Buscar
Itens para a visualização no momento 1-10 of 15
A produção acadêmica em Ciência da Informação sobre as tecnologias digitais: uma análise bibliométrica entre os anos de 2018 e 2023
(IFRJ - CAMPUS NITERÓI, 2024)
A partir de meados do século XX, pesquisadores indicam ter havido um expressivo aumento da produção documental, uma “explosão da informação”. Com a evolução das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) nosso cotidiano ...
As novas tecnologias e a formação dos professores: uma análise dos cursos de Pedagogia de Universidades Públicas do Estado do Rio de Janeiro
(IFRJ - CAMPUS NITERÓI, 2024)
Com a crescente relevância das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs), Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs) e demais tecnologias, além da integração delas no ambiente educacional, torna-se ...
Do presencial ao virtual : experiências e percepções de educadores na transição para o Ensino Remoto Emergencial durante a pandemia de COVID-19
(IFRJ - CAMPUS NITERÓI, 2024)
Durante a pandemia de COVID-19, a transição do ensino presencial para o virtual representou um desafio significativo para os educadores. Este estudo investigou as narrativas de professores que enfrentaram essa transição ...
Uso de estratégias de gamificação na disciplina de língua portuguesa do 1° ano do Ensino Fundamental I
(IFRJ - CAMPUS NITERÓI, 2024)
Estratégias de gamificação têm sido amplamente utilizadas na educação em diferentes áreas de conhecimento, bem como em níveis, modalidades e série de ensino distintas. Este trabalho tem como objetivo investigar o uso de ...
Contribuições da educação não formal destinada ao campesinato para a popularização da ciência.
(IFRJ - CAMPUS MESQUITA, 2024)
A Popularização da Ciência (PC) é uma área em constante atualização, tanto em
relação aos referenciais teóricos, quanto às práticas desenvolvidas, imbricada ao
contexto social e ao desenvolvimento científico e tecnológico. ...
O Oceano e as Mudanças Climáticas: a abordagem da justiça climática em portais de notícias do Brasil.
(IFRJ - CAMPUS MESQUITA, 2024)
De acordo com as tendências atuais, os efeitos das mudanças climáticas se
tornarão cada vez mais frequentes no cotidiano das pessoas. Apesar de os
efeitos serem globais, distintos grupos sociais são impactados em ...
Competências informacionais e a sociologia da inclusão social da pessoa com deficiência: Youtube enquanto ferramenta de divulgação científica.
(IFRJ - CAMPUS MESQUITA, 2024)
A pesquisa parte da hipótese de que o YouTube pode funcionar como uma
ferramenta eficaz de divulgação científica, particularmente no campo da
sociologia e no tema da inclusão social de pessoas com deficiência ...
Combate às fake news sobre ciência na rede social digital Instagram: contribuições para os divulgadores científicos.
(IFRJ - CAMPUS MESQUITA, 2024)
O presente estudo aborda a divulgação científica como uma ferramenta essencial no
combate às fake news nas redes sociais digitais. Investiga possíveis estratégias para
a educação de divulgadores científicos na área da ...
O ensino de disciplinas biomédicas voltado para alunos com deficiência visual: uma revisão sistemática.
(IFRJ - CAMPUS MESQUITA, 2024)
O objetivo deste estudo consiste em conhecer como está o cenário das pesquisas sobre o ensino
das disciplinas biomédicas voltado para alunos com deficiência visual. Para tanto, foi realizado
um estudo do tipo Revisão ...
Brincando com a ciência: mulheres cientistas e cultura científica no Museu do Brinquedo de Fortaleza.
(IFRJ - CAMPUS MESQUITA, 2024)
Este estudo investiga a contribuição da coleção lúdica do Museu do Brinquedo de Fortaleza (MBF) para a cultura científica dos museus, com foco na inclusão de Mulheres na Ciência. Utilizando uma abordagem metodológica ...