Search
Now showing items 1-10 of 12
Desastre de Mariana: uma abordagem sobre a análise de água para o Ensino Médio
(IFRJ, Campus Duque de Caxias, 2018-06)
Estudos mostram que disciplinas da área de exatas, como matemática, física e
química, são consideradas as vilãs pelos alunos no ensino médio, embora existam
tantos recursos didáticos, para que se tornem mais atrativas. ...
Programa de educação tutorial do IFRJ campus Duque de Caxias: impactos na formação docente dos bolsistas e voluntários do programa
(IFRJ, Campus Duque de Caxias, 2018-12)
A participação dos alunos em programas e projetos na graduação é de extrema
importância tanto para sua formação acadêmica e pessoal quanto para a melhoria
dos cursos de Ensino Superior. Além disso, a participação nestes ...
Micro-ondas doméstico: uma alternativa verde às aulas práticas de química orgânica.
(IFRJ, Campus Duque de Caxias, 2018-07-04)
As aulas experimentais são de grande importância no processo de ensinoaprendizagem, principalmente tratando-se do ensino de ciências, e delas a química
talvez seja a área com maior necessidade de aplicação de experimentos ...
Kits experimentais de baixo custo para o ensino de química: uma proposta para escolas da rede pública.
(IFRJ - CAMPUS DUQUE DE CAXIAS, 2018)
Tradicionalmente, a apresentação dos conceitos de química vem sendo feita de maneira
abstrata e desvinculada da realidade dos estudantes, ocasionando um desinteresse em
aprender. Educadores têm proposto diferentes ...
Destiladores a partir de materiais alternativos: um recurso didático para professores de ensino médio
(IFRJ, Campus Duque de Caxias, 2018-11-18)
O Ensino de química possui a característica de ser abstrato e muitas vezes de
difícil aprendizado, pela difícil visualização do conteúdo pelo aluno e assim
dispersando-se em sala. O ensino deve ir além do tradicional, ...
A química dos cosméticos: guia didático e proposta de uma oficina temática para o ensino médio
(IFRJ, Campus Duque de Caxias, 2018-06-26)
No presente trabalho foi produzido um material didático-pedagógico com enfoque
CTSA, onde seu principal objetivo foi contribuir para a formação de um cidadão
crítico-reflexivo sobre um determinado contexto social. Para ...
Reflexões sobre o PIBID na formação inicial de egressos do IFRJ campus Duque de Caxias.
(IFRJ, Campus Duque de Caxias, 2018-12-11)
O curso de Licenciatura é espaço/tempo da formação inicial dos professores. É
nesse momento que o licenciando percorre sua trajetória de formação a partir das
experiências vividas sob a influência dos seus professores, ...
Analise fitoquímica qualitativa: uma abordagem temática para prática experimental.
(IFRJ, Campus Duque de Caxias, 2018-12-17)
Este trabalho teve como objetivo uma proposta para o ensino de química por meio de
aulas experimentais de Química Orgânica, abordando a temática sobre Produtos
Naturais, em especial plantas de uso cotidiano, trazendo uma ...
Produção de uma cartilha educativa na temática medicamentos com ênfase em química orgânica para EJA
(IFRJ, Campus Duque de Caxias, 2018-06-21)
A pouca disponibilidade de materiais didáticos alternativos que auxiliem
professores e alunos no ensino de química orgânica, com enfoque na Educação
de Jovens e Adultos (EJA) ainda é um desafio. A carência de recursos ...
Atividades experimentais investigativas, abordando a termoquímica : uma proposta de material didático para professores da Rede Pública de Teresópolis-RJ
(IFRJ, Campus Duque de Caxias, 2018-09-04)
A disciplina de Química vem sendo abordada de uma forma descontextualizada,
gerando grande dificuldade dos alunos de compreendê-la. Em muitas escolas ainda
há o desenvolvimento do modelo tradicional de ensino, onde o ...