• português (Brasil)
    • English
    • español
  • português (Brasil) 
    • português (Brasil)
    • English
    • español
  • Entrar
Ver item 
  •   Página inicial
  • Trabalhos de Conclusão de Cursos
  • Trabalhos de Conclusão de Curso de Graduação
  • Ciências Exatas e da Terra
  • Ver item
  •   Página inicial
  • Trabalhos de Conclusão de Cursos
  • Trabalhos de Conclusão de Curso de Graduação
  • Ciências Exatas e da Terra
  • Ver item
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

A química expressa na cultura indígena: o ensino de química baseado na pintura corporal.

Thumbnail
Visualizar/Abrir
Trabalho de Conclusão de Curso - Gabriela Lemos Ribeiro de Souza (31.14Mb)
Data
2021
Autor
Souza, Gabriela Lemos Ribeiro de
Metadata
Mostrar registro completo
Resumo
A lei 11.645 publicada em 10 de março de 2008 tornou obrigatório nas redes básicas de ensino a temática “História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena”. A busca por alternativas para incorporar o conhecimento científico, que inclui conteúdo de química, com a valorização da diversidade de saberes indígenas e de vivência dos educandos e a multiculturalidade, tornaram-se pertinentes desde então. Dessa forma, o presente trabalho tem como objetivo propor uma oficina temática. A fim de alcançá-lo foram analisados aspectos de uma aula contextualizada, aplicada em uma turma de 3o ano de ensino médio de uma Escola Estadual do município de Duque de Caxias, sobre os principais corantes naturais presentes na cultura indígena, contidas no urucum e jenipapo, empregados nas pinturas corporais, como embasamento para o ensino da Química Orgânica. Questionários qualitativos foram aplicados ao final da aula para que houvesse um levantamento de dados afim de investigar a metodologia utilizada. Ao final, foi proposta a elaboração de uma oficina para futura aplicação com base na análise dos dados. Os resultados obtidos com o desenvolvimento da aula indicam que a inserção da temática cultura indígena nas aulas de Química Orgânica viabilizou a melhor compreensão de assuntos como classificação das cadeias carbônicas, entendimento do grafismo indígena como forma de expressão e sua importância cultural, além da percepção de que a Química está ao redor de todos nós. As atividades desenvolvidas proporcionaram um contato direto dos estudantes com os corantes naturais e a cultura indígena, o que propiciou um ensino mais contextualizado e uma melhor assimilação do conhecimento. A fim de aperfeiçoar o entrelaçamento entre a temática e o conteúdo foi proposta uma oficina.
URI
https://hdl.handle.net/20.500.12083/777
Collections
  • Ciências Exatas e da Terra

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Entre em contato | Deixe sua opinião
Theme by 
Atmire NV
 

 

Navegar

Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntos

Minha conta

EntrarCadastro

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Entre em contato | Deixe sua opinião
Theme by 
Atmire NV