Trabalhos de Conclusão de Curso de Graduação: Recent submissions
Itens para a visualização no momento 81-100 of 359
-
Nas Biografias profissionais: um estudo da trajetória dos educadores dos educadores de química.
(IFRJ, Campus Duque de Caxias, 2019-12-09)O presente trabalho surgiu a partir da necessidade de se entender como se deu o processo de formação inicial dos professores que integram ou já integraram a equipe de Ensino de Química e que atuam no IFRJ – campus Duque ... -
Uma proposta de guia didático para professores de Química do estado do Rio de Janeiro: busca por um ensino diferenciado
(IFRJ, Campus Duque de Caxias, 2018-12-12)O trabalho trata sobre as dificuldades que os professores das escolas estaduais possuem para dar aulas de Química diferenciadas que atraiam os estudantes do Ensino Médio regular. Partiu-se do princípio que durante a ... -
A mineração do carvão como tema gerador no ensino de Química: proposta para uma abordagem CTSA na Educação de Jovens e Adultos.
(IFRJ, Campus Duque de Caxias, 2019-06-19)A mineração do carvão como tema gerador permite discutir conceitos importantes de Química, além de promover a interdisciplinaridade com as disciplinas de Física, Biologia, História e Geografia, por meio da composição ... -
Uma proposta de gamificação no estudo da industrialização de frutas, hortaliças e derivados a alunos do curso médio técnico articulado de alimentos.
(IFRJ, Campus Duque de Caxias, 2021-06-22)O modelo tradicional, expositivo e não problematizador, foi proposto numa sociedade onde o mercado de trabalho necessitava de mão de obra qualificada para repetir os processos necessários na indústria, advindos das ... -
Química e saúde bucal: um estudo de caso interdisciplinar como ação preventiva e social para divulgação da ciência.
(IFRJ, Campus Duque de Caxias, 2019-12-10)A partir de observações feitas ao longo da graduação, há uma falta de compatibilidade entre o ensino tradicional/conteudista apresentado amplamente nos ambientes educacionais e a expectativa dos alunos quanto à construção ... -
. O livro didático e o PNLD em foco: uma proposta de capacitação complementar para alunos de Licenciatura em Química.
(IFRJ, Campus Duque de Caxias, 2018-06-18)O professor de química é detentor de um importante papel no processo de formação dos alunos: o de mediar o conhecimento. Para tecer esse processo de aprendizagem, o professor dispõe de inúmeras ferramentas didáticas que ... -
Jovens cientistas: discussão e informação no ensino médio como métodos de enfrentamento à inequidade de gênero na ciência.
(IFRJ, Campus Duque de Caxias, 2019-11-27)O presente trabalho tem como tema a inequidade de gênero na ciência e como a informação e discussão sobre mulheres cientistas no ambiente escolar pode ser um método de enfrentamento. A fim de fomentar o desejo de meninas ... -
Contextualização da Ciência Forense no Ensino de Química: Uma Oficina Temática no Curso Médio/técnico de Química.
(IFRJ, Campus Duque de Caxias, 2018-06-28)A ciência forense é uma área multidisciplinar que envolve a física, a biologia, a matemática, a química e outras áreas de fronteira a fim de dar suporte nas investigações criminais e civis. Por meio dos noticiários, ... -
Química dos cosméticos: construção de um material didático para professores.
(IFRJ, Campus Duque de Caxias, 2021-02-03)Desde o advento da globalização, o mundo passa por transformações impactando diretamente o ensino brasileiro. Nesse contexto, se faz necessária a constante atualização da formação docente a fim de promover a inserção de ... -
Qual é o lugar da Educação de Jovens e Adultos dentro da formação inicial de egressos do IFRJ – Campus Duque de Caxias?
(IFRJ, Campus Duque de Caxias, 2018-07-03)A Educação de Jovens e Adultos é uma modalidade da Educação Básica para atendimento da população que não concluiu o Ensino Fundamental ou Médio na idade considerada apropriada por motivos diversos da vida. Em sua trajetória ... -
Guia didático digital sobre diferentes métodos de extração de produto natural como proposta para o ensino de química.
