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Estresse crônico e Síndrome de Burnout em estudantes na área da saúde.

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Thalia Pimentel Rodrigues (225.1Kb)
Data
2024
Autor
Rodrigues, Thalia Pimentel
Metadata
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Resumo
A Síndrome de Burnout é conceituada como “combustão completa”, significando a exaustão do indivíduo perante situações estressoras crônicas, além de envolver diversos fatores multidimensionais. Apesar da síndrome ser vinculada ao contexto laboral, o conceito de Burnout vem sendo vinculado a outras áreas e também aos estudantes, visto que os mesmos experienciam a prática pré-profissional. O objetivo deste artigo é identificar de que forma os artigos científicos vêm abordando os temas Burnout e estresse crônico do estudante na área da saúde, a partir de contribuições da literatura, possíveis causas associadas à manifestação da Síndrome de Burnout e do estresse crônico e descrever os possíveis impactos destes no decorrer da trajetória formativa de estudantes na área da saúde. Foi realizada uma revisão de literatura do tipo integrativa com abordagem descritiva e ao todo, foram selecionados 19 estudos. Foi observado que o estresse crônico e a Síndrome de Burnout podem ser ocasionados por influência de aspectos pessoais, ambientais e sociais, além de impactar negativamente em diversos aspectos da vida do estudante, levando à falta de interesse no curso, influência em seu desempenho acadêmico, baixa eficácia profissional, além de repercussões em sua saúde, como o esgotamento emocional, cansaço excessivo, dificuldade de concentração, imunodeficiência, ansiedade, depressão e tendência ao isolamento. Diante destes impactos, ressalta-se a importância da realização de mais estudos voltados à elaboração e implementação de estratégias diversificadas de prevenção e manejo destes quadros.
URI
https://hdl.handle.net/20.500.12083/1276
Collections
  • Ciências da Saúde

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