Estresse crônico e Síndrome de Burnout em estudantes na área da saúde.
Resumo
A Síndrome de Burnout é conceituada como “combustão completa”,
significando a exaustão do indivíduo perante situações estressoras crônicas, além
de envolver diversos fatores multidimensionais. Apesar da síndrome ser vinculada
ao contexto laboral, o conceito de Burnout vem sendo vinculado a outras áreas e
também aos estudantes, visto que os mesmos experienciam a prática
pré-profissional. O objetivo deste artigo é identificar de que forma os artigos
científicos vêm abordando os temas Burnout e estresse crônico do estudante na
área da saúde, a partir de contribuições da literatura, possíveis causas associadas à
manifestação da Síndrome de Burnout e do estresse crônico e descrever os
possíveis impactos destes no decorrer da trajetória formativa de estudantes na área
da saúde. Foi realizada uma revisão de literatura do tipo integrativa com abordagem
descritiva e ao todo, foram selecionados 19 estudos. Foi observado que o estresse
crônico e a Síndrome de Burnout podem ser ocasionados por influência de aspectos
pessoais, ambientais e sociais, além de impactar negativamente em diversos
aspectos da vida do estudante, levando à falta de interesse no curso, influência em
seu desempenho acadêmico, baixa eficácia profissional, além de repercussões em
sua saúde, como o esgotamento emocional, cansaço excessivo, dificuldade de
concentração, imunodeficiência, ansiedade, depressão e tendência ao isolamento.
Diante destes impactos, ressalta-se a importância da realização de mais estudos
voltados à elaboração e implementação de estratégias diversificadas de prevenção e
manejo destes quadros.