Search
Now showing items 1-10 of 26
Rodas de conversa online: uma alternativa para trabalhar competências socioemocionais com estudantes de Ensino Médio
(IFRJ - CAMPUS NITERÓI, 2023)
Este artigo visa apresentar, através de um relato de experiência, a proposta e o desenvolvimento de Rodas de Conversa online enquanto metodologia para trabalhar com o desenvolvimento de competências e habilidades socioemocionais ...
Useless machines: interfaces entre arte e o ensino de novas tecnologias
(IFRJ - CAMPUS NITERÓI, 2023)
Este estudo visa apresentar através de uma pesquisa-intervenção a construção, desenvolvimento e a execução de oficinas relacionando conceitos e práticas do campo da arte e do design ao ensino de novas tecnologias. O projeto ...
E o Educativo, onde está?: reflexões sobre presença e atuação do setor educacional dos museus nas plataformas digitais durante a pandemia do Covid-19
(IFRJ - CAMPUS NITERÓI, 2023)
Este artigo visa apresentar o processo e os resultados de uma pesquisa que buscou compreender o fenômeno de migração das atividades educativas das instituições culturais do modo presencial para o virtual, no início da ...
Grupos do Facebook aplicados ao processo de ensino-aprendizagem no Ensino Superior: uma revisão de escopo
(IFRJ - CAMPUS NITERÓI, 2023)
O presente trabalho tem como proposta analisar os usos de grupos do Facebook para fins educacionais no ensino superior, a partir das evidências científicas apresentas em estudos utilizando esta mídia social. Especificamente, ...
Hack[ando] a floresta: educação, ciência e natureza: abordagens transdisciplinares na aprendizagem tecnológica
(IFRJ - CAMPUS NITERÓI, 2023)
Este é um relato de experiência sobre a atividade transdisciplinar Hack[ando] a Floresta e análise de sua metodologia sob a ótica de três pensadores da educação: Daniel Munduruku, Moacir Gadotti e Edgar Morin. Nossa proposta ...
Google Maps como ferramenta didática na promoção do pensamento geográfico
(IFRJ - CAMPUS NITERÓI, 2023)
Os recursos tecnológicos estão cada vez mais presentes em nosso cotidiano e, nesse sentido, a escola tem o potencial de ser um local de contato e aprendizado crítico sobre essas ferramentas, a fim de formar cidadãos autônomos ...
A formação para tecnologias digitais em cursos de licenciaturas em Pedagogia do IFG - Campus Goiânia Oeste
(IFRJ - CAMPUS SÃO JOÃO DE MERITI, 2023)
O intuito deste trabalho é investigar de que forma a disciplina ou
abordagem da informática aplicada é integrada ao Projeto Pedagógico de Curso
(PPC) de Licenciatura Plena em Pedagogia de uma instituição de Ensino ...
Computação desplugada: uma proposta de sequência didática para os estudantes do 2° ano do Ensino Fundamental
(INSTITUTO FEDERAL DO RIO DE JANEIRO - CAMPUS SÃO JOÃO DE MERITI, 2023)
As mudanças trazidas por tecnologias digitais de informação e comunicação têm
afetado a sociedade como um todo e também a educação. A área de computação é
vista como fundamental para a formação dos estudantes, na medida ...
Alfabetização e Letramento: uma análise do material SORA
(INSTITUTO FEDERAL DO RIO DE JANEIRO - CAMPUS SÃO JOÃO DE MERITI, 2023)
Este trabalho teve como objetivo analisar o material SORA (Sistema Online de
Recursos de Alfabetização), utilizado no curso de Práticas de Alfabetização, do
Programa Tempo de Aprender, do Programa Nacional de ...
Contribuições da Neuroeducação para prática pedagógica de professores de língua inglesa que lidam com crianças autistas, nível 1, na educação infantil.
(IFRJ - CAMPUS MESQUITA, 2023)
INTRODUÇÃO:O presente trabalho se propõe a refletir como a utilização dos
princípios da neuroeducação pode ser aliada à prática pedagógica de professores de
língua inglesa e como estes princípios podem contribuir para a ...