Search
Now showing items 1-10 of 69
Pelo não silenciamento: ecoar das vozes de futuros professores de química sobre a educação de jovens e adultos.
(IFRJ - CAMPUS DUQUE DE CAXIAS, 2021)
A Educação de Jovens e Adultos (EJA) ocupa lugar marginalizado em muitas
formações acadêmicas, inclusive na formação de futuros professores de Química.
Tendo como premissa a importância de se refletir sobre esse assunto ...
Racismo, ensino superior e formação de professores: considerações sobre ciência e negritude.
(IFRJ - CAMPUS DUQUE DE CAXIAS, 2021)
O presente trabalho analisa as implicações raciais na percepção sobre ciência e
representatividade dos alunos do curso de Licenciatura em Química no Instituto
Federal de Ciência e Tecnologia (Duque de CaxiasRJ), na ...
A trajetória escolar de discentes pretas do ensino médio e técnico no IFRJ - CDuC: representatividade, perspectiva e acolhimento escolas.
(IFRJ - CAMPUS DUQUE DE CAXIAS, 2021)
Desde o início do que se conhece como Ciências, segundo a tradição ocidental, a
marginalização baseada em preceitos racistas e machistas gerou – e ainda o faz
atualmente – diversos obstáculos impeditivos ao ingresso de ...
Determinação de ânions: construção de uma ferramenta interativa para auxiliar nas aulas de química analítica qualitativa experimental.
(IFRJ - CAMPUS DUQUE DE CAXIAS, 2021)
As Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) são ferramentas que
utilizam sinais digitais que convertem uma informação em dados binários e vice-
versa. O uso de TDIC pode tornar mais dinâmico o processo ...
A química expressa na cultura indígena: o ensino de química baseado na pintura corporal.
(IFRJ - CAMPUS DUQUE DE CAXIAS, 2021)
A lei 11.645 publicada em 10 de março de 2008 tornou obrigatório nas redes básicas
de ensino a temática “História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena”. A busca por
alternativas para incorporar o conhecimento científico, ...
Entre setores: possibilidades de práticas intersetoriais na atenção psicossocial infantojuvenil no Brasil.
(IFRJ - CAMPUS REALENGO, 2021)
A Atenção Psicossocial Infantojuvenil deve pautar-se no princípio da
intersetorialidade, que consiste na articulação das ações entre diferentes setores, de
forma permanente e em um território de referência, para proporcionar ...
Iniciativas de geração de trabalho e renda, economia solidária e inclusão social pelo trabalho na saúde mental: uma revisão integrativa da literatura.
(IFRJ - CAMPUS REALENGO, 2021)
Introdução: As reformas psiquiátricas tornaram o trabalho uma via possível para a
emancipação de sujeitos em sofrimento mental. Um exemplo disso é a criação das
Iniciativas de Geração de Trabalho e Renda (IGTR). Urge a ...
A participação de idosos em atividades instrumentais, de lazer e sociais.
(IFRJ - CAMPUS REALENGO, 2021)
Introdução: A participação e o engajamento em atividades contribuem de forma
positiva na saúde física e mental das pessoas, protege contra o adoecimento e
propicia o bem-estar. Além disso, favorece a formação da identidade, ...
Esporte como ferramenta de inclusão social para pessoas com deficiência: uma revisão integrativa da literatura.
(IFRJ - CAMPUS REALENGO, 2021)
As pessoas com deficiências encontram dificuldades em terem uma
participação ativa na sociedade, não só por conta das barreiras
arquitetônicas, mas também pela falta de oportunidade e incentivo que o
próprio meio social ...
Análise da percepção de estudantes de um pré-vestibular social sobre o ensino de química na educação básica.
(IFRJ - CAMPUS DUQUE DE CAXIAS, 2021)
A qualidade da Educação Básica possui um grande impacto na vida escolar de
alunos e quando estes decidem ingressar em um curso superior, a falta de
embasamento pode gerar um empecilho na jornada destes estudantes. ...