(IFRJ, Campus Duque de Caxias, 2018-07-19)O ensino de química atualmente ocorre, em muitos casos, de maneira desmotivadora e descontextualizada, onde o professor apenas transmite conceitos, em sua grande maioria, abstratos, contendo diversas fórmulas e leis. Com ... -
Produção do jogo didático “circuito dos elementos” como ferramenta pedagógica para o ensino de tabela periódica.
(IFRJ, Campus Duque de Caxias, 2018-06-11)Ensinar e aprender Química ainda são desafios muito discutidos entre os educadores e licenciandos. Dentre os problemas que interferem de forma negativa no processo de ensino-aprendizagem dessa disciplina, podemos destacar ... -
O uso de textos de divulgação científica para ensinar história da ciência em sala de aula.
(IFRJ, Campus Duque de Caxias, 2018-11-27)Os textos de divulgação científica são materiais didáticos que ensinam a ciência por meio da linguagem literária. O presente trabalho visa utilizar tais textos e estudar sua aplicação em sala de aula, além de verificar ... -
Produção de um roteiro experimental como ferramenta pedagógica para o ensino de Eletroquímica.
(IFRJ, Campus Duque de Caxias, 2018-07-04)É relatado na literatura que os alunos, de um modo geral, apresentam dificuldades de compreender os conceitos utilizados em Eletroquímica, uma vez que as reações de ganho e perda de elétrons são muito abstratas para os ... -
Utilização de aulas experimentais a partir de recursos audiovisuais durante a pandemia da covid-19: uma proposta para o ensino de eletroquímica.
(IFRJ, Campus Duque de Caxias, 2022-02-22)Por conta da pandemia causada pelo novo coronavírus, diversas instituições de ensino pelo mundo, com a finalidade de minimizar a transmissão do vírus, tiveram de adotar o ensino remoto emergencial, que é um sistema de ... -
Rompimento de barreiras atitudinais na formação de professores: uma proposta para a capela e trilho de ar.
(IFRJ, Campus Duque de Caxias, 2018-12-01)O Brasil conta com uma legislação muito ampla que garantem às pessoas com deficiências (PCDs) acesso a todos os serviços básicos, fato que nos últimos anos tem auxiliado a crescente tendência de promoção para elas. No ... -
O impacto do Curso de Licenciatura em Química - IFRJ Campus Duque de Caxias na trajetória formativa dos estudantes periféricos
(IFRJ, Campus Duque de Caxias, 2019-07-08)A democratização no ensino superior não deve ser estudada apenas pela lógica da garantia do acesso, uma vez que políticas devem fomentar também a permanência e êxito dos estudantes. A desigualdade de oportunidades é vista ... -
Evolução das TIC’s: desafios e percepções de licenciados e docentes do curso de licenciatura em química do Campus Duque de Caxias.
(IFRJ, Campus Duque de Caxias, 2019-07-01)O Ensino de Química tem como finalidade desenvolver no aluno a capacidade de questionamento e criticidade, reconhecendo e compreendendo o seu papel de cidadão frente às transformações químicas decorrentes dos processos ... -
O aplicativo "universo da química" como recurso didático no ensino de química.
(IFRJ, Campus Duque de Caxias, 2021-10-19)O uso de tecnologias digitais vem influenciando distintas áreas da sociedade, inclusive a Educação. Embora haja avanços e retrocessos, a incorporação dessas tecnologias na vida de muitos estudantes é uma realidade que ... -
A importância do ensino de Ciências para a Educação Infantil.
(IFRJ, Campus Duque de Caxias, 2019-07-05)O presente trabalho foi realizado na Creche Municipal Poetisa Cecília Meireles, com três turmas de alunos na faixa etária de 3 anos e tem por objetivo destacar a importância da utilização de atividades pedagógicas e ...