contato | Deixe sua opinião
Theme by 
Atmire NV
 

 

Navegar

Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntos

Minha conta

EntrarCadastro

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Entre em contato | Deixe sua opinião
Theme by 
Atmire NV