Trabalhos de Conclusão de Cursos: Recent submissions
Itens para a visualização no momento 21-40 of 708
-
Democratizando a Ciência : Oficina Microscopia Caseira como Instrumento Pedagógico para uma Educação Ambiental Decolonial e Sustentável
(IFRJ - CAMPUS PINHEIRAL, 2025)RESUMO O Instituto Federal do Rio de Janeiro campus Pinheiral (IFRJ CPIN) está localizado em uma região historicamente marcada pela escravização e pelo desmatamento da Mata Atlântica, No IFRJ CPIN, o Laboratório Espaço ... -
Produção do Curta-metragem Documental Raízes do Pé
(IFRJ - CAMPUS NILÓPOLIS, 2021)Este Memorial Descritivo apresenta detalhadamente os processos de concepção, gravação e finalização do curta-metragem documental Raízes do Pé. O filme busca registrar memórias de alguns ex-integrantes do grupo cultural ... -
Vão-se os dedos, são os anéis que ficam
(IFRJ - CAMPUS NILÓPOLIS, 2022)O trabalho aqui apresentado consiste em um memorial do processo de produção da exposição “Vão-se os dedos, são os anéis que ficam”, realizada na Casa de Cultura Mário Quintana, na cidade de Porto Alegre/ RS. Trata-se ... -
Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANC) como instrumento pedagógico contextualizado ao território
(IFRJ - CAMPUS PINHEIRAL, 2025)RESUMO As Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANC), historicamente invisibilizadas, emergem como instrumento valioso para a construção de estratégias alimentares mais justas e sociobiodiversas. No contexto educacional, ... -
Fake News, Questão Social e Direitos Humanos: desafios no contexto atual
(IFRJ - CAMPUS PINHEIRAL, 2025)Este artigo discute o impacto das Fake News no agravamento das expressões da questão social e na violação dos direitos humanos. A disseminação de notícias falsas intensifica desigualdades, reforça a polarização, os ... -
Conteinerização em Redes de Computadores
(IFRJ-CAMPUS ARRAIAL DO CABO, 2022)O projeto visa a implementação de contêineres na infraestrutura de aplicações de serviços de uma empresa, os quais são responsáveis por empacotar suas aplicações e dependências com a finalidade de serem executadas de ... -
Uma investigação sobre a eficiência energética em servidores web virtualizados utilizando o HAproxy
(IFRJ - CAMPUS ARRAIAL DO CABO, 2023)Este artigo trata de um estudo sobre a eficiência energética em servidores Web virtualizados. Sabendo que a CPU é o componente que mais consome energia em um servidor Web, o objetivo deste trabalho foi verificar o consumo ... -
A química dos gostos: o uso de uma oficina temática para contextualizar as propriedades bioquímicas e físico-químicas de substâncias junto a alunos do Ensino Médio.
(IFRJ - CAMPUS DUQUE DE CAXIAS, 2017)A pesquisa envolvendo o Ensino da Química tem revelado formas alternativas, interessantes e viáveis para o processo de ensino e aprendizagem. Estas, quando utilizadas adequadamente, podem esclarecer conteúdos de forma ... -
As Quatro Direções do Céu
(IFRJ - CAMPUS NILÓPOLIS, 2020)O presente memorial propõe descrever o processo de produção e realização do produto cultural As Quatro Direções do Céu, espetáculo teatral que integrou a programação da V Mostra de Artes Cênicas e Música do Teatro Glênio ... -
Memorial descritivo: Jogo "A Caçada Dourada": Tecnologia de prática educativa para crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA).
(IFRJ - CAMPUS MESQUITA, 2024)O presente memorial descritivo tem como objetivo detalhar os passos da produção do jogo de tabuleiro educativo “Caçada Dourada” com a principal temática a ali- mentação, direcionado para crianças com Transtorno do Espectro ... -
Memorial descritivo Afluentes O Sertão Carioca Ontem e Hoje
(IFRJ - CAMPUS NILÓPOLIS, 2022)Este memorial descritivo apresenta o processo de concepção, desenvolvimento e desdobramentos da ação cultural Afluentes e sua primeira publicação intitulada O Sertão Carioca Ontem e Hoje. A publicação possui produção ... -
A noção de experiência e suas potencialidades para (Re)pensar a Educação
(IFRJ - CAMPUS NILÓPOLIS, 2022)O tema do presente estudo se situa na área da educação e, a partir de uma pesquisa bibliográfica qualitativa, buscará investigar as potencialidades da noção de experiência, tal como defendida pelo educador espanhol Jorge ... -
Trilha Marginal: subjetividades e estéticas periféricas
(IFRJ - CAMPUS NILÓPOLIS, 2021)Este texto consiste em um memorial do processo de criação do trabalho artístico "Trilha Marginal", que tem como temática central o sujeito periférico em suas relações estéticas. O trabalho foi construído a partir de três ... -
Diferenças no processo de apredizagem de alunos com transtorno do espectro autista: uma revisão narrativa.
(IFRJ - CAMPUS MESQUITA, 2024)O autismo, conforme definido no Manual Diagnóstico de Transtornos Mentais - DSM V, é um distúrbio invasivo do desenvolvimento caracterizado por desafios na interação social, déficits na comunicação verbal, interesses ... -
Jogo matemático para auxiliar no aprendizado de números inteiros com foco em alunos com discalculia.
(IFRJ - CAMPUS MESQUITA, 2024)Muito se tem discutido sobre as dificuldades enfrentadas pelos alunos em relação à matemática. Os exames revelam baixos índices de eficiência na disciplina, o que tem posicionado o Brasil em patamares desfavoráveis nos ... -
Análise das informações oferecidas aos docentes sobre inclusão de alunos com deficiência no contexto pós-pandêmico.
(IFRJ - CAMPUS MESQUITA, 2024)Este trabalho objetiva compreender o cenário das formações oferecidas aos docentes no período pós-pandêmico, voltadas para a inclusão de estudantes com deficiência intelectual (DI). Foi realizado um levantamento dos ... -
Be Mindful: aplicativo com práticas de mindfulness para promoção da regulação emocional e desenvolvimento das habilidades socioemocionais.
(IFRJ - CAMPUS MESQUITA, 2024)O presente trabalho tem por objetivo propor a criação de um produto educacional, que utilize as práticas de mindfulness como ferramenta de promoção da regulação emocional e o desenvolvimento das habilidades socioemocionais ... -
O ensino de disciplinas biomédicas voltado para alunos com deficiência visual: uma revisão sistemática.
(IFRJ - CAMPUS MESQUITA, 2024)O objetivo deste estudo consiste em conhecer como está o cenário das pesquisas sobre o ensino das disciplinas biomédicas voltado para alunos com deficiência visual. Para tanto, foi realizado um estudo do tipo Revisão ... -
Contribuições da educação não formal destinada ao campesinato para a popularização da ciência.
(IFRJ - CAMPUS MESQUITA, 2024)A Popularização da Ciência (PC) é uma área em constante atualização, tanto em relação aos referenciais teóricos, quanto às práticas desenvolvidas, imbricada ao contexto social e ao desenvolvimento científico e tecnológico. ... -
Brincando com a ciência: mulheres cientistas e cultura científica no Museu do Brinquedo de Fortaleza.
(IFRJ - CAMPUS MESQUITA, 2024)Este estudo investiga a contribuição da coleção lúdica do Museu do Brinquedo de Fortaleza (MBF) para a cultura científica dos museus, com foco na inclusão de Mulheres na Ciência. Utilizando uma abordagem metodológica ...